Nossa metodologia de desenvolvimento de sistemas, baseada nos fundamentos do Scrum, é caracterizada pela flexibilidade, foco em resultados e diminuição da burocracia. (Para saber mais sobre essa metodologia, acesse o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum).
 
Para maior transparência, todos nossos serviços são apontados em uma ferramenta eletrônica de controle (Ferramenta Scrum), aberta para acompanhamento on-line diretamente por todos os interessados, com inúmeros indicadores de qualidade. Assim, o cliente pode acompanhar o andamento de seus projetos em tempo real de atendimento.
 
Trabalhamos com levantamentos de demandas, previamente analisadas e estimadas, que serão ou não realizadas, conforme negociações mensais com a direção da empresa cliente. Desta forma, estabelecemos um fluxo contínuo de análise da relação “investimento X retorno”, acompanhando a dinamicidade dos negócios do cliente.


Metodologia

A metodologia ágil SCRUM, utilizada na Bematech, é definida através de processos que são voltados para desenvolvimento de programas de computador (software) caracterizados pela flexibilidade, foco em resultados e diminuição da burocracia. Essa metodologia pode ser utilizada em projetos de curta, média ou longa duração.

Trabalhamos com várias equipes pequenas (times) e interações curtas de 30 dias (sprints), que têm como objetivo a execução de uma série de atividades (requisitos), garantindo assim, que o cliente já possa beneficiar-se do software Bematech ERP, através de entregas contínuas.

Cada sprint sempre começa no dia 15 de um mês e finaliza no dia 14 do mês seguinte.

No SCRUM, o projeto se inicia com uma visão geral do que será desenvolvido. Nesse momento, profissionais dos times entram em contato com os usuários-chave do cliente, visando relacionar todas as atuais necessidades de cada setor da organização envolvido com o projeto. As necessidades identificadas são registradas em uma ferramenta própria de gestão de projetos denominada Scrum, gerando assim uma visão inicial dos requisitos do projeto (backlog), que serão devidamente analisados pelos profissionais dos times envolvidos.

Num segundo momento, é realizada a análise de aderência dos requisitos identificados como necessidade do projeto do cliente. Através de pareceres explicativos, as informações relacionadas ao desenvolvimento ou customização são evidenciadas. Uma estimativa de tempo para a realização de cada atividade também é informada. A representação consolidada de todas as necessidades identificadas nessa fase é apresentada ao cliente, que poderá priorizar o atendimento de um requisito quando julgá-lo importante ao seu negócio, ou até mesmo descartá-lo.

Ao final de cada sprint, os requisitos alocados são entregues ao cliente e uma nova lista priorizada de requisitos é definida, dando início ao ciclo de atendimento no sprint seguinte.

Os benefícios de nossa metodologia são:
  • Possibilidade de reavaliação do planejamento em curtos espaços de tempo, sendo possível fazer ajustes detectados durante o processo, mantendo o foco na entrega do maior valor ao negócio, no menor tempo possível;
  • Acordos com o usuário sobre o que o sistema deve fazer, proporcionando melhor entendimento dos requisitos a serem desenvolvidos;
  • Rápida percepção da tomada de ações necessárias, aumentando as chances de satisfação do cliente;
  • Interação constante e transparente com o cliente através de apontamentos (em tempo real) nos requisitos;
  • Delimitação do escopo do projeto, dando maior atenção às necessidades imediatas identificadas pelos clientes;
  • Permitir, através do Scrum, que o cliente possa gerenciar os projetos através do acompanhamento do atendimento realizado pelos profissionais, avaliando continuamente o desempenho, qualidade das entregas realizadas e análise financeira.


Pesquisa & Desenvolvimento | INOVAÇÃO

A inovação tecnológica está no DNA da Bematech e a cooperação da nossa empresa com as instituições de ensino e pesquisa nos é encarada como fundamental, pois a partir desta, existe uma troca, um complemento de finalidades, onde idéias são estimuladas e aperfeiçoadas num processo de desenvolvimento da inovação e difusão tecnológica. 

Prova disto é o nosso destaque em relação à TI e o recebimento de diversos aportes financeiros através de projetos de subvenção da FINEP, FUNCAP e MCT/CNPq/RHAE, num reflexo ao trabalho feito pelo Núcleo de Apoio a Inovação - NAI, uma iniciativa da Bematech para buscar projetos inovadores com o objetivo de oferecer a melhor tecnologia para seus clientes. 

  • Sobre aspectos tecnológicos, ao monitorarmos todas as tecnologias e tendências, buscamos manter o foco no que trará maior benefício à solução de nossos clientes, deixando de lado modismos e em muitos casos, rompendo com a fila de seguidores que optam cegamente por plataformas tecnológicas ditadas por grandes players de mercado.
  • Algumas escolhas tecnológicas que realizamos no passado, registram este nosso comportamento:
    • 1997 - Sistema todo em três camadas: Cliente, Servidor de Aplicativos e Servidor de Banco de dados relacional, operando sobre TCP/IP. A internet estava surgindo e a já hospedávamos as bases de 15 clientes em nossa estrutura utilizando a tecnologia ISDN para transmissão de dados.
    • 1998 - Tivemos nosso primeiro cliente de varejo a informatizar todos os processos de loja, inclusive PDV, com interface WEB (ainda não framework), consultas com tecnologia WAP em celular, tudo funcionando integrado em tempo real End-to-End.
    • 2000 em diante, várias inovações: Utilização de interfaces Web sem necessidades de plugins; Utilizando conceitos inovadores como comunicação assíncrona e sem recarga de páginas a cada interação do usuário, muito antes de batizarem esta técnica com o nome AJAX;
      • Distribuição de processamento, através de vários servidores web distribuídos por filiais remotas;
      • Comunicação através de protocolo próprio encriptado e com grande grau de compressão sobre Sockets TCP/IP, para comunicação entre vários servidores Web HTTP;
      • Replicação de informações cadastrais entre várias localidades, diminuindo o acesso a um banco de dados central, e aumentando o desempenho aos usuários;
      • Desenvolvimento de uma camada de abstração de interfaces, que permite alta produtividade aos desenvolvedores, pois encapsula modelos de processos e interações com usuários em uma camada de alto nível (grades, relatórios, objetos de gestão, fontes de dados...);
  • Fora a tecnologia de base, existe uma visão de centralização de responsabilidades do sistema, em objetos de gestão, que são responsáveis pela manutenção da integridade entre todas as operações realizadas através das mais variadas interfaces disponíveis aos usuários finais. Isto traz maior robustez a solução, e a certeza de que todo o banco de dados está alimentado com regras únicas, definidas por tabelas de parametrização do sistema. Não importando se um usuário está acessando o sistema por um dispositivo móvel, um terminal de caixa, ou uma interface de vendas para atacado, ou telemarketing, ou ainda um website para canal de vendas diretas: sempre a operação está mantida íntegra pelos objetos de gestão.
  • Já para o modelo de consultas aos dados, temos conceito similar, através das "fontes de dados", que são consultas/queries pré-configurados aos bancos de dados, que possuem conhecimento especializado de como acessar as informações do banco de dados, e trazê-los também de forma íntegra. Isto diminui o risco de desenvolvedores distintos criarem relatórios onde seus parâmetros de filtro tragam erradamente informações díspares, causando confusão aos usuários.
  • O modelo de dados utilizados em nosso sistema de gestão, traz aos bancos de dados relacionais conceitos de "Orientação a Objetos", onde todos os registros de todas as tabelas possuem referência a uma "Classe" organizada hierarquicamente como uma "Árvore". As definições de estrutura de campos, acessos, permissões de usuários, são todas definidas via herança, trazendo enorme simplificação às configurações, bem como diminuindo esforços de replicações de definições, pois toda classe filha, herda propriedades automaticamente de suas "mães".
  • Desafiando o senso comum de que sistemas de gestão são muito pesados, de difícil adaptação a novas realidades, e possuem ciclos de desenvolvimento longos; a BEMATECH enxerga que é fundamental a liberação incremental de melhorias ao seu sistema, e realizar atualizações mensais que trazem benefícios contínuos a seus clientes, minimizando impactos de grandes upgrades realizados semestralmente/anualmente ou em prazos ainda maiores.
"O cliente acompanha, de forma transparente, o andamento de seus projetos, em tempo real"

















"A metodologia  é caracterizada pela flexibilidade, foco em resultados e diminuição da burocracia"






















"A inovação tecnológica está em nosso DNA”