contato‎ > ‎notícias‎ > ‎

Leveza e acesso remoto: computação em nuvem garante acesso ágil e integridade da informação

postado em 6 de jan de 2011 05:29 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 11 de set de 2013 13:31 por Usuário desconhecido ]
O mundo vive um momento onde o principal capital não é palpável: a chamada era da informação. Tal contexto exige das organizações uma gestão cada vez mais eficiente e ágil, que pode sempre ser facilitada com o uso recursos por tecnológicos que mantenham todos os dados de seu negócio à mão, online. Na rotina corporativa – cheia de idas e vindas, viagens e reuniões – a logística de carregar grandes volumes de informação, que precisa estar em dia, não combina com laptops pesados, pastas com planilhas impressas ou caixas de CDs e DVDs.

Para se adequar a esta realidade e atender às necessidades de agilidade e leveza, consolidou o conceitochamado cloud computing, em português “computação em nuvem”. O termo designa de processamento de dados que podem abrigar milhares de máquinas do tamanho de caixas de pizza, computadores de rede capazes de processar, cada um, milhões de processos informacionais.

A onda da computação em nuvem já gera o surgimento e crescimento de empresas prestadoras de serviços de cloud computing, serviços de implantação de ambientes de cloud e desenvolvimento de aplicativos e soluções. Além das ofertas de hardware como serviço (HaaS), software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e as tantas outras variantes de ofertas realizadas na modalidade de serviços.

Com o advento da cloud computing, tem-se dados, serviços e processamentos realizados em servidores instalados localmente (cloud privada), mas também tem aqueles localizados a milhares de quilômetros de distância (cloud pública), em países de outros continentes, por exemplo. Quer a nuvem seja privada, quer ela seja pública, os equipamentos estão conectados através de uma infraestrutura sem fio.

Baseados nas mais recentes tendências tecnológicas, sendo ela própria uma delas, a cloud computing funciona um novo paradigma da organização, seguindo o próprio padrão do cérebro humano, mantendo os dados copiados e processados em diversos pontos da ‘nuvem’ e assegurando a integridade da informação remotamente (à distância) baseada. Foi com base nestes novos princípios, superando os obstáculos do momento, que surgiu um novo nicho de mercado a ser explorado por empresas de software de gestão empresarial, como é o caso da UNUM Tecnologia e Consultoria em Informática.

Com clientes como Rabelo, Handara, Otoch, Itamaraty, Planeta Brinquedos e outros tantos com operações dispersas, a UNUM oferece um atendimento único e especializado, desenvolvendo soluções específicas para atender às necessidades de seus clientes. Além disso, oferece um sólido e moderno sistema de gestão empresarial (ERP) inteiramente web com a excelência em prestação de serviços de desenvolvimento e consultoria em empresas dos mais diversos setores - como varejo, distribuição, agronegócio, serviço, indústria (metal-mecânica, alimentação, etc.), dentre outras. A solução contém ferramentas que englobam e-commerce, Supply Chain Management, Business Intelligence (BI), Customer Relationship Management (CRM), dentre outras.

Para atender às demandas geradas pela adoção da computação em nuvem pelo mercado, a UNUM possui uma hospedagem em nuvem por meio de dois data centers de classe mundial com nível de segurança e backups constantes. “Com o sistema, o cliente se preocupa com seu negócio e não com a tecnologia, reduzindo assim, por exemplo, custos de propriedade, já que ele não precisa adquirir estrutura de servidores e softwares de sistema operacional”, destaca o presidente da UNUM, Carlos Prado Filho.

Com a adoção da cloud computing, passa a haver muito mais espaço para as tecnologias virtuais. “O modo como se adquire TI está mudando rapidamente. Empresas não querem mais se preocupar com seus ativos e, sim, usufruir do que TI pode entregar como benefício para o negócio. Os fornecedores que não se adaptarem às novas demandas e modelos de entrega, sofrerão bastante a médio e longo prazo", complementa Carlos Prado Filho.

Embora acredite na adoção e migração gradual da cloud computing, a UNUM espera crescimento expressivo para todo o ano de 2011 no Brasil. Em 2010, a empresa investiu mais de R$ 1,1 milhão no primeiro semestre somente em pesquisa e infraestrutura no Ceará e concretizou grandes negócios em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Este crescimento é impulsionado pela necessidade das empresas em investir em soluções diferenciadas de gestão empresarial. Hoje, as empresas estão buscando soluções que ofereçam muito mais que o básico. A integração de todos os processos, atendendo as obrigações legais (NF-e, SPED Fiscal, SPED Contábil, etc) e melhorias de processos de negócios, utilizando o que existe de mais moderno em tecnologia, é fundamental”, finaliza Carlos.