software‎ > ‎módulos‎ > ‎administrador‎ > ‎artigos‎ > ‎

Usuários especiais do Sistema Bematech ERP

Toda base instalada do Sistema UNUM possui três contas de usuário especiais, de chave negativa. São utilizadas para operações internas do sistema e algumas delas não possuem senha, não sendo possível utiliza-las para realizar o login do sistema.

Anonymous

O usuário "anonymous" não pode acessar a base de dados e não pode fazer uso do Web Framework. Ele é utilizado para indicar as permissões de um usuário que nunca logou no sistema. Exemplo: um usuário que está acessando a página inicial do sistema, irá ser identificado como "anonymous".

Normalmente não devem ser dadas permissões para o usuário anonymous.

A chave deste usuário é a "-1", um valor que é normalmente tratado pelos processos como um usuário não autorizado. A senha do usuário anonymous não pode ser alterada e esta conta não pode ser utilizada para realizar login do sistema, sendo de uso exclusivo do Engine.

System

O usuário System é um usuário utilizado pelo servidor Engine. Quando o sistema precisa acessar o banco de dados de forma autônoma (por exemplo, para atualizar seu cache local), ele utiliza esse usuário. A senha do usuário system não pode ser alterada e esta conta não pode ser utilizada para realizar login do sistema, sendo de uso exclusivo do Engine.

Administrator

O usuário administrator é uma conta especial com acesso total e irrestrito a todas as funcionalidades do sistema. Ela deve ser utilizada somente para a configuração das permissões dos administradores do sistema e para procedimentos de alto impacto, como licenciamento e descarte do cache local e de chaves.

Semelhante as boas práticas utilizadas em outros sistemas com o conceito de super usuário, como o root do Unix ou o administrator do Windows, não é recomendável utilizá-lo rotineiramente. Com esta conta, o administrador deverá criar o seu usuário participando do grupo Administrators e a partir daí deve utilizar a sua própria conta.