cases‎ > ‎

itamaraty

Perfil

http://opticasitamaraty.com.br/
- Atua no mercado há mais de 45 anos no ramo de óticas, jóias e relógios para um público preferencial das classes A e B em Fortaleza, Teresina e São Luis.

- Empresa conta com 16 lojas e cerca de 250 funcionários.

- Nas cidades onde atua possui laboratórios ópticos com o mais rigoroso padrão de qualidade, possuindo certificação ISO 9001.

- Atende a sua clientela em lojas situadas em grandes shoppings, centros comerciais e lojas abertas.
  
A empresa no mercado

A rede de lojas Óticas Itamaraty é formada por dezesseis pontos de venda localizados em três capitais nordestinas: Fortaleza, São Luiz e Teresina.

Em Fortaleza, início desta saga empresarial, a Itamaraty conta com dez lojas, sendo seis lojas localizadas em grandes shoppings e quatro lojas de rua; em São Luis, são duas lojas em shopping e uma loja de rua, e Teresina o inverso, duas lojas de rua e uma em shopping.

Todas os pontos de venda são amplos e dotados de conforto para seus clientes, com atendimento primoroso, contando com um grande laboratório em cada uma das capitais, dotado da mais moderna tecnologia óptica e pessoal extremamente bem qualificado.

Com produtos direcionados preferencialmente para as classes A e B, com produtos de alta qualidade e de marcas famosas para a linha ótica, como Michael Kors, Ray Ban, Nike, Speedo, Varilux, Transitions, Ana Hickman, Speedo e Panta’s, esta, marca desenvolvida com sucesso de vendas pela própria cadeia de lojas, lindamente exposta em vitrines elegantes e bem iluminadas.

Sua variedade de artigos inclui relógios de marcas como Guess, Puma, Technos, Orient, Mondaine, Armani Exchange, Michael Kors, Euro, entre outras marcas.

Também oferece jóias de outro e prata, pedras preciosas nacionais e importadas, e além de tudo, a confecção de jóias personalizadas, cravação de pedras e a restauração de jóias antigas.

Sua cartela de serviços inclui extensa variedade de recursos e produtos para recondicionar ou consertar óculos e relógios, com rigor no cumprimento de prazos de entrega e qualidade na execução dos serviços contratados.




Desafios propostos à Bematech

A situação vivida pelas Ópticas Itamaraty até o ano de 2009, no tocante à organização interna, era preocupante: eram utilizados vários sistemas desenvolvidos internamente que não se comunicavam entre si, estanques, e esta falta de interação afetava a integridade e a confiabilidade das informações, e a validação dos mesmos, por conseqüência, era prejudicada por isto.

Os dados eram digitados ou então se efetuava a sua importação dos diversos sistemas empregados através de CD (disco compacto) ou mesmo de pen drive, por meio de cópias simples, e então estes dados eram armazenados nos sistemas em operação para o seu tratamento.

Isto sem dúvida abria as portas para os riscos de perda de informações ou o atraso no envio destas informações aos usuários (delay), com as conseqüências que isto acarretava em termos de segurança e confiabilidade.

Os sistemas então empregados eram os de Loja, Estoque, Laboratório, Financeiro, Crediário e de Contabilidade, sendo este último o único deste universo que fora desenvolvido por uma empresa de software externo à empresa.

Esta situação implicava em risco permanente, pois não se tinha a certeza do que estava sendo adquirido, nem se o produto havia chegado ao seu destino (suas lojas), pois a compra em si era registrada em um sistema, a entrada da mesma era registrada em outro e a nota do boleto de pagamento era tratada num terceiro, implicando com isto em riscos financeiros e de controle do estoque.

Comumente estas três fontes de informações não coincidiam, pois além de serem tratadas por sistemas distintos, suas equipes também não se comunicavam.

Para acentuar a insegurança das operações, a entrada de dados da área contábil era toda executada manualmente, e com isto, havia a repetição quase permanente de situações em que a apuração dos impostos, por exemplo, não correspondia à realidade, pois o inventário não se coadunava o estoque físico com o apontado pela via fiscal.

Isto semeava uma situação de falta de controle do estoque, com as conseqüentes divergências de informações financeiras, acarretando equívocos no pagamento de comissões aos funcionários do setor de vendas da empresa (pagamentos que não correspondiam à realidade dos negócios realizados).

Para completar este quadro, operacionalmente as lojas manipulavam dois sistemas distintos e estanques: um para registrar as vendas efetuadas e outro para a emissão de cupom fiscal.

Mudar este estado de coisas era uma necessidade mais que urgente, era uma questão de superação para poder estruturar-se com vistas ao seu crescimento de forma ordenada e constante.



Superação dos desafios

Após extensa pesquisa de mercado, a rede de lojas Ópticas Itamaraty optou pela contratação do Bematech Varejo para fazer frente à situação até então vivenciada pela empresa.

Com a implantação desta solução, a Itamaraty obteve a integração plena de seus dados, através da intercomunicação automática dos diversos módulos do Bematech Varejo, garantiu a agilidade no acesso à seus dados, a fidelidade das informações, a segurança no tratamento dos dados tratados, e os recursos assim disponibilizados possibilitaram a tomada de decisões de forma mais segura e veloz.

Além disto, proporcionou economia expressiva ao tornar-se desnecessária qualquer atividade de digitação ou de importações de dados de uns para outros sistemas, como antes se fazia indispensável, a manutenção tornou-se muito mais simples, com todas as informações concentradas em um único sistema, obteve-se uma melhoria significativa nos controles executados pela empresa, e a contabilidade, embora executada por empresa terceirizada, também utiliza o Bematech Varejo, facilitando sobremaneira sua operacionalidade.

Além destas novas facilidades e recursos proporcionados pelo Bematech Varejo, a Ópticas Itamaraty obteve segurança na sua política fiscal, com a sua devida regularização, a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, a implantação do Sped Fiscal, Sped Pis/Cofins, o atendimento rigoroso à legislação fiscal do PAF/ECF, Sitef, inclusive passou a utilizar-se da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, e o sistema de pré-venda está integrado ao caixa, possibilitando que os valores apurados pela área financeira correspondam à realidade dos negócios efetuados.

Os módulos integrados do Bematech Varejo mais utilizados por esta cadeia de lojas são os módulos financeiro, de contabilidade, fiscal, de frente de loja, além de um recurso adicional (custom) que trata do cálculo das comissões sobre as vendas realizadas.

Também está empregando o sistema de hospedagem de seu banco de dados dentro das instalações da Bematech, quando antes era localizado em instalações próprias das Ópticas Itamaraty, e com isto, ademais da tranqüilidade e da desmobilização de ativos, sua administração pode concentrar-se mais profundamente na gestão de seu negócio, dedicando maior tempo para o planejamento de suas atividades, com vistas à sua expansão.



A realidade atual

A rede de lojas Ópticas Itamaraty está vivenciando um processo de reestruturação interna, com o suporte proporcionado pelo Bematech Varejo e a simplificação dos processos daí resultantes, possibilitando que, entre outras medidas, procedesse ao ajuste de seu quadro de pessoal, principalmente da área administrativa, redesenhando seus processos para que pudesse continuar com a sua estratégia de expansão mercadológica.

Esta expansão, calcada tanto em sua tradição quanto na qualidade de seus produtos, destinados preferencialmente às classes A e B, vem se realizando paulatinamente: no final de abril de 2013 foi inaugurada mais uma loja na capital maranhense, que irá se somar às outras duas já instaladas naquela cidade.

Além destas, a cadeia de lojas conta com outras três filiais em Teresina e dez lojas em Fortaleza, que totalizam 16 pontos de venda com instalações amplas, visual moderno, produtos variados e atendimento diferenciado à sua crescente clientela, além de laboratórios próprios com o melhor em tecnologia de ponta para este segmento comercial operacionalizado por profissionais do mais elevado gabarito.

Sobre seus laboratórios, localizados nas cidades onde atuam, vale salientar que possuem Certificação ISO 9001, fruto do rigor com que realiza cada serviço, nos mais elevados padrões de qualidade, precisão e eficiência.

Com marcante presença no mercado óptico, de jóias e relógios há mais de 46 anos, sempre procurando estar a par das mais avançadas tendências de moda e inovação, a Ópticas Itamaraty está pavimentando seu caminho rumo ao sucesso focando sempre na qualidade dos seus produtos, com preços competitivos e rapidez na prestação dos serviços que executa, e no atendimento aos seus clientes, realizados por uma equipe altamente qualificada e em constante aperfeiçoamento.



História da Empresa


Em 1967, a cidade de Fortaleza vivencia um ciclo de crescimento acelerado. O Sr. Pantaleão Cavalcante percebeu que faltava ao mercado uma ótica que oferecesse produtos de qualidade e com um atendimento diferenciado, profissional. Bastante motivado, resolveu que era a hora de criar um negócio que preenchesse esta lacuna, e em seis de março de 1967 fundou seu negócio, à época intitulado Ótica Cavalcante & Cavalcante.

Inicialmente, o produto principal oferecido era quase que exclusivamente óculos de grau, mas com a ampliação da demanda e a natural expansão dos negócios, catapultado pela forte propaganda gerado pela clientela satisfeita, passou a oferecer jóias e relógios, ampliando seu portfólio.

Dando continuidade à sua saga empreendedora, Pantaleão inaugura o primeiro laboratório próprio em 1969, equipado com muitos recursos tecnológicos e contratou os melhores profissionais óticos, com a intenção de aportar maior qualidade à seus produtos.

Atualmente, a rede de lojas conta com laboratórios próprios em Fortaleza, Teresina e São Luis, todos trabalhando com a mesma filosofia: empregar tecnologia de ponta e profissionais devidamente gabaritados para disponibilizar o melhor serviço.

Construindo sua própria história, em meados de setembro de 1983 traz para auxiliá-lo na condução do seu próspero negócio sua esposa de Pantaleão, Maria Luiza Ramos Cavalcante, modificando positivamente a dinâmica da organização.

Em julho de 1986, após 19 anos oferecendo os melhores serviços e em contínua expansão, a cadeia de lojas procurou renovar-se, adotando outra denominação, passando a ter como razão social o título de “Ópticas Itamaraty”, nome pelo qual é conhecida até hoje.

No ano de 1994, preocupado em preparar gradativamente os negócios para a sucessão familiar, Pantaleão trouxe para alavancar ainda mais seus negócios suas filhas Luiziane e Cristiana para a corporação.

Estavam lançadas as bases sólidas para a perenização do negócio por ele criado em momento oportuno e resultado de sua sagaz visão empresarial.

Hoje as Óticas Itamaraty são consideradas sinônimo de produtos de qualidade e beleza, referência no circuito de moda, estilo e bem viver.

A Bematech, após estes anos de intenso relacionamento, encontra-se ainda mais motivada e preparada para oferecer todo o suporte necessário, os mais avançados recursos de tecnologia em informática e seu inovador sistema integrado de gestão empresarial para o sucesso da empresa, cujo futuro se prevê cada vez mais promissor.