software‎ > ‎módulos‎ > ‎administrador‎ > ‎manuais‎ > ‎

Administração e configuração dos relatórios agendados

Introdução

O Sistema UNUM permite que consultas automatizadas (data sources) tenham a sua execução agendada. Este agendamento pode ser realizado pelo usuário final conforme descrito no manual Agendamento de relatórios, no entanto a configuração e administração deve ser realizada pelo administrador do sistema conforme será descrito neste manual.

Servidor

Para habilitar o recurso de agendamento de relatórios, o administrador do Sistema UNUM precisará eleger um servidor responsável pela execução dos relatórios. Este servidor deverá ser informado no processo Admin > Relatórios > Servidores de agendamento. É importante que este servidor sempre esteja ligado para que os agendamentos sejam executados no horário programado.

Antes de utilizar este processo, o servidor deverá estar previamente cadastrado em Admin > Redes e Computadores > Engines, com os campos Endereços IP e Portas HTTP corretamente preenchidos.

A interface de configuração do Servidor indicará o servidor atual e solicitará um novo, conforme observamos abaixo:


Ao tentar confirmar o servidor, você poderá receber o erro "Não foi possível enviar um email utilizando o novo servidor informado. Verifique se o servidor SMTP está configurado no manage deste servidor". Esta mensagem indica que o servidor SMTP não foi configurado no Manage do servidor escolhido para executar os relatórios. Esta configuração é requerida e deve ser realizada no endereço http://enderecoDoServidor/manage, em Configurations > General. Abaixo um exemplo da configuração SMTP.


Os campos SMTP Server, SMTP Username, SMTP Secure Connection, SMTP Password e Confirm SMTP Password devem ser preenchidos de acordo com a configuração do servidor SMTP utilizado pela sua empresa.

Feita a esta configuração, o processo de confirmação irá enviar um email para o endereço de email configurado na sua conta de usuário do Sistema UNUM. O conteúdo do email indicará o código de confirmação que deve ser preenchido na interface apresentada após a confirmação, conforme observado abaixo.


Após a confirmação do código correto, será gerada uma mensagem indicando que o servidor foi configurado com sucesso.

Agendamento

O processo Admin > Relatórios > Agendamento tem o objetivo de permitir a visualização e administração de todos os relatórios agendados. Este processo permite Inserir, Alterar e Excluir os agendamentos existentes. A interface deste processo é similar a utilizada para criar um agendamento, conforme podemos observar abaixo:


Importante: ao alterar um agendamento existente, o usuário proprietário será alterado para o usuário que realizou a última alteração. O relatório passará a ser executado em nome e com as permissões deste usuário. Este comportamento visa garantir que um usuário não possa executar um relatório em nome de outro usuário.