cases‎ > ‎

planeta brinquedo

Perfil

www.planetabrinquedo.com.br
- Planeta Brinquedo é a maior rede de lojas de Brinquedos do Nordeste. 

- São 11 lojas nas capitais Fortaleza, Natal, Recife e Aracajú, representando 12% do faturamento deste segmento na região. 

- Cresceram cerca de 40% nos últimos 3 anos. 

- Conta com mais de 200 funcionários. 

- Slogan: “Brincando, brincando, a gente cresce”. 


Visão do Cliente


"Com o Bematech Varejo, vejo que estou numa plataforma moderna e segura para desenvolver o meu negócio”, - Patrícia Dale sócia-diretora na Planeta Brinquedo



Empresa no Mercado

A empresa acredita que brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois a diversão é importante para o crescimento de um adulto saudável. Sua missão consiste em "despertar a consciência dos pais sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança". 

São 11 lojas funcionando, seis em Fortaleza, duas em Natal, duas em Recife e uma em Aracajú. Outras duas unidades serão abertas em 2014, uma delas em Fortaleza, no Shopping RioMar, e outra em João Pessoa. Algumas lojas serão também expandidas, como a do Iguatemi. 

No início de 2015, o plano é inaugurar a primeira unidade no Norte do país. A cidade foi Belém do Pará,  E o ritmo só aumenta.  Até o meio do ano que vem serão 14 lojas, em 6 estados diferentes. 

Sua chave de sucesso é resultado da experiência da sua idealizadora no mercado de brinquedo que participou ativamente de diversos projetos do setor, inclusive com a ABRINQ (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos).

Toda essa trajetória aliada ao conhecimento e sensibilidade mercadológica de sua diretoria, possibilitou mais do que a concretização de uma empresa de brinquedos, contribuiu para descoberta e exploração de um novo nicho de mercado, no qual a relação entre criança e brinquedo vai além da simples compra e passa a ser percebida e trabalhada em seus significados mais profundos.  

“Não somos qualquer empresa. Somos mais. Somos a Planeta Brinquedo e a verdade é que, apesar de sermos comprometidos com dezenas de colaboradores, parceiros e clientes, nós continuamos e tentamos, cada vez mais, nos comportar como criança. Falar como elas e tentar imaginar o que cada uma vai sentir, quando tiver nas mãos um brinquedo. Nossa missão é embarcar no sonho de cada uma! Para os próximos anos, pretendemos continuar crescendo sem crescer!”, destaca Patrícia Dale. 


Desafios propostos à Bematech 

A Planeta Brinquedo crescia de forma ascendente e sua principal necessidade era implantar um sistema que fosse seguro, confiável e que fornecesse informações precisas e respostas imediatas; precisava estar informada em tempo real para a execução das tarefas administrativas, financeiras e de vendas. A organização buscava um sistema de gestão que atendesse, entre outros detalhes, às seguintes especificações:

  • Robustez, que comportasse o grande volume de operações e vendas da rede de lojas;
  • Flexibilidade, para se adaptar ao negócio;
  • Permitir a venda consultiva de forma ágil, reduzindo filas nos caixas;
  • Integração em tempo real de todas as loja.
        
Superação dos desafios

Com a implantação do Bematech Varejo, nos módulos de compra, venda, fiscal, estoque e frente de loja (caixa, pré-venda e relatórios gerenciais), a Planeta Brinquedo inaugurou um novo momento da sua gestão, gerenciando sua empresa de forma otimizada e integrada. Em seguida, foram implantados os recursos de Nota Fiscal Eletrônica, conferência de caixa e pedidos de compra e venda. 

Antes da implementação, uma realidade bastante comum aos gerentes era a necessidade de retrabalho por conta da instabilidade do ERP antigo. Era usual que os gestores esticassem seu tempo de trabalho além do expediente para conferir documentos e planilhas ou fechar relatórios de vendas, por exemplo.

Hoje, todas as informações são disponibilizadas detalhadamente por meio de relatórios e gráficos (dashboards). Os gerentes tem acesso, em tempo real, a dados como o ranking de vendas das lojas, monitorando a sua posição em relação as outras filiais por meio de parâmetros como “período” e “volume de vendas”. 

Outro indicador implementado foi o “venda por metro quadrado”, onde é possível a comparação entre as lojas, independentemente do tamanho, considerando um padrão indicativo que aponta o poder/potencial de venda de cada filial. 

Dentro deste conceito, os vendedores passaram a visualizar em tempo real o número de suas vendas e metas com mais clareza e rapidez, além dos dados relacionados ao volume de operações e comissões. 

No espírito de brincadeira, existe inclusive uma competição saudável entre eles, um ranking onde consta os números de vendas, entre outros dados relacionados, que estimula, dentro de um contexto leve e cordial, natural da Planeta Brinquedo, o espírito vendedor e pró-ativo.  Destacam-se ainda os indicadores “ticket médio de vendas” e “peças por atendimento”. 

Além disso, outro ponto crítico combatido foi o tempo de demora nas vendas e no atendimento de caixa e a formação de grandes filas. Antes, o tempo dispensado pelos clientes para a realização das suas compras era enorme e, em datas especiais, como o natal e o dia das crianças, o problema se potencializava.


 
         

O Bematech Varejo possibilitou a instalação de PDVs com o TEF integrado dentro do próprio software, como também de terminais para que os vendedores fizessem a pré-venda e simplificassem o momento da compra. Com este adiantamento, o cliente se dirige ao caixa somente para realizar o pagamento. Assim, o tempo de atendimento diminuiu consideravelmente e as filas foram praticamente anuladas. 

Patrícia Dale, sócia-diretora da Planeta, ressalta a evolução do seu desempenho: “Com a Bematech eu melhorei muito a minha frente de loja. O TEF integrado dentro do Bematech Varejo trouxe velocidade e as lojas ficaram bem mais rápidas. Ganhamos muito em  performance.”

Para que os consumidores tivessem acesso às melhores ofertas, a organização desenvolveu, com total suporte do Bematech Varejo, seu cartão de fidelidade, o “Cartão Crescer”. Por meio de um simples cadastro, o cliente passou a se beneficiar com descontos e vantagens exclusivas. Tornou-se possível direcionar promoções, destacando os itens de maior interesse do cliente e fazer  um trabalho diferenciado de relacionamento.

Conjuntamente, foi desenvolvido o serviço “Lista de Presentes”. Funciona nos mesmos moldes das conhecidas listas de casamento, permitindo que a criança escolha os presentes que gostaria de ganhar e crie, com os pais, uma relação que fica à disposição dos seus convidados em uma ou mais lojas da rede. É um incrível facilitador de compras, principalmente levando em consideração as inúmeras opções disponíveis na Planeta.

No módulo fiscal, o sistema contempla as obrigações determinadas pela Receita Federal para geração dos arquivos de Escrituração Fiscal e Contábil em formato digital (SPED) e a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

Ainda foi realizada a implementação do módulo contábil para a execução do registro, controle e acompanhamento de todos os movimentos contábeis gerados automaticamente pelas operações das lojas no Bematech Varejo dispensando importação de outros sistemas ou lançamentos manuais.

Este controle permite identificar com precisão o usuário responsável pela inclusão ou alteração de qualquer movimento contábil, bem como a data desta manutenção. O acompanhamento permite desde a emissão de relatórios de simples conferência, até a geração de relatórios de execução orçamentária por centros de custo/resultado..


Realidade Atual 

A Planeta opera com incrível agilidade e segurança. Em momentos de grande fluxo de clientes, como o dia das crianças e o natal, o atendimento se dá de forma tranquila e ordenada. É o exemplo perfeito da alta performance no varejo; viabilizada por um sistema de gestão integrado de alta qualidade.

A adesão do Bematech Varejo possibilitou um foco maior no desenvolvimento da organização, e trouxe as respostas tecnológicas que atenderam aquelas demandas. Sua administração é totalmente enxuta e centralizada. 

Além disto, sua adoção ao Sistema permitiu que a empresa pudesse seguir com seus projetos de crescimento e amplificação de mercado, pois agregou tecnologia, trazendo a estabilidade necessária para fomentar sua expansão.

“Eu acho que o Bematech Varejo é um sistema tecnicamente muito bacana. Não sou especialista, mas muitas pessoas da minha confiança afirmam pra mim que a tecnologia da Bematech é extremamente avançada, que oferece muitas possibilidades aos clientes. Então, eu, vejo que estou numa plataforma moderna e segura para desenvolver o meu negócio”, pondera Patrícia Dale. 

Atualmente a Planeta Brinquedo é a maior rede de lojas de Brinquedos do Nordeste, representando 12% do faturamento desta categoria na região. Nos últimos três anos cresceram em torno de 40%, atuando em um mercado acirrado onde seus principais clientes são homens e mulheres da faixa etária de 25 a 40 anos de idade, das classes A e B. 

Sua equipe de profissionais ultrapassa o número dos 200 funcionários, formando o grupo de colaboradores do escritório e das lojas.  




História da empresa

Exatamente um mês antes do dia das crianças, 12 de setembro de 2002, foi inaugurada a primeira loja Planeta Brinquedo, no Shopping Aldeota, em Fortaleza. Impulsionada pelo sonho e trabalho duro dos seus idealizadores, em menos de um ano, em 2003, a Planeta já estava no Shopping Del Paseo, também em Fortaleza, e no Natal Shopping, na capital do Rio Grande do Norte. 

Em 2004, chegou a Recife, no Shopping Recife, e em Aracaju, no Shopping Jardins. No mesmo ano, inaugurou a terceira filial em Fortaleza, no Shopping Iguatemi. Seguindo com o crescimento, em 2005, a Planeta começou atividades no Shopping Midway, em Natal e em 2009, no Shopping Via Sul, em Fortaleza. 

Em 2012, Fortaleza ganhou mais uma Planeta, no North Shopping e terminou o ano com a inauguração da loja do Shopping RioMar, em Recife. Em 2013, três novas lojas foram inauguradas: Pátio Dom Luís (Fortaleza); Maraíra Shopping (João Pessoa) e Shopping Parangaba (Fortaleza); totalizando o número de 12 lojas em pleno funcionamento, com previsão de mais lojas para os próximos anos.

A base do sucesso dessa que já é líder absoluta no varejo especializado em brinquedos no Nordeste é o atendimento personalizado, a variedade de produtos e preços competitivos. Em suas lojas, o cliente tem à sua disposição uma equipe de funcionários especializados e bem treinados, sempre prontos para estimular brincadeiras, proporcionar momentos especiais e felizes e realizar sonhos.