cases‎ > ‎

handara


Perfil

- A Handara surgiu nos anos 90 e é hoje uma das principais empresas brasileiras do segmento do JeansWear. 

- Destaque no comércio de confecção, trabalha com consultoras de moda espalhadas por todo território brasileiro. 

- Desenvolve peças em jeans de alto nível (calças, saias, shorts, coletes, bermudas, entre outras),  camisas, camisetas, blusas e vestidos com modelagem perfeita e acabamento impecável. 

- Com forte atuação nos mercados varejista e atacadista, sua produção mensal ultrapassa as 450 mil peças.

- São 57 lojas próprias espalhadas por 15 estados brasileiros.

- Mais de 20.000 consultoras de moda (revendedoras) realizando venda porta-a-porta em todo o país, além de 200 distribuidores. 

- Coleções mensais são apresentadas com novidades a cada semana.  

- O Projeto Ecológico Reserva Handara é responsável por investir em melhorias em cidades, com o auxílio na arborização e paisagismo locais. 


Visão do Cliente

“O Sistema UNUM constitui uma base para a sustentação do crescimento que a Handara precisa. A nossa empresa vem se expandindo com muita velocidade e precisava de uma ferramenta que desse esta estrutura para que pudéssemos continuar no ritmo de crescimento que estamos tendo.” - Lúcio Carneiro Albuquerque – Presidente


A Empresa no mercado

A Handara desenvolve peças jeans de alto nível (calças, saias, shorts, coletes, bermudas, entre outras) além de camisas, camisetas, blusas e vestidos com modelagem perfeita e acabamento impecável, utilizando tecidos de alta qualidade e com construções diferenciadas. A marca começou no conceito de sportswear, porém seguindo a tendência e a expectativa de novas linhas, a Handara se tornou um dos maiores nomes do jeanswear do Brasil. 

O investimento em tecnologia, criação, maquinário e produção resulta em produtos que atendem cada vez mais ao gosto de um consumidor moderno, exigente e com informação de moda. Suas peças passam por vários processos e lavagens diferenciados dando um toque e um visual únicos. O conforto associado ao requinte e à beleza são características marcantes nos produtos Handara, e isso faz com que a marca tenha uma enorme aceitação no mercado.

Coleções mensais são apresentadas em catálogos comerciais regulares e com preços incrivelmente acessíveis. A forma de pagamento também é facilitada. Destacam-se ainda o atendimento exclusivo e cuidadoso, a alta capacitação dos profissionais Handara, as promoções trimestrais e o serviço on-line. 

Com 57 lojas espalhadas por 15 estados, 200 distribuidores e mais de 20 mil profissionais que realizam a venda direta em várias cidades brasileiras, a Handara tem se destacado em um mercado bastante concorrido ao oferecer produtos de qualidade e de visual diferenciado, além de estreitar as relações e se aproximar do seu público.


Desafios propostos à UNUM

A Handara já possuía um sistema de gestão empresarial. Entretanto, sua principal necessidade era implantar um novo sistema que fosse mais seguro, completo, confiável e que fornecesse respostas imediatas, especialmente com relação ao atendimento de suporte.

Seus propósitos encontravam-se limitados pelo suporte operacional desalinhado com a evolução experimentada por seu sucesso empresarial. A empresa buscava crescer a taxas elevadas e, para isso, precisava obter informações em tempo real, de forma rápida e eficaz, permitindo assim a execução dinâmica das tarefas administrativas, financeiras e de vendas.

Este cenário originou a busca por um solução que assegurasse o controle dos processos de forma rápida e clara. Era necessário que a ferramenta fosse robusta e maleável para atender a expansão da rede de lojas, e que operasse inteiramente web, para superar as barreiras geográficas. Respostas às demandas em tempo real era indispensável.




Superação dos desafios


A implantação do Sistema UNUM trouxe grande valor à Handara, integrando plenamente as áreas fundamentais do seu negócio, garantindo a agilidade no acesso aos seus dados e a fidelidade das informações, além de atender as exigências fiscais mais importantes.

Visando fornecer informações estratégicas à diretoria, foram desenvolvidas consultas específicas que possibilitaram uma análise mais detalhada do negócio, permitindo assim um acompanhamento mais simples das vendas e do estoque em função de compra e políticas comerciais.

Outro ponto importante a ser destacado na implementação é que a Handara  passou a empregar o sistema de hospedagem da UNUM para abrigar sua base de dados e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), facilitando suas ações e conseguindo com isso economia de recursos financeiros, de pessoal, de espaço e de hardware, resultando em um foco maior em sua atividade fim. 

O Sistema UNUM também permitiu a gestão integrada atendendo a realidade da Handara e as regras de negócios e relacionamento da empresa com suas lojas próprias e seus representantes. 

"A implantação teve ótimo resultado graças à resposta imediata dada pelo Sistema UNUM e à excelente equipe de suporte, que conta com pessoal pronto para o atendimento imediato." - Alexandre Sousa, Gerente Administrativo


Destaques da implementação

A UNUM oferece atendimento único e especializado, desenvolvendo soluções específicas para atender às necessidades de seus clientes. No caso da Handara não foi diferente. As particularidades do negócio foram o foco do projeto. 

Para atender à regras individuais, o Sistema UNUM foi customizado, gerando resultados com total confiabilidade. Esses processos foram criados e atualizados visando o melhor atendimento das 20.000 revendedoras porta a porta e o abastecimento inteligente de todas as unidades. 

Houve grande melhoria na logística e distribuição por meio da implantação do WMS da UNUM e dos coletores de dados. Os pedidos feitos no e-commerce - pelas revendedoras de qualquer ponto do país - passaram a ser encaminhados online para o centro de distribuição - CD, onde o operador recebe no coletor o mapa de separação agilizando todo o processo logístico com segurança.

Ressaltando a grandeza do projeto, destacam-se os ganhos e os números que o envolvem: o centro de distribuição tem 4 mil metros quadrados e, atualmente, atende uma coleção nova a cada mês, separando aproximadamente 25 mil peças de roupas por dia. Com a implementação do Sistema UNUM, o fluxo de mercadorias dentro do CD ganhou maior velocidade.

Recebimento, conferência, separação e envio para as lojas ocorrem de forma mais ágil e simples, já que estes processos passaram a ser guiados por etiquetas de identificação geradas pelo Sistema UNUM. Estas são bipadas pelo coletor e indicam informações de tamanho, referência, modelo, endereço da localização, por exemplo. 




Um outro detalhe a ser destacado é que, baseado no mapa de pedidos ou de separação, o Sistema UNUM consegue calcular a melhor rota a ser feita pelo operador. Essa informação é disponibilizada no coletor fazendo com que o profissional ganhe em tempo e produtividade. Os processos de  inventário também utilizam esta tecnologia. 

Devido ao detalhamento de informações e a complexidade do negócio, o inventário é feito diariamente. Havendo divergência, a informação é transferida on-line para outro almoxarifado. O operador continua a realizar suas tarefas, enquanto que os responsáveis são notificados para tomar as devidas providências e corrigirem o problema. Além das notificações, um extrato com as diferenças pode ser gerado sempre que solicitado. 

Com uma grande renovação das coleções, com novos itens e códigos a cada mês, o WMS empregado tem um nível de configuração muito superior ao sistema utilizado anteriormente, dentro de processo de total integração ao ERP, atendendo às questões mais específicas do negócio e fazendo com que a Handara dependa muito menos da experiência das pessoas, uma vez que a solução de gestão tem inteligência para operar o sistema. 

A Handara adota o sistema de distribuição (vendas diretas) por meio de suas revendedoras autorizadas, além da tradicional venda nas lojas de pronta entrega (atacado) e lojas de varejo espalhadas pelo país. Para dar mais velocidade aos pedidos e entregas e facilitar o trabalho das suas consultoras, a Handara disponibilizou o serviço de vendas pela internet (e-commerce).

Ao acessar o site, a revendedora entra no Sistema UNUM. Neste ambiente, ela consegue visualizar toda a grade da coleção, realizar suas compras, escolhendo a melhor forma de pagamento e enviar seu pedido. Terminada a encomenda, o pedido é encaminhado automaticamente para o centro de distribuição da Handara. 

Tudo é feito de maneira rápida e descomplicada, contemplando o trabalho das 20.000 consultoras que vendem os produtos da marca.



Realidade Atual 

A cada dia que passa, a Handara vem se superando e surpreendendo seus clientes com novas tendências, estilos, cortes novos e modernos. Para criar, sua equipe de estilo se utiliza de vários elementos culturais, informação de moda e pesquisa. A qualidade, a silhueta, o caimento perfeito e a harmonia das suas peças são suas marcas registradas. 

Atualmente a rede de lojas está pronta para seguir triunfante em seu plano de crescimento de mercado e seus processos gerenciais e organizacionais estão aptos para permitir esta evolução.

“Nossa empresa vem se expandindo com muita velocidade e precisava de uma ferramenta que desse esta estrutura para que pudéssemos continuar no ritmo de crescimento que estamos tendo.”, afirma Lúcio Carneiro Albuquerque, presidente da organização. E completa: “O Sistema UNUM constituiu a base para a sustentação do crescimento que a Handara precisa.”

Por conta da utilização do Sistema UNUM, a Handara passou a trabalhar com mais agilidade e a obtenção de informações tornou-se mais precisa. Além disso, todas as lojas foram interligadas. 


“A questão mais importante para nós é a adaptação do Sistema ao nosso negócio. Na verdade, a grande vantagem é a capacidade de customização da ferramenta: desenvolver processos e funcionalidades com segurança, que qualificam o nosso dia a dia.  É essa maleabilidade que vai permitir que se trabalhe o nosso nível de complexidade. É um grande diferencial!” 
- Giambatista Brito, gerente de TI da Handara


História da empresa

A Handara nasceu em meados dos anos 90 focada no segmento sportswear. No final da década de 2000, a empresa redefiniu seu campo de atuação, passando a trabalhar no segmento JeansWear, especializando-se em calças e afins. 

É uma das maiores empresas brasileiras do comércio de confecção. Trabalha com mais de 20.000 consultoras de moda espalhadas por todo o Brasil.

Atualmente são 57 lojas próprias em 15 estados brasileiros, sendo algumas delas nos seguintes estados: Ceará, Pernambuco, Pará, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.  

Além disso, tem o trabalho de vendas do website, sua loja móvel, uma rede de 200 distribuidores e uma gama de revendedores. Sua produção mensal ultrapassa as 450 mil peças.