cases‎ > ‎

soferro


Perfil

http://gruposoferro.com.br/
- O Grupo Soferro  dedica-se ao comércio de materiais de construção, elétrico, hidráulico e sanitário, pisos, tintas, esquadrias, ar condicionado, presentes e utilidades domésticas. 

- Atua também na construção civil, na fabricação e moldagem de armações de ferro e lajes treliçadas, e na locação e venda de maquinário para a indústria da construção. 

- É composto por sete empresas e 206 empregados diretos, além da mão de obra sazonal empregada na Soferro Construtora Ltda. que supera o total de empregos diretos.
 
Visão do Cliente 

“Precisamos da Bematech para permitir o crescimento da Soferro e a abertura de novas lojas.” 

Regiel Borges Rufino, Diretor do Grupo e responsável pela área de TI


A empresa no mercado
Com mais de 27 anos presente no mercado piauiense, o  Grupo SOFERRO Casa e Construção tem a sua  Home Center considerada como uma das maiores do Estado do Piauí, com área de 5.000 m², comercializando materiais de construção em geral, materiais elétricos, hidráulicos e sanitários, pisos, tintas, esquadrias e sistemas de ar condicionado, presentes e utilidades domésticas, oferecendo 7.000 itens variados, expostos em instalações modernas e confortáveis, com todos os recursos para o conforto de seus clientes, e com perspectivas de expansão constante de suas atividades e da oferta de novos produtos.

Seu ramo na construção civil, a Soferro Construtora Ltda., constrói edifícios residenciais, industriais, comerciais e de serviços (inclusive de comercialização própria), executando também obras públicas, tendo atingido até o momento aproximadamente 1.000 unidades construídas.

No tocante aos insumos para a construção civil, a Soferro Lajes Treliçadas, em instalações de 6.700 m², fabrica e molda armações de ferro, lajes treliçadas, EPS para lajes e blocos de cimento estruturais, empregando maquinário de última geração, com automação orientada através da coleta de informações por sensores e concentrada no CLP (Controlador Lógico Programável), tecnologia empregada no controle de processos e de automação industrial, aliados aos mais avançados recursos de TI, sendo empresa pioneira neste segmento de serviços no Estado do Piauí.

O grupo empresarial tem sua solidez ancorada na sua tradição, confiabilidade e operacionalidade construída em décadas de evolução, sintonizada com as necessidades do mercado, sempre ampliando a oferta de serviços e produtos com qualidade comprovada, e a adoção de novas tecnologias já faz parte de sua história empresarial, o que a coloca na vanguarda do comércio e indústria nordestina.


Desafios propostos à Bematech


O Grupo Soferro estava construindo seu desenvolvimento em ritmo acelerado, e sofria entraves para a sua expansão na medida desejada em razão de suas práticas administrativas e de recursos informáticos insuficientes para atender a sua evolução.

Também se ressentiam de um controle de estoque mais apurado, assim como de um melhor controle financeiro para atender a contento a sua planificação estratégica de crescimento.

Além disto, o sistema informático até então empregado não oferecia fluxo de caixa, nem conciliação de cartão ou conciliação bancária automatizada, o que se traduzia em operações lentas e/ou com margem de insegurança nas operações.

Este panorama impulsionou o Grupo Soferro a buscar no mercado a melhor solução para superar aquela situação, e após um período de intensa procura, através de consultorias especializadas e da comparação entre as melhores empresas de software especializadas em sistemas de gestão empresarial, a proposta da Bematech foi a que melhor atendeu às expectativas da empresa.

A Bematech conquistou o Grupo Soferro  tanto pelas facilidades oferecidas pelo Bematech Varejo, organizado em módulos capazes de acompanhar e dar suporte ao crescimento do Grupo, por sua característica incremental (implantar inovações no Sistema na medida da necessidade do cliente), pela transparência das operações, onde o cliente pode acompanhar passo a passo todas as implementações solicitadas, e pela agilidade e presteza de seus instrumentos de apoio e suporte, local ou à distância, disponíveis sempre que se fizerem necessários.


Superação dos desafios


Após o levantamento da realidade da empresa, a Bematech efetuou a implantação de seu Bematech Varejo, e para isso contou com o pleno envolvimento de toda a Diretoria do Grupo Soferro e de seu corpo de funcionários. 

Foram implantados os módulos Administrativo, Financeiro, de Compras, Vendas, Solicitação de Compras/Cotação, Comissionamento, Controle de Quotas e Metas, Precificação, Estoque, Requisições e Custos, Contabilidade, Fiscal e Regulamentação, Patrimônio, Produção, Caixa, Frente de Loja, Retaguarda de Loja, Cobrança, Crédito e Risco, e também o WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Os resultados foram os melhores: o Grupo Soferro conseguiu reestruturar suas práticas de gestão, seus controles foram aperfeiçoados, todos os processos foram agilizados, conseguiu a segurança que buscava com as informações oferecidas pelo Bematech Varejo, e pode centrar-se principalmente em seu planejamento estratégico, uma vez que sua retaguarda tecnológica estava correspondendo a todas as necessidades requeridas. 

Seu centro de distribuição está operando em sua plenitude, com  todo o processo de logística de depósito empregando o WMS do Bematech Varejo, utilizando o iPod Touch para facilitar ainda mais o desenvolvimento das tarefas de entrada e saída de mercadorias e insumos, e está integrado ao Sistema, garantindo a estabilidade de todas as operações e a fidelidade das informações tratadas.

Também obteve a segurança de que os processos de controle fiscal estarão sempre atualizados com as mudanças geradas pela política fiscal do Poder Executivo, e com a gestão de estoque interligada em tempo real com todo processo de loja e retaguarda de loja, com PAF-ECF, TEF e emissão de NF-e.

O Bematech Varejo permitiu ainda o controle de venda de serviços associados, como entrega, montagem e seguro, e aportou aos processos de pré-venda a possibilidade de utilização do iPad, abarcando inclusive a possibilidade da negociação de condições de pagamento diversas, isto tudo integrado neste mesmo Sistema.

             

A realidade atual


O Grupo Soferro conseguiu o que buscava: estabilidade e segurança em suas operações, fidelidade dos dados tratados, rapidez na realização dos diversos processos que emprega, agilidade no atendimento de sua clientela, e a tranqüilidade de saber que o Bematech Varejo possibilita o respaldo para que possa concretizar seus planos de expansão comercial e geográfica.

Sua reorientação administrativa, fruto do empenho de seu grupo de funcionários e de sua Diretoria, foi impulsionada principalmente pela adoção de seu novo sistema de gestão empresarial, que deu uma resposta extremamente positiva às suas demandas, e os resultados obtidos tem possibilitado ao Grupo dedicar-se mais à implementação de seu programa estratégico de crescimento empresarial.

Dentro de breve tempo deverá inaugurar mais um grande estabelecimento comercial em Teresina para atender um mercado em constante demanda, e tem planos de expandir-se, gradativamente e com a segurança necessária, para outras unidades de negócio e para o fortalecimento de suas iniciativas empresariais, atenta que está às necessidades emanadas deste segmento em constante progressão, o da construção civil.


História da empresa

A data de 30 de setembro de 1986 marcou o início do Grupo Soferro, com o começo das atividades da Madeireira Picos Ltda., que comercializava madeira serrada, e mais tarde, também ferro para a indústria da construção civil e para utilização na metalurgia.

Com o sucesso do empreendimento, em 10 de janeiro de 1989 foi fundada a Soferro Ltda., que tinha por objetivo o comércio varejista de materiais de construção em geral, absorvendo neste processo as atividades da Madeireira Picos Ltda.

À frente de tudo, a força de vontade e capacidade de sonhar de Reginaldo Rufino Leal, conhecido carinhosamente por todos como Reginaldo Soferro.

O negócio deu tão certo que em abril de 1994 a Soferro já tinha a consciência de que a empresa viera para ficar e poderia fazer história; neste mesmo ano inicia atividades relacionadas à edificação de obras públicas, particulares, residenciais e comerciais.

Dando continuidade à sua espiral de crescimento, em 1999 ampliou a sua oferta de produtos e serviços, deixando de comercializar madeira serrada, e  ingressando definitivamente no ramo do comércio de materiais voltados à construção civil, como cimento, pisos cerâmicos, esquadrias de madeira, alumínio, PVC, tintas, produtos para instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Sempre orientado para este mercado, em 15 de março de 2000 o Grupo Soferro amplia a sua atuação no mercado da construção civil através da fundação da Soferro Construtora Ltda., com o objetivo construir edificações industriais, obras públicas, instalações comerciais e de serviços, e imóveis residenciais, inclusive de comercialização própria, alcançando um total de aproximadamente 1.000 unidades construídas.

A Soferro Construtora, que sempre esteve preocupada com a qualidade empregada em suas edificações, para aperfeiçoar suas práticas de gestão investiu e conseguiu obter o Nível B do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), instrumento do Governo Federal vinculado ao Ministério das Cidades, cujo objetivo é organizar o setor da construção civil para implementar a melhoria da qualidade do habitat e da modernização produtiva.

Com esta certificação, a Construtora Soferro garantiu assim um atestado de qualificação para as suas obras, beneficiando tanto aos seus clientes quanto uma maior profissionalização no mercado da construção civil piauiense.

Sempre com o mesmo foco, a indústria da construção civil, aliada ao seu natural pioneirismo, neste mesmo período foi criada a Soferro Lajes Treliçadas Ltda., empresa voltada à fabricação e moldagem de armações de ferro, fabricação de lajes treliçadas, EPS para lajes e blocos de cimento estruturais, empresa que veio para complementar os diversos ramos da construção civil atendidos pelo Grupo Soferro.

Para coroar sua atuação empresarial, o Grupo Soferro também tem responsabilidade social: acredita e investe nesta cultura fundamentada em valores éticos, participando de projetos locais através da ONG Moradia e Cidadania, distribuindo cestas básicas, e do Projeto Casa da Criança, proporcionando moradia a crianças desfavorecidas, entre outras iniciativas, pautando desta maneira sua crença num futuro melhor para todos.