cases‎ > ‎

sp distribuidora

Perfil

www.spcombustiveis.com.br
- Empresa distribuidora de petróleo e seus derivados, considerada uma das dez maiores do país, segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).

- Com unidades de negócio em 16 Estados, conta com 500 postos de combustíveis de sua bandeira e carteira com 1.200 clientes diretos.

- Possui frota de 130 veículos pesados e dotados de tecnologia de ponta, a partir de 14 bases de abastecimento nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte.

- Sua meta de crescimento para os próximos cinco anos é atingir 2% do mercado nacional.

Visão do Cliente

“Temos orgulho de estarmos entre as dez maiores distribuidoras do país, sendo referência de qualidade, logística e atendimento. Para os próximos anos, temos a missão de continuarmos empenhados no crescimento da empresa, e claro, no desenvolvimento de nosso setor” 

Aldonso Palácio Júnior, Diretor da SP Combustíveis.



A empresa no mercado

O setor de combustíveis no Brasil experimentou um crescimento contínuo de 20 % somente nos últimos cinco anos e tem previsão de expansão até o ano de 2013 da ordem de 3,6 %, o que, somente no ano de 2011 representou um faturamento de R$ 223,1 bilhões e R$ 67,3 bilhões em impostos federais e estaduais, respondendo também pela geração de 500 mil empregos (dados da ANP).

Com a ampliação da frota de veículos no país em escala ascendente, desenha-se um mercado cada vez mais favorável à ampliação e solidificação da SP Combustíveis, pois a demanda estará em progressão acelerada e a empresa encontra-se ajustada para enfrentar este desafio, seja do ponto de vista tecnológico ou operacional.

A SP Combustíveis encontra-se instalada em 16 estados brasileiros, atendendo a quase totalidade das Regiões Norte e Nordeste do país e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, através de seus mais de 500 postos de combustível com sua bandeira, além de aproximadamente 1.200 clientes diretos.

                                                                Leia mais



Desafios propostos à Bematech


No ano de 2003 a SP Combustíveis empregava um sistema desenvolvido por uma empresa de tecnologia para atender as suas necessidades básicas, porém a SP estava em processo de ascensão no mercado e pretendia agir de forma mais agressiva no território nacional.

Ela constatou que para atender a estas novas demandas, decorrentes deste direcionamento estratégico, o sistema que empregava até então era insuficiente para dar suporte a novas iniciativas.

A SP Combustíveis contratou então uma consultoria externa a fim de realizar estudos de aderência deste sistema, para então selecionar o melhor software disponível no mercado com a intenção de atender tanto as demandas já existentes, quanto as demandas futuras necessárias à sua expansão de negócios.

Esta consultoria realizou contato com as maiores software house nacionais e internacionais, e desta pesquisa resultaram empresas que tinham seu foco de negócio no desenvolvimento de softwares específicos para distribuidoras de combustíveis, e outras de atuação diversificada no mercado, mas que possuíam em seu portfólio softwares específicos para este segmento; ao final, restaram três empresas selecionadas: a Totvs S/A, a SAP e a Bematech.

Após nova rodada seletiva, duas empresas participaram da decisão final: a Bematech e a SAP, com o destaque para esta última, que atendia grandes distribuidoras de combustíveis, como a Shell e a BR Distribuidora.

Entretanto, a Bematech demonstrou que, naquele momento, o Bematech ERP era tecnologicamente mais atual, mais versátil e maleável e com capacidade para atender todas as especificidades da SP Combustíveis; enfim, reunia o que ela buscava no mercado para torná-la competitiva.




Superação dos desafios


Na exata medida em que a SP Combustíveis foi se expandindo de acordo com sua planificação, o Bematech ERP foi se adaptando às exigências de cada momento da empresa e incorporando novas facilidades, recursos e melhorias para atender a estas demandas crescentes, resultantes de sua evolução.

O Bematech ERP otimizou as rotinas de trabalho da empresa, seus processos de faturamento, processos contábeis e outras atividades que foram gradativamente sendo atendidas.

Isto gerou um ciclo virtuoso em que os processos aplicados aperfeiçoavam as práticas negociais da SP Combustíveis e davam lastro à sua evolução, e esta, por sua vez, criava o impulso para novas demandas, que, atendidas, eram instrumentos de melhoria de seus controles e recursos, o que liberava a empresa para centrar-se ainda mais no desenvolvimento de seu negócio e menos tempo dedicado às atividades meio.

Desde então, tudo tem sido feito de forma integrada, harmônica, abrangendo toda a parte financeira, faturamento, liberação de créditos, controle efetivo dos produtos armazenados nas bases de distribuição, bem como produtos adquiridos e que ainda estão em poder de terceiros (compras de remessas futuras).

Também foram atendidas as demandas quanto à liquidação de títulos a pagar de forma agrupada, EDI (Eletronic Data Interchange, ou troca eletrônica de dados) de cobrança, controle de estoque, simulação de leilões de combustível, liberação de crédito automático baseado em saldo na conta corrente, liberação automática de pedidos de vendas baseados em regras comerciais pré estabelecidas e baseadas no perfil do cliente, entre outras facilidades.




A realidade atual

A adoção do Bematech ERP pela SP Combustíveis possibilitou que ela pudesse concentrar-se mais no desenvolvimento de seu negócio, e trouxe as soluções tecnológicas de ponta que atenderam as suas demandas naquele momento histórico.

Ao longo do tempo desta parceria, a SP Combustíveis vem renovando constantemente suas solicitações de novos produtos, serviços e facilidades, o que tem impulsionado a Bematech em busca de soluções à medida para estas demandas.

As características próprias do Bematech ERP, principalmente a sua plasticidade, ou capacidade de adaptação do sistema para atendimento das necessidades de cada cliente em particular, foi um dos fatores de destaque para a SP Combustíveis.

Além de satisfeitas as suas principais demandas, a SP Combustíveis vêm utilizando-se da velocidade do Bematech ERP e de sua tecnologia WEB agregada, o que permite o acesso a este sistema sem limitações geográficas.



História da empresa


Aldonso Palácio de Oliveira e José Azevedo Sobral eram funcionários da Shell Brasil em Fortaleza, onde se conheceram e tornaram-se amigos.

Dividiam moradia em repúblicas e imaginavam um melhor futuro à custa de boas idéias e empreendedorismo, sacrifícios pessoais e vontade férrea de vencer.

No princípio, vendiam tambores vazios de óleo e estopa para postos de combustíveis, levando pessoalmente as mercadorias ao seu destino, dando início à sua rede de contatos e formando sua clientela própria.

O negócio prosperou tanto que os levou a constituírem uma empresa no mercado de revenda de óleos lubrificantes: fundaram em 1961 a Sobral & Palácio Petróleo Ltda. que comercializava estes e outros produtos de todas as companhias distribuidoras.

A expansão foi marcada pela inauguração do primeiro posto de gasolina da empresa em 1964, no local onde até hoje se situa a sua sede, na Avenida 13 de Maio com Avenida Aguanambi, em Fortaleza.