contato‎ > ‎notícias‎ > ‎

UNUM é vencedora do Prêmio Nacional de Inovação

postado em 24 de abr de 2013 10:35 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 11 de set de 2013 12:29 por Usuário desconhecido ]

A UNUM Tecnologia e Consultoria em Informática Ltda conquistou na noite do dia 23 de abril a maior premiação na Categoria “Gestão da Inovação”, do reconhecido e disputadíssimo Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2012, promoção da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em conjunto com o SEBRAE, com o apoio da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Desde o início deste certame, a UNUM disputou com outras 981 empresas, e após rigorosa seleção por júri composto por renomados especialistas, entrevistas e visitas às participantes, somente 38 delas estavam concorrendo à finalíssima em quatro categorias: Gestão da Inovação (uma das mais concorridas), Inovação Tecnológica, Modelo de Negócio e Agente Local de Inovação, abrangendo o setor industrial, comercial e de serviços.


Dentre as participantes premiadas na noite de ontem mereceram destaque empresas com investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento com reconhecimento internacional, como a 3M, primeiro lugar como grande empresa na mesma categoria da UNUM, e a Embraer na categoria “Projeto de Inovação Tecnológica”, também como grande empresa, alçando a UNUM ao mesmo patamar de reconhecimento por suas práticas, produtos e recursos inovadores colocados à disposição do mercado. 

Na festa de encerramento, revelação dos vencedores e entrega dos prêmios, em cerimônia acontecida em Brasília na sede da Confederação Nacional da Indústria, compareceram autoridades, representantes do Governo Federal, das entidades promotoras do evento e empresários de destaque no PIB nacional, representando o que de melhor se está produzindo no país em termos de inovação.

Dentre os convidados presentes, destacavam-se o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, seu secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Prata, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o presidente do SEBRAE nacional, Luiz Barreto, o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Élcio Aníbal de Lucca, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.

Em seu pronunciamento na cerimônia de premiação, o Ministro Raupp destacou que “... o que temos aqui é uma síntese do Brasil que queremos e que estamos construindo, um Brasil feito de empresas inovadoras – portanto, de empresas vitoriosas”, concluindo que, “se antes a busca de ganhos econômicos se dava pela produção em escala, hoje é preciso agregar valor aos produtos”.

Esta premiação marcará profundamente esta empresa desenvolvedora de software de gestão empresarial de gene cearense, mas que já expande seus negócios para boa parte do território nacional, e virá a compor o seu expressivo portfólio de distinções, como GPTW, onde foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar regional e uma das melhores a nível nacional, e o MPS BR – Nível E, onde foi a primeira empresa brasileira de software a obtê-lo em 2011.

Carlos Prado Filho, o Caito, um dos dirigentes máximos da empresa, mal disfarçava a sua emoção e seu contentamento pelo Prêmio recebido pela UNUM, principalmente porque foram observados quesitos como a originalidade e funcionalidade dos projetos inscritos e os impactos da inovação no grau de competitividade da empresa.

Mas também foram observados outros aspectos das empresas concorrentes, como o formato diferenciado na prestação de serviços aos clientes, índices de melhorias e inovações nos produtos oferecidos ao mercado, a redução dos custos obtidos e o aumento da produtividade.

Tudo isto para sensibilizar e mobilizar as empresas para a valorização dos produtos, processos e serviços inovadores, com o propósito de alavancar os níveis de competitividade nacional.

“No caso da UNUM, este reconhecimento veio tanto dos resultados obtidos pela busca constante da inovação em nossa empresa, de nosso modelo de gestão participativa e transparente, quanto de uma ferramenta de gestão de projetos que criamos, denominado Scrum UNUM, que permite orientar os usuários de seu Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o Sistema UNUM, no acompanhamento em tempo real dos projetos em desenvolvimento, e vem de encontro à nossa missão de prover soluções inovadoras de gestão e estarmos sempre comprometidos com o sucesso de todos os nossos clientes”.

Continuando, Caito ressaltou que “este é apenas mais um degrau em nossa intenção de conseguir firmar-nos como uma das maiores e melhores empresas provedoras de soluções de gestão para o mercado brasileiro, num mercado cada vez mais profissional e ávido por instrumentos que possam impulsionar o progresso e o desenvolvimento de suas empresas”, concluiu sorridente.

A edição do ano de 2012 do Prêmio Nacional de Inovação premiou 12 empresas de sete estados brasileiros, sendo a UNUM, única empresa cearense a recebê-lo entre todas as que estavam concorrendo em todas as categorias.

E assim encerrou-se uma noite de festa para empresas que acreditam no potencial da inovação e da criatividade brasileiras para posicionar o Brasil no rol das nações mais desenvolvidas do concerto internacional.