cases‎ > ‎

grupo chama

Perfil

 - O Grupo Chama nasceu em 1990 e dedica-se ao comércio varejista de calçados, bolsas e acessórios.
 
 - Atua em diversos segmentos: popular, esportivo, fast fashion e mercado de luxo. 

 - É composto por 5 empresas: Sapatarias Paralelas, PSport, Guapa Loca, Redford e Loca por Sapatos. São 22 lojas espalhadas em importantes cidades brasileiras.
   
 - Tem como prioridade obter um diferencial em relação aos seus concorrentes, inovando continuamente em termos de qualidade, compras, administração, atendimento, colaboradores, apresentação e metodologia de trabalho. 

- Cliente Bematech desde 2000.

www.paralelas.com.br

www.guapaloca.com.br



 
Visão do Cliente

“O mais importante da parte de sistemas de informática é o caráter do pessoal que está por trás, é a credibilidade. O pessoal [da Bematech] é altamente íntegro. Só faz o que sabe: quando não sabe, diz e quando sabe, faz.”

Chagas Macedo – Diretor Presidente


A Empresa no mercado 

Com foco no mercado nacional de moda calçadista, o grupo atua em diversos nichos do ramo, como o esportivo, o de luxo, o fast fashion e o popular. É composto por 5 empresas: Sapatarias Paralelas, PSport, Guapa Loca, Redford e Loca por Sapatos. São 22 lojas espalhadas em importantes cidades brasileiras.

Em seus 23 anos, vendeu mais de 6,8 milhões de pares nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O knowhow varejista fez o grupo sonhar em ultrapassar as fronteiras para atender e conquistar mais clientes.

Objetivando a ampliação do seu mercado de atuação, nasce a TrendBuy, o e-commerce do Grupo, atendendo aos clientes e consumidores com conforto e segurança, em qualquer parte do Brasil. 

As marcas Guapa Loca, Redford e Loca por Sapatos tem suas coleções apresentadas e vendidas para as melhores multimarcas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Estão presentes também nas duas maiores feiras internacionais do país, a Couromoda e a Francal, e nesses eventos são atendidos alguns países. 

A estrutura de desenvolvimento e a industrialização de produtos é realizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde estão localizadas as mais qualificadas fábricas de calçados e acessórios do mercado brasileiro. O backoffice do grupo varejista conta com um escritório no Sul do país que desenvolve um trabalho de gestão especializada para atender sua rede de lojas.

A marca Guapa Loca possui um trabalho reconhecido no mercado brasileiro, tendo seus produtos estampados em editoriais das melhores revistas de moda -Vogue Brasil, ELLE, Marie Claire,Vip - e suas peças usadas em programas de televisão, novelas e filmes. No campo internacional atua através de um showroom em Miami. Sua marca está registrada e protegida internacionalmente e suas exportações já atendem à América do Norte, América do Sul, América Latina, Europa, África e Ásia. 
 

Desafios propostos à Bematech

O Grupo Chama buscava se destacar em relação a seus concorrentes quanto à utilização de tecnologia de ponta. Desenvolveu, então, sistemas próprios para o gerenciamento e controle de suas informações.

Ele aspirava, através da utilização de um sistema de gestão empresarial, trabalhar com mais agilidade e a obtenção mais precisa de informações. Além disso, era imprescindível interligar todas as suas lojas, controlar os estoques e as informações financeiras e  administrativas.

No entanto, os sistemas desenvolvidos não traziam a vantagem da interligação das lojas e da total integração dos vários módulos. Como os módulos eram separados, os departamentos tinham de digitar várias vezes uma mesma informação. O tempo dispensado com esses procedimentos era enorme e o risco de que, em uma das diversas fase desse processo, alguma informação incorreta fosse lançada no sistema era gigantesco. 

Baseado neste cenário, o Grupo fez pesquisas de mercado e analisou, durante um ano, quatro sistemas de gestão. A intenção era fazer uma implementação gradativa, começando pelas Sapatarias Paralelas e expandi-la para as demais empresas do grupo. Contudo, todas as soluções que o grupo havia procurado exigiam que fossem trocadas, no mínimo, 80% de suas máquinas. 

A Bematech, com seu Sistema de Gestão Empresarial diferenciado, foi escolhida após uma ampla pesquisa de mercado, e se comprometeu com a progressiva melhoria dos serviços prestados ao seu novo utilizador. 


Primeiros resultados 

Os ganhos iniciais obtidos com a implementação do sistema foram a maior agilidade no processo da venda, com um baixo valor de investimento em equipamentos e a eliminação de processos repetitivos, reduzindo a chance de erro.

Desenvolveu-se o projeto de Frente de Loja integrada em HTML e rodando via browser. No momento da venda, o atendente faz o registro dos dados nos terminais, e o caixa, ao receber o número identificador, já obtém todas as informações sem precisar redigitar.Os terminais acessam via web as informações do banco de dados. Como o processamento acontece no servidor, os terminais não precisam ter uma configuração de hardware muito alta.

A integração do Bematech Varejo otimizou o registro de dados e operações, evitando o repasse de informações desencontradas, qualificando o controle do estoque. É possível obter, em tempo real e de forma precisa, os dados das vendas realizadas de qualquer uma das lojas do grupo, ou até mesmo, de todas elas simultaneamente. A Diretoria do grupo tem acesso às informações mesmo quando não estão em frente ao computador: o Bematech Varejo pode ser acessado através do celular, permitindo o acompanhamento das vendas ou o faturamento das lojas, de qualquer lugar e a qualquer momento.


Diferenciais do Bematech Varejo

Dentre as diversas melhorias desenvolvidas, os módulos criados e os vários requisitos atendidos pelo Bematech Varejo, Adriane Ribeiro, gerente de projetos do Grupo há 2 anos, destaca o “Processo de Crediário Diferenciado”, a “TAC (Tarifação de Abertura de Crédito)”, a “Criação da base de dados para cada grupo de lojas” e a “Unificação da base de dados” como os principais diferenciais do sistema na sua gestão. 

“Procedimentos complicados foram convertidos em soluções práticas”, ressalta. O Processo de “Unificação de base” exemplifica muito bem essa situação. Este procedimento teve início com a criação da base de dados para cada rede de lojas do Grupo, já que antes cada um desses subgrupos usava uma base de dados distinta. 

O Bematech Varejo possibilita que naturezas jurídicas distintas usem a mesma base de dados. Através da Unificação de bases, as operações das empresas do Grupo são trazidas para uma única base e acessadas de maneira rápida e segura. Ao contrário do que a simplicidade do nome “Unificação de base” possa indicar, esse processo é um trabalho muito complicado e gerido, com muito critério e competência, pelo Bematech Varejo.    

Outro exemplo: A Tarifação de Abertura de Crédito viabiliza o trabalho que uma empresa financeira realizaria, fazendo com que as lojas dos Grupo possam analisar créditos de maneira segura e rápida e financiar suas próprias vendas. O Processo de Crediário Diferenciado utilizado pelo grupo encerra somado o procedimento de venda financiada. 

“Todo trabalho realizado pela Bematech deu suporte ao crescimento de todas as empresas do Chama e foi fundamental para o fortalecimento do grupo no mercado”, destaca Adriane, que juntamente com o time Bematech se antecipa em atender possíveis demandas do Grupo e trabalha continuamente em melhorias para o conglomerado.         


A realidade atual

A diretoria do Grupo destaca que a implementação do Bematech Varejo e a integração dos diversos módulos que o compõem preparou suas as empresas para o crescimento e a expansão, trazendo a tranqüilidade necessária em termos tecnológicos.

Hoje, todas as empresas do Grupo Chama trabalham com muito mais controle financeiro e de estoque. Os módulos estão ajustados para alavancar ainda mais os negócios. A agilidade nas operações é  maior e as mesmas são realizadas com mais facilidade e segurança. 

As informações submetidas e repassadas a supervisão fiscal são apresentadas fidedignamente. Ou seja, o risco de repasse de informação indevida é mínimo, quase nulo, especialmente, se comparado aos processos com sistemas fragmentados ou manualizados utilizados antes da implementação do Bematech Varejo. As respostas obtidas tem permitido ao Grupo aplicar-se mais à implementação de seu plano estratégico de desenvolvimento empresarial.