contato‎ > 
faq

Perguntas frequentes relacionadas aos módulos do software Bematech ERP estão respondidas nas páginas correspondentes de cada módulo.


O que é ERP?

ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
O Objetivo de um Sistema ERP é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio. Construídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.
O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara. 
Para saber mais, clique aqui


Quais são os objetivos e os benefícios da implantação do software Bematech ERP?

A implantação do nosso software gera, na grande maioria das vezes: a automatização de tarefas manuais; otimização de processos; controle sobre as operações da empresa; disponibilidade imediata de informações seguras; redução de custos; redução dos riscos da atividade empresarial; obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa. Gerando assim um aumento na eficiência do uso da capacidade instalada; blindagem contra fraudes e furtos; redução de erros; eliminação de retrabalho; maior proximidade e conhecimento sobre o histórico dos clientes; informação precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operações da empresa; padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade; redução de despesas administrativas, gerais e de vendas; queda nos custos de estoque; redução em custos de materiais; redução do ciclo de venda; redução do lead time de produção e entrega; diminuição de impressão em papel; eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas; controle sobre processos de negócios que envolvem diferentes departamentos; segurança da informação através da definição de permissões de acesso e log de alterações; facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns; favorece o desenvolvimento, a implantação e utilização de SGQs (Sistemas de Gestão da Qualidade) e adequação à normas como ISO e outras. 


Como é realizada a implantação do software Bematech ERP?

A Bematech  atende a um vasto leque de aplicações e processos empresariais.
Existem três atividades que são executadas na implantação: Consultoria, Customização e Treinamento.
O tempo necessário para implementar o software Bematech ERP depende do tamanho do negócio, do número de módulos, da extensão da customização e da disponibilidade de todos os setores da empresa durante a implantação.
O nosso software é modular, podendo ser dividido em várias fases, conforme a demanda da empresa no momento. 


O software Bematech ERP estão prontos ou será necessário customizar muito para adequá-los ao meu negócio?

O nosso software está pronto. Dependendo do grau de organização que a empresa tem, podemos implantar imediatamente o que já existe, e as melhorias (customizações) podem ser implantadas em um segundo momento. Também deve ser levado em consideração como a equipe do cliente irá aceitar a nossa solução. 


Como é a configuração do software Bematech ERP?

Configurar o nosso software é fundamentalmente uma questão de equilibrar a maneira que sua empresa requer que o ERP funcione e o alcance que a flexibilidade do sistema permite. O primeiro passo é decidir quais módulos serão utilizados; em seguida, adaptar o sistema para atingir o melhor ajuste possível aos processos da empresa, ou desenhar processos eficientes dentro das melhores práticas de negócio.
Alguns módulos básicos são necessários à todas as empresas que implantam sistemas corporativos; outros, porém, não são necessários para algumas empresas e, portanto, não são habilitados.
De um modo geral, um maior número de módulos à serem implantados trará maiores benefícios pela integração das informações, mas também aumentará o investimento e a profundidade das mudanças envolvidas. 


A Bematech oferece consultoria?

Sim. A visão inovadora, na qual se baseia nosso sistema de gestão empresarial, é ampliada também para sua prestação de serviços. Oferecemos consultoria, desenvolvimento e hospedagem de dados, que são atividades especializadas. A consultoria prestada pela Bematech é feita na forma de levantamentos das necessidades dos clientes, treinamentos, implantação e suporte, sempre relacionada aos módulos de nosso software Bematech ERP. A consultoria também é responsável pela análise dos processos dos clientes, a fim de verificar a aderência dos softwares às necessidades levantadas.
Possuímos, em nosso quadro funcional, profissionais capacitados para realizar o desenvolvimento de processos específicos para atendimento das necessidades dos clientes. Além disso, os desenvolvedores oferecem serviços de suporte sempre e quando necessários. 


Quais são os custos da implantação do software Bematech ERP?

Os custos da implantação do software varia conforme o número de licenças, o número de módulos que serão implantados, a complexidade das operações da empresa e a quantidade de horas de treinamento dos usuários no sistema.
É preciso conhecer em mais detalhes a realidade de cada empresa. É importante que nossa área técnica faça uma avaliação. Nosso valor é proporcional a qualidade do nosso atendimento, dos serviços que oferecemos e da tecnologia agregada ao sistema.  O software ajuda a sua empresa a crescer. O importante é que nós possamos ajudá-lo a ter as informações corretas no tempo certo para tomada de decisões estratégicas. Todo investimento é caro se não houver retorno. 


Como é a atualização do Sistema ERP?

A Bematech utiliza uma metodologia inovadora de atualização de seu sistema, garantindo que seus clientes estejam usufruindo das mais recentes novidades e melhorias liberadas mensalmente, além de trazer elevado grau de estabilidade com a correção diária e automática de defeitos.
O software é evolutivo, para que, além de suprir as necessidades presentes de sua  empresa, esteja atualizado para atender às novas demandas e ao crescimento do seu negócio.
Portanto, o software  atende às necessidades que surjam da evolução natural da atividade empresarial e também introduz a possibilidade de utilizar recursos até então inexistentes, agregando valor ao negócio. 
Para saber mais, clique aqui 


Qual a relação entre o software Bematech ERP e a segurança das informações?

A segurança das informações é garantida através de restrições definidas nas senhas de seus usuários, e da classificação de tipos de operações e movimentos, buscando eliminar erros humanos não intencionais e evitando alterações intencionais lesivas à empresa. Os limites de acesso são amplamente configurados, e definirão os processos, campos e níveis de acesso aos dados (visão, alteração, configuração, aprovação) de cada usuário ou grupo de usuários.
Para saber mais sobre Política de Segurança, clique aqui, 
e sobre permissõesclique aqui também.


O que é cloud computing ou computação em nuvem?

Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independentemente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet, com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. 
Para saber mais, clique aqui.


Meus dados estão seguros com o software Bematech ERP? Onde eles ficam armazenados?

Sim, estão seguros. Eles ficam armazenados em Data Centers de classe mundial e com bancos de dados dedicados e de acesso exclusivo à nossa equipe de manutenção de bases. 


Qual a linguagem do software Bematech ERP?

A principal linguagem de programação utilizada na nossa plataforma é o JavaScript. O domínio desta linguagem é o principal pré-requisito para o entendimento e o bom uso das tecnologias.
Também fazemos uso intenso de consultas ao banco de dados utilizando a linguagem SQL, portanto, também é importante o domínio desta linguagem. 
Para saber mais, clique aqui.


Quais módulos englobam o software Bematech ERP?

São aproximadamente 30 módulos, os quais você poderá ter acesso com informações mais detalhadas de cada um deles acessando o link: http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos

É importante observar que todos os módulos do software Bematech ERP possuem integração total on-line e foram estruturados para proporcionar ampla flexibilidade de configuração e expansão. Possuem poderosos conceitos de hierarquia de dados, geração de relatórios e visualizações, além de consolidação e integração de regras de negócios em objetos de gestão que permeiam todo o sistema. A cada novo projeto de cliente, realizamos a melhoria contínua das estruturas de base dos módulos, aumentando suas funcionalidades, capacidade, desempenho e flexibilidade, beneficiando assim, os demais clientes da Bematech, conforme realizam atualizações de versão. 


É possível a migração/integração das informações contidas na base de dados dos clientes para o software Bematech ERP?

Sim, é possível realizar a migração destes dados. A nossa área técnica deverá realizar um estudo mais aprofundado para tal, mas é muito normal a importação dos dados cadastrais (ex.: clientes, fornecedores, produtos, materiais, plano de contas contábil) e, quando necessário, de dados históricos (ex.: vendas, títulos, contabilidade). 

Como são desenvolvidos os módulos do software Bematech ERP?

Quem desenvolve os módulos para compor o sistema são as equipes de desenvolvedores, consultores (de desenvolvimento e de suporte) e arquitetos de software, que na Bematech são conhecidos como times. Cada time é responsável por um módulo. Os nossos times têm auto gestão, são profissionais qualificados e que entendem do negócio.


Qual o banco de dados do software Bematech ERP ?

Para saber quais as configurações recomendadas para utilizar o software Bematech ERP, clique aqui.


Em qual Data Center o software Bematech ERP é hospedado? Quais são os serviços agregados à hospedagem?

O nosso software é hospedado em Data Centers localizados em SP e nos EUA, obedecendo aos mais modernos padrões mundiais de tecnologia.
Os serviços de hospedagem oferecem monitoramento 24 horas todos os dias da semana, distintos níveis de backup, licenciamento do sistema operacional e de banco de dados e integração com serviços TEF.
Também oferece como serviços agregados à hospedagem um hardware moderno, com utilização de tecnologia de ponta e ram abundante, energia redundante, ou seja, com suporte de vários pontos de acesso à fontes energéticas, ou se necessário, suporte de geradores, refrigeração adequada e proteção contra incêndio das instalações e equipamentos. 


O controle de acesso dos usuários ao software Bematech ERP ocorre por acessos simultâneos ou por usuários nomeados?

Os controle de acesso é por usuários nomeados ativos. Ou seja, usuários com login (usuário) e password (senha) válidos. Cada pessoa que irá utilizar o sistema é um usuário, portanto, deve possuir senha para utilizar o sistema e controlar todas as atividades realizadas. 


O software Bematech ERP é 100% web?

O software Bematech ERP roda totalmente através de navegadores de Internet (web browsers), sem a necessidade de plugins. Usuários de várias plataformas distintas, sejam estes colaboradores, parceiros internos ou externos, interagem com o sistema de forma transparente em Windows, Linux, MacOS X, dentre outros. Através de um inovador ambiente tecnológico próprio (framework) para desenvolvimento ágil para Web, envolvendo um servidor HTTP, um compilador JavaScript e uma tecnologia de replicação de dados cadastrais (caches de dados locais), permite alta escalabilidade junto à distribuição de processamento para empresas que possuem várias unidades espalhadas geograficamente, unindo excelente desempenho à redução da utilização de largura de banda.