contato‎ > ‎notícias‎ > ‎

A segurança da informação e os seus benefícios.

postado em 12 de jul de 2011 05:54 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 11 de set de 2013 13:14 por Usuário desconhecido ]
Em plena expansão, o mercado tecnológico vem se mostrando cada vez mais atraente devido as constantes mudanças ligadas à informatização, sendo difícil imaginar uma empresa ou organização, que não tenha um sistema de gestão empresarial, pelo menos, de estoque e fluxo de caixa.
 
Quando falamos em segurança da informação, quase sempre ligamos o sentido à tecnologia, mas na verdade, a segurança da informação sempre existiu, mesmo antes dos computadores. O termo significa a guarda de documentos ou informações importantes para determinada pessoa ou empresa, e não precisa, necessariamente, serem guardadas em computador.

No entanto, estar conectado à web é tendência mundial, e por isso as empresas desenvolvedoras de sistemas têm prometido softwares cada vez mais integrados com o mundo virtual, principalmente hoje, com o surgimento dos smartphones e tablets. Assim, é praticamente inimaginável uma empresa que não guarde suas informações em bancos de dados informatizados.

As funcionalidades da Tecnologia da Informação ultrapassam as expectativas, como é o caso da Cloud Computing, ou computação em nuvens, que significa manter seu sistema e banco de dados em ambiente externo, ou seja, como o sistema está instalado na nuvem, você pode acessá-lo de qualquer computador, sem a necessidade de qualquer software instalado.

Se o cliente não precisa ter qualquer ferramenta instalada em seu computador para acessar o sistema, qualquer pessoa também pode fazê-lo, em tese, bastando para isso ter um login e uma chave de acesso. Se o nível de segurança da nuvem não for muito elevado, é possível que um bom hacker possa quebrar o bloqueio da senha e ganhar acesso, o que seria desastroso.

Da mesma forma que a internet se torna cada vez mais importante e mais utilizada para os negócios, surgem os criminosos virtuais, especializados em linguagem de programação e com grande poder ofensivo, conforme já têm provado. As práticas maldosas de internet vão desde softwares simples, que causam pequenos estragos, até os trojans, que são programas espiões, que concedem total acesso da máquina infectada a quem possua o programa cliente, por isso são também chamados de cavalo de troia.

Ao contratar um sistema de gestão, na maioria dos casos se procura funcionalidades que lhe traga comodidade, e por isso, sempre se opta por um sistema com acesso web, ainda que utilize servidor próprio. Um investimento em informática demanda altos custos e tempo, e é por isso que a segurança deve estar presente em todas as etapas desde a negociação até a implantação.

Não é suficiente possuir mega servidores, com uma conexão de banda larga dedicada, em fibra ótica, pois toda esta tecnologia sem a devida segurança somente facilita o ataque, propiciando ao criminoso o ambiente ideal para trabalhar. É preciso que haja também um nível de segurança elevado, visando todas as possibilidades de ataques e sempre buscando pontos fracos na estrutura de segurança.

A UNUM, empresa desenvolvedora de software ERP, conta com tecnologia de ponta no quesito segurança. Para seus diretores, o investimento em segurança é algo que vem antes do desenvolvimento, pois não adianta inovar em funcionalidades para o seu sistema se não tiver como garantir a segurança das informações do seu cliente.

As invasões de sistema, vazamentos de informações, e outros danos, não são ocasionados somente por falhas no sistema, existe também a parcela de culpa da má operação ou operação desidiosa por parte dos funcionários, por isso, o investimento em segurança da informação não se resume em comprar equipamentos e softwares de segurança caros, mas inclui treinamento pessoal.

Os desenvolvedores e operadores da UNUM passam por programas de treinamento e reciclagem constantes, pois a empresa entende que sua responsabilidade é dobrada, não só como desenvolvedora, mas nos casos de hospedagem, como guardiã do cérebro do negócio.