cases‎ > ‎sucobras‎ > ‎

superação dos desafios

Com a implantação do Bematech ERP nas suas principais unidades, permitindo a automatização de todo o ciclo desde a produção até a expedição, a empresa otimizou todos os seus processos de produção, armazenamento, distribuição, custos, área contábil e fiscal.

O fechamento contábil, que era uma das necessidades da empresa em sua busca por um ERP, agora é concluído com facilidade e segurança, poucos dias após encerrado o mês.

O Bematech ERP permitiu a integração total das unidades do grupo Sucobrás, localizadas em servidores distintos e fisicamente distantes, permitindo total controle de estoque, da logística e das finanças, através de um único processo.

Este sistema também atendeu uma das principais demandas da Sucos do Brasil S/A, que é o controle de estoque com total rastreabilidade, inclusive da matéria prima, vinculando cada insumo empregado com os lotes de produtos que saem da fábrica.

Isso é fundamental, pois em se tratando de material perecível, caso sejam detectadas ocorrências de produto com qualidade indevida, facilmente se poderá realizar um recall de todo o lote elaborado com a matéria prima que ocasionou o problema.

Este rígido controle de rastreablidade por lote e validade dos seus produtos, que identifica a localização exata do produto em todas as etapas de sua elaboração, armazenamento e expedição, além do aspecto do controle sanitário, é exigência fundamental para abrir as portas do mercado externo, principalmente Europa e America do Norte, e a certificação de origem emitida pelos órgãos de controle destes países garantem o respeito às suas normas internas de saúde pública e a tranqüilidade do mercado consumidor.  


                  


Segundo Eugênio Figueiredo, diretor industrial da Sucos do Brasil S/A, a idéia que estará sendo implantada em breve, é possibilitar que o consumidor final, de posse do código de barras/chave de rastreamento impresso na embalagem dos produtos, tenha uma visão clara das origens do que está sendo consumido, desde o plantio da matéria prima (onde, quando, insumos empregados, etc..) até o trajeto que empregou para chegar ao distribuidor, o comerciante e o consumidor final.

A natureza dos produtos da Sucos do Brasil S/A é tão singular que foram realizadas várias melhorias no Bematech ERP (customização), pois tanto a matéria prima como seus derivados possuem prazo de validade, o que requer um cuidado sem tamanho no manuseio do estoque.

Por isso, para retirar um lote do depósito o funcionário verifica pelo sistema qual lote deve ser manuseado, pois nestes casos em particular devem ser sempre utilizados os lotes com maior tempo de armazenagem.

Este procedimento é conhecido como FEFO (First-Expire, First-Out, ou o primeiro que vence é o primeiro que sai); entretanto, para outras linhas de produtos/insumos, a empresa também tem a possibilidade de empregar o sistema FIFO (First-In, First Out, ou o primeiro que entra é o primeiro que sai), pois ambos estão disponíveis para utilização.

Aperfeiçoando ainda mais o que já estava em operação e atendendo a uma das demandas do cliente, o controle de internação, separação e transferência de mercadorias, realizado através de coletores de dados, foi totalmente customizado, e desde então os operadores das onduladeiras realizam o procedimento sem necessidade de mapas de internação, separação ou transferência impressos, aportando economia e redução da margem de equívocos gerados pela intervenção humana.

Outro aspecto que se desenvolveu foi a agilidade das etapas entre a venda e sua distribuição: utilizando aparelhos de telefone celular com sistema operacional PalmOS, o vendedor registra o cadastro do cliente e os pedidos, disponibilizando os dados para atendimento imediato pela área comercial, aprovação de crédito, faturamento e distribuição da empresa.

O vendedor registra o pedido e, no mesmo dia, dependendo do horário da solicitação, a mercadoria sai da fábrica, independente da origem geográfica do pedido; o tempo de atendimento foi reduzido ao máximo e não há margem de erro na transmissão da informações.

 Além disso, também foi desenvolvido o controle de contratação de fretes, agilizando o processo logístico e reduzindo custos, fechando mais um circulo virtuoso que tem por objetivo impulsionar cada vez mais a empresa rumo ao progresso constante.

Para finalizar, todo o processo é controlado pelo Bematech ERP, que então emite as notas fiscais devidas de retorno para a Sucos do Brasil S/A, e de venda para o cliente, com a segurança na qualidade, integridade e trâmite das informações empregadas.