software‎ > ‎módulos‎ > ‎administrador‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

Como simplificar a configuração de grupos de usuário?

postado em 11 de fev de 2011 04:18 por Usuário desconhecido   [ 11 de fev de 2011 05:36 atualizado‎(s)‎ ]
Um recurso importante na gestão de permissões do Sistema UNUM é a possibilidade de criar grupos de grupos. Este recurso permite simplificar a configuração de usuários que necessitam da combinação das permissões de diversos grupos.

Supondo que temos os papéis "Operador de Caixa" e "Vendedor de Loja" definindo os processos, relatórios e permissões básicas para que os usuários possam executar estas funções. E que também temos os grupos "Usuários da Loja X" e "Usuários da Loja Y" que definem permissões de acesso aos dados específicos da loja, como depósitos, estabelecimento, local de escrituração, disponíveis e terminais de caixa. Se os os nossos operadores de caixa também puderem realizar vendas, teremos a seguinte configuração:

Usuário: Caixa X. Grupos: Operador de Caixa, Vendedor de Loja e Usuários da Loja X.
Usuário: Caixa Y. Grupos: Operador de Caixa, Vendedor de Loja e Usuários da Loja Y.

Para simplificar, podemos criar um grupo chamado "Caixas" cujos grupos são Operador de Caixa e Vendedor de Loja. Desta forma, a configuração acima seria simplificada para:

Usuário: Caixa X. Grupos: Caixas e Usuários da Loja X.
Usuário: Caixa Y. Grupos: Caixas e Usuários da Loja Y.

Para criar este grupo, basta ir no processo Admin > Segurança > Grupos e Usuários > Grupos e adicionar um novo grupo, cujo campo Grupos seja preenchido com relação de grupos que ele irá agregar.

A criação de grupos que agregam outros grupos mais simples, simplifica a gestão das permissões e é uma prática recomendada para o administrador do sistema.