cases‎ > ‎

Lojasmel

Visão do cliente

"O ponto chave da nossa evolução foi a integração de funcionalidades do Bematech Varejo, mas sem dúvida o mais importante foi que este sistema, em termos de tecnologia, preparou a empresa para crescer, em média, 400 % após a sua implantação, o que nos permitiu a expansão de nosso número de lojas."

Pedro Paulo Cruz - Diretor das Lojasmel


Perfil

http://www.lojasmel.com/
- Cadeia de lojas fundada em 1978, localizada em São Paulo e ABC paulista.

- Dedicada ao comércio de artigos de casa em geral, conta com uma oferta à sua clientela de 30 mil itens em cada uma de suas oito lojas.

- Possui uma taxa de crescimento anual da ordem de 20 % à 30 %.
A empresa no mercado

A empresa, após a reestruturação de seus processos e desde a época da implantação do Bematech Varejo, vem crescendo a um ritmo de 20 a 30 % ao ano, com sua visibilidade no mercado aumentando a cada dia, o posicionamento da marca se solidificando, seu centro de distribuição agilizando as demandas de suas lojas, e cumprindo seu programa de expansão de frentes de negócio conforme a planificação original.

Estamos no caminho certo”, disse o diretor Pedro Paulo Cruz.


Desafios propostos à Bematech

As Lojasmel buscava no mercado um sistema que atendesse no mínimo às seguintes exigências:

•    Sistema ágil, flexível, de fácil operação/manutenção, capaz de absorver e tratar os dados coletados, principalmente das áreas financeira, fiscal, frente de lojas e retaguarda, com rapidez, fluidez e transparência.

•    Sistema que permitisse total controle sobre o fluxo de recursos da empresa, com automação e integração de todos os seus processos de negócios, permitindo que os gestores tivessem acesso em tempo real aos dados coletados e tratados.

•    Superação das barreiras geográficas, com a comunicação entre suas várias unidades de negócio fluindo agilmente e permitindo a interação entre todos os usuários deste sistema de gestão.

•    Tratamento de grande volume de informações e transações diárias, com garantia de qualidade das informações geradas e da segurança dos dados em todas as etapas do processo, e agilidade em seu suporte operacional.

•    Reorganização de seu centro de distribuição e redução da interferência humana sobre o controle de estoque, evitando retrabalho, equívocos dos colaboradores, gastos desnecessários e personalização das atividades, com “territórios” quase exclusivos de atuação de determinados funcionários.

•    Reestruturação do negócio em relação ao seu regime tributário, abrindo as portas para que fosse possível trabalhar com a flexibilidade exigida pelas constantes alterações no sistema tributário nacional.

Leia mais .....

 

Superação dos desafios

O planejamento estratégico das Lojasmel previa o seu crescimento constante e ordenado, com ampliação da cadeia de lojas e mesmo o aumento do espaço físico das mesmas.

O planejamento proposto inicialmente era a de investir dois ou três anos preparando este passo, promovendo uma reestruturação por inteiro a partir de seus processos para então alavancarem sua cadeia de lojas rumo ao seu desenvolvimento, mas com a implantação do Bematech Varejo, todo planejamento anterior pode ser antecipado.

Superando todas as previsões, a implantação deste sistema, iniciado três semanas após sua apresentação, tardou somente 6 meses para ser concretizada em todas as unidades de negócio das LojasMel, e finalizou-se em março de 2009.

A implantação deste sistema integrado gerou na empresa uma mudança notável em sua rotina de trabalho e no aspecto organizacional; todas as informações necessárias aos seus processos de gestão passaram a ser disponibilizadas on-line, aportando a instantaneidade como instrumento de apoio à tomada de decisões.

Outro ponto a ser destacado foi que as LojasMel passaram a empregar o sistema de hospedagem da Bematech para abrigar sua base de dados e o Sitef (Sistema Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos), facilitando em muito suas ações e conseguindo com isso economia de recursos financeiros, de pessoal, de espaço e de hardware, permitindo um foco maior em sua atividade fim.

Leia mais ...


"O emprego da tecnologia Bematech, seja o sistema em si ou a hospedagem, permitiu que pudéssemos centrar o foco em nosso negócio, que é a razão de tudo".

Pedro Paulo Cruz - Diretor das LojasMel


A realidade atual

O ponto chave proporcionado pela implantação do Bematech Varejo foi a integração dos diversos módulos que o compõem, mas o melhor benefício apontado pela diretoria da empresa foi que sua adoção preparou a empresa para seu crescimento, aportando a tranqüilidade necessária em termos de tecnologia de ponta.

Atualmente as Lojasmel estão ajustadas para alavancar ainda mais seus negócios; sua rede de lojas encontra-se em expansão, com a inauguração de mais unidades, e seus processos gerenciais e organizacionais estão aptos para permitir este crescimento de forma ordenada e constante, concretizando sua planificação original.

Leia mais ...


"Com o mesmo número de colaboradores, posso agora expandir em dobro o número de lojas."

Pedro Paulo Cruz - Diretor das LojasMel




O futuro agora

Sintonizada com as tendências de mercado, a empresa está implantando em seu Centro de Distribuição (CD) o módulo WMS (Warehouse Management System, ou sistema de Gerenciamento de Armazém), modernizando ainda mais seus processos, e o coletor de dados através do emprego do iPod Touch, outra das inovações da Bematech, tudo visando agilizar ainda mais as atividades deste CD.

Prevendo seu crescimento e a ampliação de seu mercado, a  LojasMel solidifica a sua renovação com a futura implantação de seu comércio eletrônico (e-Commerce), para o que conta com a Bematech no tocante à sua estruturação e implementação.


História da empresa



A história das Lojasmel principia com a vontade férrea do imigrante português Manoel Cruz em recomeçar a vida em São Paulo, quando veio para o Brasil na década de 70, oriundo de Cunha, vilarejo próximo à Viseu.

Após investir em outros ramos de negócios, Manoel Cruz dá início, em agosto de 1978, à sua cadeia de lojas com a inauguração do Lojão dos Lustres,uma loja de iluminação e ferragens, situada na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1065, no bairro de Jabaquara, São Paulo.

Em pouco tempo, com a inauguração nas imediações da estação de metrô Conceição, houve um afluxo muito maior de clientes e isto aguçou o tino comercial do fundador, que a partir deste evento concluiu que para o  perfil de empresa e clientes que tinha em mente, estar estrategicamente localizado em imediações de estações de metrô alavancaria de vez os seus negócios.  

A partir daí, gradativamente foi ampliando sua penetração no mercado e a quantidade de produtos ofertados, e com este foco, aumentando o número de lojas desta cadeia.
 
Com intuição aguçada, sentiu que necessitava trocar o nome da loja para facilitar a propagação espontânea de sua marca (Buzz Marketing) e então, após pesquisa e consultas, idealizou o nome Lojas Mel, pela sonoridade, pela associação com doçura, pela possibilidade de abreviação (Mel) que facilitaria sua divulgação.

Dito e feito: hoje os clientes se referem a elas simplesmente por “Mel”, quando se dispõem a visitá-la, e o bordão “Vamos na Mel?” é voz corrente entre seus antigos e novos fregueses, sendo que seu uso contínuo abreviou-o para simplesmente “Lojasmel”.

Outro passo importante na edificação deste conglomerado de lojas foi a passagem gradativa de uma administração com características familiares para sua profissionalização, com a assunção dos negócios pela segunda geração da família; o investimento em pessoas e a modernização dos processos possibilitou o crescimento da empresa, que a partir daí ampliou seu numero de lojas.  

Hoje a cadeia possui lojas estabelecidas na zona sul e na zona oeste de São Paulo, além de São Bernardo do Campo, região do Grande ABC paulista, sendo que a loja da estação São Judas Tadeu está em reformas para duplicação de tamanho, e está em edificação um grande centro de distribuição.