cases‎ > ‎

case itaueira

Perfil

http://www.itaueira.com.br/portugues/
- Empresa do ramo do agronegócio, especializada na produção e comercialização de frutas de alta qualidade e sucos concentrados in natura de caju e melão para o Brasil e o exterior.
- Profissionais: 1.500
- Possui 12 unidades de negócios espalhados pelo Brasil.
- Apresenta taxa média anual de crescimento de 30% a.a.
- Hoje é a segunda maior produtora e exportadora de frutas (principalmente melões) do Ceará, e encontra-se entre as maiores do país neste ramo de agronegócio.
Visão Geral
 
Empresa de raízes familiares, com origem em Canto do Buriti, interior semi-árido do Piauí, tinha vontade e garra para inovar na fruticultura brasileira: produzir frutos saborosos e exóticos destinados aos mercados do centro-sul do Brasil e, consolidado o mercado, exportar para os mercados mundiais. 

 

Desafios propostos à Bematech
  • Criar as condições necessárias para o crescimento rápido e continuo dos negócios da ITAUEIRA, tornando-a um das maiores produtoras e exportadoras de frutas tropicais do Brasil.
  • Tornar imperceptível a distância existente entre as diversas unidades de negócio.
  • Tornar simples, fácil e instantânea a  comunicação entre todos os usuários do sistema de gestão.
  • Garantir qualidade e segurança às informações geradas durante todo o processo.
  • Automatizar e integrar todos os processos de negócios em tempo real.
  • Permitir aos gestores, acesso instantâneo a tudo que está ocorrendo.
  • Utilizar tecnologia de ponta para facilitar o suporte e reduzir custos continuamente.   Leia mais...


Superação dos desafios

A superação dos desafios, quanto aos recursos básicos de comunicação, começou com a instalação de antena parabólica para captação de sinal da internet via satélite, e, resolvido este aspecto, os outros desafios foram atendidos com a implantação do Bematech ERP, inicialmente dos módulos financeiro, fiscal e contábil, em apenas três meses, a partir do final de 1997.

Isto possibilitou o incremento das informações no Sistema desde a fazenda, viabilizando a alimentação dos dados e a obtenção de seus resultados, e agilizou os processos de tomada de decisão, tempo de resposta ao mercado, redução de custos e transparência das operações, alem de facilitar o controle de suas várias unidades de negócio distribuídas nacionalmente. 

Leia mais...
 
“Precisamos de um ERP com tecnologia moderna, totalmente voltado para conceito de Cloud,(nuvem/Internet) já que nossos negócios estão em expansão e distribuídos por todo Brasil. Ele tem de ser robusto para suportar nosso crescimento e garantir segurança a toda operação. Tem de ser fácil, rápidoe gostoso de usar por toda nossa equipe, já que temos mais de 1.500 colaboradores espalhados. Queremos acessar de onde estivermos, utilizando o iPad ou notebook, no avião, hotel, escritório ou fazendas!”









 
A realidade atual

O crescimento contínuo da Itaueira foi acompanhado do incremento de novas funcionalidades no Bematech ERP, e atualmente ela emprega praticamente todos os módulos disponíveis, com integração totalmente online e ampla flexibilidade de configuração e expansão.

A realidade vivida hoje pela Itaueira é a de conexão em tempo real entre todas as sua unidades de negócio via web browsers, sem necessidade de plug-ins, onde quer que esteja o usuário, e contempla a coordenação online de toda a sua produção, desde o plantio até o mercado consumidor.

Também tornou realidade a rastreabilidade dos seus produtos, de forte aplicação na área de logística, qualificando a relação com seus consumidores tanto no aspecto da segurança alimentar quanto na sustentabilidade ambiental, e ajustando-se as estritas regras do comércio brasileiro e mundial, pautado pelo binômio consumo x sustentabilidade.



A empresa no mercado
 
Atualmente a Itaueira é a segunda maior produtora cearense na área de fruticultura, e encontra-se entre as maiores do país em seu segmento, com unidades em cinco estados brasileiros.

Exporta diretamente para os EUA, Canadá, Holanda, Reino Unido, Espanha e Itália, e abriu perspectivas de inclusão em novos mercados, tradicionais e de países emergentes, resultado de sua tecnologia e da participação em feiras e exposições nacionais e internacionais.

O emprego do Bematech ERP impulsionou a Itaueira a aplicar em seus processos de controle de produção e expedição ainda mais rigor, através da adequação à protocolos como o GAP e o HACCP, de cunho internacional, e o PIF, nacional, este criado pelo INMETRO, com a chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por este procedimento, a empresa recebeu em 2005 a certificação do EUREPGAP (hoje GLOBALGAP) para abrir as portas do mercado europeu, e o XIV Prêmio Automação, promoção da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, pela implantação de seu sistema de rastreio da cadeia de alimentos produzidos.

Leia mais...


O futuro agora!

“Tecnologia de ponta, ética, transparência e vontade de fazer bem feito são forças poderosas na UNUM; estas razões bastaram para sua escolha”.
O futuro agora para a Bematech significa criar recursos ou antecipar soluções ainda inéditas no mercado nacional para atender as demandas de cada cliente em particular.

O ineditismo no mercado e o desenvolvimento de instrumentos de gestão pela Bematech é seu registro de atuação diferenciada; este vanguardismo da Bematech a impulsiona a aproximar do cliente o que existe de mais avançado em tecnologia para dinamizar seu negócio.

Com a Itaueira Agropecuária S/A não poderia ser diferente, e o que foi implementado no Bematech ERP para atendê-la foi:
  • WMS – logística de armazenagem e distribuição.
  • Integração online, permitindo o acompanhamento de toda a linha de produção em tempo real.
  • Checklist eletrônico (Europgap e Americangap) e análise de não conformidade eletrônico por iPod e iPod Touch.
  • Disponibilidade, para todas as operações, de todos os detalhes, meandros tributários e necessidades fiscais, inclusive para importação e exportação.
  • Agendador de relatórios, para recebimento de relatórios programados por setor, de forma automática e periódica.
  • Autorizador de gastos via dispositivos móveis (Blackberry, tablet, iPod, etc...), sem estar logado ao Sistema.
  • Controle de todas as despesas de manutenção vinculadas a cada máquina, cada objeto específico, cada veículo, cada equipamento e implemento.
  • Gate Control (Controle de Portaria).
  • Coletor de Dados via iPod touch com leitor laser para otimização do embarque, empregando FIFO.
  • SFA – automação da força de vendas, onde o Sistema disponibiliza ao usuário informações em tempo real sobre a colheita e seleção do que produz para que seja possível ajustar o processo de vendas (oferta e demanda) às necessidades do mercado, sem desperdício e com  maior e melhor aproveitamento de tempo. Leia mais...

 
Projetos em andamento

“Acessei os dados de produção e distribuição de minha empresa no avião a 10 mil metros de altura, em tempo real: isto é o máximo”.
Como resultado da atuação da Bematech, que prioriza a transparência e o compromisso com seu cliente, a Itaueira tem aumentado sistematicamente seus investimentos em tecnologia da informação, incluindo em seu planejamento econômico anual os recursos econômicos necessários para dotá-la dos mais recentes avanços tecnológicos, objetivando alavancar ainda mais seus negócios rumo à sua perenização como grande empresa nacional no segmento de frutas frescas e seus subprodutos.

Isto está se materializando através de diversos e inovadores pequenos projetos, que se concretizam sempre na medida em que surjam as necessidades para acompanhar o crescimento dos negócios da Itaueira.

A Bematech sempre estará presente para solucionar as demandas tecnológicas de seus clientes.


“A Unum sempre aprende com cada um de seus clientes, e com a Itaueira não foi diferente”. José Valter Sombra Filho – Diretor da UNUM