cases‎ > ‎

paralelas

Perfil

http://www.paralelas.com.br/
- Atuando há mais de uma década na comercialização de calçados, bolsas, cintos e produtos assemelhados, a Paralelas possui atualmente dez lojas, localizadas nas cidades de Fortaleza, São Luís e Teresina.

- Desde sua fundação, a empresa tem como objetivo obter um diferencial em relação aos seus concorrentes, com uma nova concepção em termos de compras, administração, atendimento, quadro funcional, apresentação e metodologia de trabalho.
 
- "Modelos para crianças de 8 a 80 anos! Qualquer que seja o tamanho do seu pé.". Assim a empresa descreve os produtos comercializados nas Lojas Paralelas. São sapatos e tênis femininos, masculinos e infantis de marcas consagradas no mercado, além de bolsas e cintos, dentre outros.

- O Grupo Chama, que coordena o investimento, possui um portfólio de atuação em diversos segmentos no ramo de calçados (esportivos, populares e de luxo). 

 




“O mais importante da parte de sistemas de informática é o caráter do pessoal que está por trás, é a credibilidade. O pessoal [da Bematech] é altamente íntegro. Só faz o que sabe: quando não sabe, diz e quando sabe, faz.”
Chagas Macedo – Diretor Presidente




Cenário anterior

A Paralelas, tendo plena noção da importância da informática, buscava se destacar em relação a seus concorrentes quanto à utilização de tecnologia de ponta. Assim, a empresa buscou desenvolver sistemas próprios para o gerenciamento de suas informações.

Ela desejava, através da utilização de um sistema de gestão empresarial, ganhar agilidade e precisão na obtenção das informações para auxiliar nas tomadas de decisão. Além disso, também era necessário interligar todas as suas lojas, controlar os estoques e as informações administrativas.

No entanto, os sistemas desenvolvidos anteriormente, mesmo funcionando corretamente, não traziam a vantagem da interligação das lojas e da total integração dos vários módulos. Como os módulos eram separados, os diversos departamentos da empresa tinham de digitar várias vezes uma mesma informação. 

A empresa resolveu fazer pesquisas de mercado e analisou, durante um ano, pelo menos quatro sistemas de gestão. Contudo, todas as soluções que a empresa havia procurado exigiam que fossem trocadas, no mínimo, 80% de suas máquinas.


Resultados obtidos

Um dos principais resultados ao implantar o Bematech Varejo foi a maior agilidade no processo da venda, com um baixo valor de investimento em equipamentos. O sistema também eliminou processos repetitivos dentro da Paralelas, evitando refazer operações e reduzindo a possibilidade de erro.

A Bematech desenvolveu ainda o projeto de Frente de Loja integrada com o sistema de gestão empresarial, sendo em HTML e rodando via browser, utilizado por todas as lojas da empresa.

No momento da venda, o atendente faz o registro dos dados nos terminais com o Bematech Varejo presentes nas lojas, e o caixa, ao receber o número identificador, já obtém todas as informações sem precisar redigitar. 

Os terminais acessam via web as informações do banco de dados que são servidas pelo Bematech Varejo. Como o processamento acontece no servidor, os terminais não precisam ter uma configuração de hardware muito alta.

A integração do Bematech Varejo otimizou o registro de dados e operações uma única vez, evitando informações desencontradas. Os dados são cadastrados imediatamente no momento da operação, reduzindo a possibilidade de fraudes e sendo imprescindível para o controle do estoque.

Com o sistema, é possível obter, em tempo real e de forma precisa, as informações das vendas realizadas em qualquer uma das lojas Paralelas ou até mesmo de todas elas simultaneamente. A Diretoria da empresa consulta as operações de vendas mesmo quando não está em frente ao computador: o Bematech Varejo pode ser acessado através do celular, permitindo o acompanhamento das vendas de qualquer lugar e a qualquer momento.

A Bematech também desenvolveu consultas, como a do faturamento de todas as lojas, além de outras informações para serem acessadas através do celular, utilizando tecnologia WAP/HTML, tendo como limite apenas o tamanho do visor do celular.
 
 





"Um ponto que nós colocamos para a Bematech foi justamente aproveitar nossas máquinas antigas. A Bematech então fez a solução do Boot Remoto Linux, que há três anos foi uma novidade."
Rosiberto Bezerra – Gerente de Informática