software‎ > ‎módulos‎ > ‎administrador‎ > ‎manuais‎ > ‎

Bloqueios de atualizações

Introdução

O Sistema conta com a possibilidade de bloqueios de atualizações. Através desta nova funcionalidade, o administrador pode controlar, para cada base de dados, se permite receber ou enviar atualizações do Sistema. O bloqueio de atualizações pode ser definido de forma generalizada ou por produto e, também, de forma automática ou manual. A geração automática de bloqueios pode ser definida programaticamente através de scripts previamente desenvolvidos. Abaixo será explicado o processo onde os bloqueios são visualizados e manipulados.

A tela inicial dos bloqueios

Ao acessar o processo Admin > Atualização > Bloqueios, a tela abaixo será apresentada:

Bloqueio de atualização

Criando um bloqueio

Para criar um bloqueio, deve ser utilizado o botão Novo Bloqueio, disponível na barra de botões do processo, na tela inicial mostrada acima. Ao se clicar neste botão, uma nova interação será apresentada conforme a imagem abaixo.

Criando um bloqueio de atualização

Como pode ser visto, a grade Novo Bloqueio será apresentada com as variáveis Classe, Produtos Bloqueados e Comentário. Após o preenchimento das variáveis, basta clicar no botão Criar para a efetiva criação dos bloqueios. Segue uma explicação sobre cada um das variáveis desta grade Novo Bloqueio:

  • O campo Classe indica que o(s) novo(s) bloqueio(s) deve(m) ser sobre o envio ou sobre o recebimento de atualizações;

  • O campo Produtos Bloqueados indica quais produtos serão bloqueados e, para cada produto, será criado um bloqueio distinto. Caso este campo não seja informado, o bloqueio será geral e se aplicará a todos os produtos.

  • O campo Comentário deve ser utilizado para o registro de uma informação auxiliar relacionada ao bloqueio. Por exemplo, este é um bom local para se documentar o que está motivando a criação deste bloqueio.

Realizando um desbloqueio

A partir dos bloqueios criados de acordo com o exemplo na seção acima, teremos a listagem dos bloqueios na interação principal conforme a imagem a seguir:

Bloqueios criados

Assim, para se realizar um ou mais desbloqueios, basta selecionar os bloqueios desejados e clicar no botão Desbloquear da grade Bloqueios. Dessa forma, será apresentado um formulário com uma variável de nome Comentário. Esta variável, a exemplo do comentário de bloqueio, serve para se registrar o motivo causador deste desbloqueio. A imagem abaixo ilustra esta ação:

Criando um desbloqueio