software‎ > ‎módulos‎ > ‎administrador‎ > ‎artigos‎ > ‎

Configurações de Aparência e Personalização

Introdução

O Sistema Bematech ERP permite a personalização de sua aparência de acordo com o Grupo, Usuário ou Navegador que está sendo utilizado.

Verifique os cadastros disponíveis em Ir para > Admin > Aparência e Personalização, conforme mostra a figura abaixo:


Cadastro de Ambientes

Através desse cadastro é possível configurar:
  • O título das páginas através da variável "Título usuário autenticado". Esse é o título que será exibido após a realização do login pelo usuário.
  • A disposição e as ações realizadas pelos botões da barra de botões através da grade "Itens da barra de botões".

Cadastro de Telas de Login

Através desse cadastro é possível configurar:
  • O título da página inicial através da variável "Título usuário não autenticado". Esse é o título que será exibido antes do login do  usuário.
  • O diretório (classe do Sistema Bematech ERP) onde encontram-se os arquivos CSS necessários para a exibição da tela de login.

Cadastro de Temas

Através desse cadastro é possível configurar:
  • O diretório (classe do Sistema Bematech ERP) onde encontram-se os arquivos CSS necessários para a exibição dos layouts e processos.
  • O tema base que está sendo herdado. Essa variável permite que se crie, por exemplo, um tema semelhante a um já existente, com cores ou fontes diferentes. Essa funcionalidade evita a duplicação completa de um tema em caso de ajustes pontuais.
A criação de um tema é uma tarefa que requer conhecimentos de desenvolvimento. Por exemplo, para alterar o comportamento dos relatórios de destacarem a linha corrente, deve ser criado um tema cujo arquivo simpleLayout.css altere o CSS das classes .sl-r-odd-hover e .sl-r-even-hover. Esse tipo de configuração não deve ser realizado por um desenvolvedor sem experiência com desenvolvimento Web.



Cadastro de Navegadores

O cadastro de Navegadores possui 3 grades detalhe, que permitem vincular temas, ambientes e telas de login a cada registro.

É possível, para cada navegador de Internet (browser), configurar uma aparência diferenciada. Por exemplo, foi criado um tema e ambiente específicos para serem utilizados quando o browser Safari estiver sendo utilizado no iPhone/iPod, dando ao sistema uma aparência otimizada para os dispositivos.

O sistema possui um navegador especial chamado "Todos" com o objetivo de permitir a configuração do tema, da tela de login e do ambiente para todos os navegadores. As configurações existentes para um navegador específico, como o iPhone/iPod, serão priorizadas em detrimento das configurações realizadas para "Todos".

Vinculação à um Grupo, Usuário ou Navegador

No caso dos Temas e Ambientes, ainda é possível realizar o vínculo por Grupo de Usuário ou Usuário. O campo prioridade irá definir qual tema ou ambiente irá prevalecer no caso de um usuário ou grupo possuir mais de um vínculo. Não é possível vincular uma Tela de Login à um grupo ou usuário, este vinculo é possível apenas com Navegadores.

Também é possível realizar os vínculos citados diretamente através das grades detalhe (Regras de utilização) existentes nos cadastros de Temas, Ambientes e Telas de Login, conforme a figura abaixo:



No exemplo acima, o tema "Verde Clássico" será utilizado:
  1. Por "Todos" os Grupos de Usuário e "Todos" os Navegadores Web;
  2. Pelo usuário "teste" quando este estiver utilizando o Navegador Web do "iPhone / iPod".