software‎ > ‎módulos‎ > ‎comissão e meta‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual da comissão (em atualização)


Conceitos

A comissão representa um percentual ou valor sobre cada item de uma venda. No Sistema UNUM várias funções poderão ser comissionadas com os seus respectivos percentuais ou valores em um mesmo pedido.

Configurações

Para a geração da comissão são necessárias pré-configurações no Sistema UNUM. Esta parametrização define informações, tais como se a base está habilitada para gerar a comissão, qual operação deverá efetivar a comissão, qual momento a escala deverá ser pesquisada, qual momento a comissão deverá ser estornada, entre outras informações.

Criação de campos nos pedidos

Nas operações (pedido e baixa de pedido) devem ser criado os campos de Entidade, função e total da comissão. Para maiores detalhes sobre a criação do campos deverá ser verificado o manual da escala de trabalho.

Parametrização da Comissão e Escala

Acesso: Ir Para > Comissão > Configurações e Manutenções > Parametrização da Comissão

Na parametrização da comissão e escala será configurada a pesquisa da escala de trabalho e em qual momento esta deverá ocorrer. Será também nesta parametrização que deverá ser configurado se o cálculo da comissão está habilitado na base, qual o tipo de operação a comissão será gerada e qual o momento o estorno da comissão deverá ocorrer.

Para que a parametrização da comissão e escala seja confirmada, o usuário deverá clicar no botão Gravar

Imagem(Cadastro de Parametrização da comissão)

Segue uma descrição campo a campo da tela acima.

Agrupamento Escala

- Habilitada: Define que a base está habilitada para realizar a pesquisa da escala de trabalho. Caso deseje que a pesquisa da escala de trabalho seja realizada na base, selecione a campo Habilitada. Caso o contrário, não selecione a campo.

- Tipo de operação que deve pesquisar a escala: Define o tipo de operação que deverá pesquisar escala de trabalho. No sistema Unum a pesquisa da escala de trabalho ocorrer no pedido ou na baixa de pedido. Exemplo: Configurado que o tipo de operação que deve pesquisar a escala é a baixa de pedido, ao calcular a baixa do pedido a escala de trabalho será pesquisada de acordo com as configurações realizadas.

Agrupamento Comissão

- Habilitada: Define que o cálculo e geração da comissão estão habilitados na base. Caso deseje que o cálculo da comissão seja realizado, selecione o campo Habilitada. Caso contrário, não selecione o campo.

- Tipo de operação que deve calcular a comissão: Define em qual operação a comissão deverá ser calculada. No Sistema UNUM o cálculo da comissão poderá ocorrer no pedido ou na baixa de pedido. Exemplo: Configurado que o tipo de operação que deve calcular a comissão é a baixa do pedido, ao calcular a baixa do pedido o valor da comissão será calculado.

- Tipo de operação que deve efetivar a comissão: Define em qual operação a comissão deverá ser efetivada. No Sistema UNUM a efetivação da comissão poderá ocorrer no pedido ou na baixa de pedido. Exemplo: Configurado que a comissão está habilitada e que o tipo de operação que a comissão será gerada deverá ser a baixa do pedido. Ao fazer um pedido e não realizar a baixa deste pedido a comissão não será gerada, mas ao realizar a baixa do pedido a comissão irá ser gerada, sendo possível visualizá-la nos relatórios de comissão.

- Momento do estorno da comissão: Define em qual operação de devolução o estorno da comissão deverá ser realizado. No Sistema UNUM o estorno da comissão poderá ocorrer no pedido de devolução ou na baixa de devolução. Exemplo: Configurado que o estorno da comissão deverá ocorrer na baixa de devolução, ao realizar a baixa de uma devolução as comissões das funções envolvidas na operação devem ser estornadas, quando a comissão é estornada essa é apresentada nos relatórios de comissões com os valores negativos.Caso este campo não seja informado a comissão das funções envolvidas nas operações de devolução, não serão estornadas. (Validar esta informação) 

- Função do representante do pedido: Define qual a função deverá ser considerada para o representante do pedido. Caso este campo seja informado, só poderá ser informado como representante do pedido as entidades que estão escaladas para a função determinada na configuração. Exemplo: Configurado que a função do representante do pedido é o vendedor, ao realizar o pedido só poderá ser informado no campo Representante as entidades que estão escaladas para esta função.


Funções de Entidades

Acesso: Ir Para > Comissão > Cadastros > Funções de Entidades

No cadastro de Funções de Entidades devem ser cadastradas as funções da empresa que serão comissionados. Como exemplo, podemos citar a função vendedor.

Imagem  (Funções de entidades)

Segue uma descrição campo a campo da tela acima

- Entidade Obrigatória: Nos casos em que a função possui mais de uma entidade cadastrada na escala de trabalho, o usuário poderá determinar se deseja ou não que a entidade seja obrigatoriamente informada no pedido. Caso deseje que a entidade da função informada seja obrigatória, selecione o campo Entidade Obrigatória. Caso contrário, não selecione o campo. As funções que estão com a entidade não obrigatória, ao realizar uma operação que gere comissão, esta será gravada mesmo que não seja informado qual entidade será comissionada para a função, porém os valores de comissão para essa função não serão efetivados para nenhuma entidade. As funções que estão com entidade obrigatória, ao realizar uma operação que gere comissão, esta só será gravada caso o usuário informe qual a entidade será comissionada para a função.

- Código: Abreviação do registro que está sendo cadastrado. Os códigos são muitos para o preenchimento de informações através do preenchimento rápido, em todas operações e cadastros. Exemplo: Vend

- Nome: Nome completo do registro. O objetivo do nome é identificar claramente o código. Exemplo: Vendedor

- Classe: Agrupamento de todas as funções de entidade. Exemplo: Vendedores

- Cadastramento: Data em que a função foi cadastrada no sistema. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.

- Cadastrador: Usuário que realizou o cadastro da função no Sistema UNUM. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.

Escalas de Trabalho

Acesso: Ir Para > Comissão > Cadastros > Escalas de Trabalho

A Escala de trabalho define qual função uma determinada entidade exerce em um período. Nesta podemos determinar qual função uma entidade exerce de acordo com os dados do pedido. Os dados do pedido nos quais a entidade pode ser escalada são: estabelecimento (nome e classe), local de escrituração (nome e classe), núcleo (nome e classe), zona de representante (nome e classe), cliente (nome e classe) e recurso (nome e classe).

Imagem  (escala de trabalho)

Segue uma descrição campo a campo da tela acima.

- Entidade: Nome do usuário que deseja cadastrar na escala.

- Função: Função que a entidade exerce. Exemplo: Vendedor.

- Nome Estabelecimento: Defina o estabelecimento na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um estabelecimento específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o estabelecimento cadastrado na escala. O estabelecimento é a localização administrativa da empresa.

- Classe Estabelecimento: Defina a classe de estabelecimento na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para a classe de estabelecimento, esta só poderá ser informada para os pedidos realizados para os estabelecimentos que pertencem a classe cadastrada na escala. 

- Nome do Local de Escrituração: Defina o local de escrituração na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um local de escrituração específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o local de escrituração cadastrado na escala. O local de escrituração são locais utilizados para identificar onde devem ser escrituradas as notas fiscais de movimentações de entradas e de saídas de todas as operações da empresa.

- Classe do Local de Escrituração: Defina a classe de local de escrituração na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para uma classe de local de escrituração, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o  local de escrituração que pertence a classe cadastrada na escala. 

- Nome do Núcleo: Defina para qual núcleo uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um núcleo específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o núcleo cadastrado na escala. O núcleo divide-se em: centro de custo onde são efetuados os gastos e geradas as rendas e almoxarifados onde são armazenadas física ou simbolicamente os produtos ou mercadorias. 

- Classe do núcleo: Defina a classe do núcleo na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja cadastrada para uma classe de núcleo, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o núcleo  que pertence a classe cadastrada na escala.

- Nome da Zona de Representante: Defina a zona de representante na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escala para uma zona de representante, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes que estão localizados na zona de representante cadastrada. A zona de representante deverá ser informada no cadastro do cliente.

- Classe da Zona de representante: Defina a classe da zona de representante na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para classe de representante, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes que estão localizados na  classe da zona de representante cadastrada.

- Nome Cliente. Defina para qual cliente uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um cliente específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes cadastrados na escala.

- Classe do Cliente: Defina para qual classe de cliente uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para a classe de cliente, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para classe de clientes informado na escala.

- Recurso: Defina  para qual recurso uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um recurso específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o recurso informado na escala.
 
- Classe de Recurso:  Informe para qual classe de recurso uma determinada entidade está escalada. Caso seja cadastrado este campo, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para classe de recurso informado na escala.

- Data Início: Defina a partir de que data a escala estará vigente.

- Hora Início: Defina a partir de que horas a escala estará vigente.

- Data Fim: Defina a partir de que data a escala não estará mais vigente

- Hora Fim: Defina a partir de que horas a escala não estará mais vigente.

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual a escala será cancelada. Quando uma escala é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma regra divergente ou igual a cancelada.

Quando uma escala de trabalho já foi utilizada no pedido, esta não poderá ser excluída ou alterada, caso o usuário tenha realizado o cadastro de forma errada e esta for utilizado no pedido, este deverá informar a data de cancelamento e após inserir a nova escala deverá ser realizado o reprocessamento da comissão.  Ao alterar ou excluir um escala já utilizada, o sistema apresentará a mensagem abaixo. Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. 

Imagem  (Alteração da escala de trabalho)

Na escala de trabalho não será possível finalizar a vigência com data retroativa, está só poderá ocorrer com a data e a hora atual. Ao finalizar a vigência de uma escala trabalho com data retroativa, o sistema exibirá a mensagem apresentada na imagem abaixo.  Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. 

Tabelas de Comissões  

No processo Tabelas de Comissões deve ser informado o percentual ou valor da comissão. 
Caso um fator de comissão já tenha sido utilizado em algum pedido, este não poderá ser excluído ou alterado.

O Processo pode acessado pelo caminho Bematech > Comissão e Meta > Cadastros > Tabelas de Comissões

Na tabela de comissões é o cadastro que define o valor ou percentual da comissão. Neste cadastro o usuário poderá cadastrar diferentes fatores para classe de recurso, recurso e faixas de eficiência. 

Imagem  (Imagem da tabelas de comissões)

Segue uma descrição campo a campo da tabela de comissões:

Grade Principal

- Código: Abreviação do registro que está sendo cadastrado. Os códigos são muitos para o preenchimento de informações através do preenchimento rápido, em todas operações e cadastros. 

Nome: Nome completo do registro. O objetivo do nome é identificar claramente o código.

Valor do estorno na Devolução com Finalidade Troca: Esta configuração tem como objetivo indicar se a comissão da função comissionada por esta tabela deverá ser estornada ou não ao realizar a baixa de um pedido  com finalidade de troca. Não será possível indicar comportamento diferente por recurso ou classe de recurso. O usuário poderá informar as seguintes opções no campo: 
  1. Proporcional: Significa que será realizado estorno da comissão proporcional à quantidade devolvida. Ao realizar configuração como Proporcional, nas operações de devolução será realizado o estorno do valor comissionado proporcional a quantidade que está sendo devolvida. Nesse caso é a baixa de pedido de devolução  que efetiva o estorno da comissão pelo valor proporcional dos produtos.
  2. Zero: Significa que não será realizado estorno da comissão.Ao realizar configuração como Zero, nas operações de devolução não será realizado o estorno do valor comissionado.
  3. Vazio (sem informação): Significa que será realizado estorno da comissão proporcional à quantidade devolvida. 

Valor do estorno na Devolução com Finalidade Estorno:  Esta configuração tem como objetivo indicar se a comissão da função comissionada por esta tabela deverá ser estornada ou não ao realizar a baixa de um pedido com finalidade de estorno.  Não será possível indicar comportamento diferente por recurso ou classe de recurso. O usuário poderá informar as seguintes opções no campo: 
  1. Proporcional: Significa que será realizado estorno da comissão proporcional à quantidade devolvida. Ao realizar configuração como Proporcional, nas operações de devolução será realizado o estorno do valor comissionado proporcional a quantidade que está sendo devolvida. Nesse caso é a baixa de pedido de devolução  que efetiva o estorno da comissão pelo valor proporcional dos produtos.
  2. Zero: Significa que não será realizado estorno da comissão.Ao realizar configuração como Zero, nas operações de devolução não será realizado o estorno do valor comissionado.
  3. Vazio (sem informação): Significa que será realizado estorno da comissão proporcional à quantidade devolvida.

- Tabela Alternativa: Caso a tabela alternativa seja preenchida e a informação  desejada não esteja na tabela principal, o sistema realizará a busca na tabela alternativa. Exemplo: Na tabela principal está cadastrado o fator de comissão para o recurso fogão 3% e na tabela alternativa está cadastrado o fator de comissão para classe de recurso Eletrodoméstico 4%. Ao fazer pedido que irá comissionar utilizando esta tabela para o recurso geladeira que pertence a classe eletrodomésticos, o sistema irá comissionar utilizando a tabela alternativa.

- Início: Defina a partir de que data a escala estará vigente.

- Hora Início: Defina a partir de que horas a escala estará vigente.

- Fim: Defina a partir de que data a escala não estará mais vigente

- Hora Fim: Defina a partir de que horas a escala não estará mais vigente.

- Cadastrador: Usuário que realizou o cadastro da função no Sistema Bematech. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.

- Cadastramento: Data em que a função foi cadastrada no sistema. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações. 

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual a escala será cancelada. Quando uma tabela é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma tabela divergente ou igual a cancelada.

- Usuário: Usuário que realizou o cancelamento da tabela de comissões. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.  

- Hora: Hora na qual a tabela de comissão foi cancelada. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.   

Grade de Fatores

- Recurso: Defina o recurso sobre o qual deverá ser aplicado o percentual ou valor  da comissão. Exemplo: Mini System 5cd's 2800w Zr990.

- Classe de Recurso: Defina a classe de recurso sobre o qual deverá ser aplicado o percentual ou valor  da comissão. Exemplo: Eletrodomésticos.

- Eficiência Inicial:  Defina sobre qual  faixa de eficiência inicial o percentual ou valor deverá ser aplicado.

- Eficiência final: Defina sobre qual  faixa de eficiência final o percentual ou valor deverá ser aplicado.

- Comissão: Defina o percentual ou valor da comissão.

- % ou $: Defina se o fator da comissão representa um percentual(%) ou um valor($). 

- Base de Cálculo: Defina a base de cálculo na qual o fator será aplicado. Serão considerados os valores possíveis para o campo:
  1. Total Produtos com Acréscimos Subtraído Descontos
  2. Total Comercial - O Total Comercial é uma campo na operação resultado do somatório das parcelas da operação que não possui o tipo de documento Crédito de Cliente (CRE). Desta forma, quando for utilizado a base de cálculo total comercial, a base de cálculo da comissão será o somatório das parcelas da operação que não possui o tipo de documento Crédito de Cliente (CRE). Quando for realizado uma venda resgatando um crédito de uma operação de troca, a comissão referente ao valor negociado com CRE não será comissionada, sendo comissionada somente o valor excedente a este. 
- Função para comissionamento: Esta informação deve ser preenchida caso o fator de comissão incida sobre a comissão de uma função específica. Exemplo: O gerente recebe 1% em cima da comissão do vendedor.  Caso o campo função para comissionamento seja preenchido, a base de cálculo que deverá ser informada será a “Comissão de Outra Função”.

- Data Início: Defina a partir de que data o fator estará vigente.

- Hora Início: Defina a partir de que horas o fator estará vigente.

- Data Fim: Defina a partir de que data o fator não estará mais vigente

- Hora Fim: Defina a partir de que horas o fator não estará mais vigente. 

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual aquela o fator será cancelada. Quando um fator é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma regra divergente ou igual a cancelada. 

Na tabela de comissões não será possível finalizar a vigência com data retroativa, está só poderá ocorrer com a data e a hora atual. Ao finalizar a vigência de uma tabela com data retroativa, o sistema exibirá a mensagem apresentada na imagem abaixo.  Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. Também não será possível realizar alterações de um fator já utilizado para comissionar uma entidade.

Imagem  (Imagem de validação) 

Na tabela de comissão é possível configurar para que ao realizar uma troca a comissão da função não seja estornada, sendo considerada a Base de Cálculo de Total Comercial, onde o comportamento do sistema ocorrerá resgatando o crédito de uma operação de troca, e a comissão referente ao valor negociado com crédito de cliente não será comissionada, sendo comissionada somente o valor excedente a este. 
Para melhor compreensão segue exemplo:
Foi realizada no dia 01/10/15 uma venda no valor de 1000,00 pelo vendedor X onde a mesma gerou comissão.
No dia 02/10/15 o cliente realizou a Troca do produto e foi atendido pelo vendedor Y, na ocasião o cliente optou pela troca de um produto cujo o valor foi 1500,00.
Desta forma será mantida a comissão para o vendedor X obtida pela venda no valor de 1000,00, ou seja, a mesma não será estornada devido a troca
Para o vendedor Y será gerada comissão com base no valor de 500,00, que é o valor excedente resultado do valor da 2ª venda diminuindo o valor da 1ª.

Para configuração utilizando Base de Calculo Total Produtos com Acréscimos Subtraído Descontos, o sistema vai considerar que a base de cálculo deverá ser o valor do item - desconto de cabeçalho + acréscimos se houver.
Para melhor compreensão segue exemplo:
Foi realizada no dia 01/10/15 uma venda no valor de 1000,00 pelo vendedor X onde a mesma gerou comissão.
Foi concedido Desconto de 10% = 100,00
Foi utilizada a condição de negociação Financeira, onde incide acréscimos 2%
Desta forma a Base de Calculo será 1000,00 - 100,00 + 20,00 = 920,00

Para configuração utilizando Comissão de Outra Função, o sistema vai considerar que a base de cálculo de uma outra função comissionada deverá ser o valor da comissão da primeira função.
Para melhor compreensão segue exemplo:
Foi realizada no dia 01/10/15 uma venda no valor de 1000,00 pelo vendedor X onde a mesma gerou comissão de R$ 100,00.
Foi configurado para a função Gerente tabela configurada com a base de cálculo Comissão de Outra Função
Desta forma a Base de Calculo utilizada para realizar a comissão do Gerente será R$ 100,00

No que diz respeito ao estorno da comissão para as bases de cálculos mencionadas, este será realizado de acordo com com as configurações dos campos da tabela de comissão: Valor do estorno na Devolução com Finalidade Troca e Valor do estorno na Devolução com Finalidade Estorno.

Para o reprocessamento, serão consideradas todas as alterações realizadas nos cadastros. Para melhor compreensão segue exemplo do comportamento:
Caso uma operação tenha sido realizada antes da melhoria, ou seja, sem a configuração do estorno da comissão, o que quer dizer que estorna a comissão, e após a melhoria a regra seja cancelada e criada uma nova regra para uma tabela indicando que não deve estornar a comissão o reprocessamento irá considerar a nova tabela e o estorno da comissão será excluído.

Desta forma teremos abaixo o comportamento para a seguinte configuração: Base configurada para comissionar no pedido com tabela configurada para  Valor do estorno na Devolução com Finalidade Troca Proporcional Valor do estorno na Devolução com Finalidade Estorno Zero e Base de Cálculo da comissão Total Comercial.

Ao realizar esta configuração nas operações onde a operação de venda utiliza crédito de cliente, os valores de crédito de cliente proveniente da devolução não serão considerados na operação. Desta forma a operação terá o valor de todas as parcelas, desconsiderando as parcelas que o tipo de documento indica ser crédito de cliente, ou seja, CRE.
Ocorrerá então o seguinte comportamento:
  1. No pedido de venda calcula a comissão.
  2. Na aprovação do pedido de venda efetiva a comissão considerando o valor do total comercial.
  3. No pedido de devolução calcula estorno da comissão.
  4. Na baixa do pedido de devolução efetiva o estorno da comissão considerando comissionado no pedido.
  5. Na nova venda calcula e efetiva a comissão apenas do valor que ultrapassar o crédito da operação de origem.
Serão considerados como crédito de cliente na busca e consumo de títulos de crédito de cliente os definidos pelo cliente através de configuração em x-class. 

Vale ressaltar que para a configuração onde Valor do estorno na Devolução com Finalidade Troca ProporcionalValor do estorno na Devolução com Finalidade Estorno Proporcional e Base de Calculo Total Produtos com Acréscimos Subtraído Descontos, esta caracteriza uma duplicação de comissionamento visto que a Base de Calculo Total Produtos com Acréscimos Subtraído Descontos não desconsidera os valores de credito do cliente proveniente da devolução, comportamento adotado para a Base de Calculo Total Comercial.
 
Ocorrerá então o seguinte comportamento: 
  1. No pedido de venda calcula a comissão.
  2. Na aprovação do pedido de venda efetiva a comissão.
  3. No pedido de devolução calcula estorno da comissão.
  4. Na baixa de pedido de devolução efetiva o estorno da comissão pelo valor proporcional do total dos produtos.
  5. Na nova venda utilizando o crédito da devolução efetiva a comissão do valor total da venda com os créditos e valor que ultrapassar os créditos.

Regras de Comissões

Acesso: Ir Para > Comissão > Cadastros > Regras de Comissões 

No cadastro de Regra de Comissão poderá ser realizada a associação da tabela de comissão a classe de operação, entidade, função, classe da função, estabelecimento, classe do estabelecimento, local de escrituração, classe do local de escrituração, cliente, classe do cliente, unidade de federação do cliente, local de entrega, núcleo, classe do núcleo, zona de representante e classe da zona de representante.  Neste cadastro poderá ser determinado um período no qual a regra estará vigente. 

Imagem  (Cadastro de Regras de Comissões)

Segue uma descrição campo a campo do cadastro de Regras de Comissões.

- Classe de Operação: Defina a classe de operação na qual aquela regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Entidade: Nome da pessoa que a regra será aplicada. Caso seja escalada no pedido a entidade informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Função: Função que um determinado usuário exerce. Caso seja escalada no pedido a função informada na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Classe Função: Defina para qual classe de função a regra será aplicada. Caso seja escalada no pedido a função que pertence a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Nome Estabelecimento: Defina para qual estabelecimento a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o estabelecimento informado na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Classe Estabelecimento: Defina para qual classe de estabelecimento a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o estabelecimento que pertence a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome do Local de Escrituração: Defina para qual local de escrituração a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o local de escrituração informado na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Classe do Local de Escrituração: Defina para qual classe de local de escrituração a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o local de escrituração que pertence a classe informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome Cliente: Defina para qual cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o cliente informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Classe do Cliente: Defina para qual classe de cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o cliente que pertence a classe informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

-  UF: Defina para qual unidade de federação do cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o cliente localizado na UF informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Loc Entrega: Defina para qual local de entrega a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o local de entrega informado na regra, o sistema pesquisará esta regra

- Nome do Núcleo: Defina para qual núcleo a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o núcleo informado na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Classe do núcleo: Defina para qual classe de núcleo a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o núcleo que pertence a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome da Zona de Representante: Defina para qual zona do cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para um cliente que pertence a zona de representante informado na regra, o sistema pesquisará este regra. 

- Classe da Zona de representante: Defina para qual classe da zona de representante regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para um cliente que pertence a classe da zona de representante informado na regra, o sistema pesquisará este regra.

- Data Início: Defina a partir de que data a regra estará vigente.

- Hora Início: Defina a partir de que horas regra estará vigente.

- Data Fim: Defina a partir de que data a regra não estará mais vigente.

- Hora Fim: Defina  a partir de que horas a regra não estará mais vigente.

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual aquela regra será cancelada. Quando uma regra é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma regra divergente ou igual a cancelada. 

Na regra de comissões não será possível finalizar a vigência com data retroativa, está só poderá ocorrer com a data e a hora atual. Ao finalizar a vigência de uma regra com data retroativa, o sistema exibirá a mensagem apresentada na imagem abaixo.  Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. Também não será possível realizar alterações de uma regra já utilizado para comissionar uma entidade.

Imagem  (Imagem da Regra de Comissões)

Comportamento das configurações nas operações  

No pedido de saída e na baixa do pedido para verificar os campos de comissionamento deverá ser modificada a visão da grade Itens e será apresentado o agrupamento  Escalas e Comissionamentos, conforme apresentado imagem abaixo. 

Imagem (Grade itens)

Através deste agrupamento, poderão ser visualizadas as entidades e funções escaladas para o pedido, o valor da comissão e as chaves das escalas, tabelas e regras de comissões utilizadas para comissionar o item. A informação da chave  dos cadastros utilizados para comissionar o item tem o objetivo de agilizar a busca da escala, tabela e regra de comissão utilizadas.

Parametrização da comissão

Comportamento no pedido

1. Escala pesquisada e comissão efetivada no pedido

Quando a parametrização da escala e comissão está configurada para a escala ser pesquisada e a comissão calculada e efetivada no pedido. Ao fazer um pedido e calcular, as funções que estão cadastradas na escala devem ser informadas e a comissão deverá ser calculada no pedido. Caso o pedido não seja aprovado, a comissão da entidade não será efetivada. Caso o pedido seja aprovado e gravado, o sistema irá efetivar a comissão para as entidades escaladas. 

Os pedidos que comissão foi efetivada, podem ser verificados nos relatórios de comissões.  

Quando a configuração de parametrização está realizada para a escala ser pesquisada e a comissão ser calculada no pedido, o usuário não poderá editar o campo "Entidade" na baixa do pedido.

Exemplo Prático

Na parametrização da escala e comissão habilitada e informado que a escala deverá ser pesquisa no pedido e a comissão deverá ser calculada e efetivada no pedido. 

Imagem

Pedido I

Feito o pedido e realizado sua gravação. Neste pedido foram  escaladas as entidades abaixo.
 
Imagem

Nos relatórios de comissão não deverá ser apresentada a comissão para este pedido, pois este foi somente gravado. 

Pedido II 

Feito pedido e realizado a sua aprovação e gravação. Neste pedido foram escaladas as entidades abaixo.

Imagem

Nos relatórios de comissão deve ser apresentada a comissão para o pedido.


2. Escala pesquisada e comissão efetivada na baixa

Quando a parametrização da escala e comissão está configurado para a escala ser pesquisada e a comissão calculada no pedido, e a efetivação da comissão ocorrer na baixa do pedido. Ao fazer um pedido e calcular, as funções que estão cadastradas na escala devem ser informadas e a comissão deverá ser calculada no pedido, mas sua efetivação só deverá ocorrer ao gravar a baixa do pedido. As baixas dos pedidos que teve comissão efetivada, podem ser verificados nos relatórios de comissões.

Quando a configuração de parametrização está realizada para a escala ser pesquisada e a comissão ser calculada no pedido, o usuário não poderá editar o campo "Entidade" na baixa do pedido.

Exemplo Prático

Na parametrização da escala e comissão cadastrado que a escala deverá ser pesquisada e a comissão calculada no pedido, mas a efetivação da comissão deverá ocorrer na baixa do pedido. 

Imagem

Pedido I

Feito o pedido e realizado sua aprovação e gravação. Ao aprovar e gravar a comissão não deverá ser gerada. 
 
Imagem

Nos relatórios de comissão não deverá ser apresentada a comissão para este pedido, pois a comissão deverá ser efetivada somente na gravação da baixa do pedido. 

Pedido II 

Feito pedido e realizado a sua aprovação e gravação. Logo após, realizada a gravação da baixa do pedido.

Imagem

Após a baixa do pedido, a comissão das entidades escaladas deve ser efetivada. 


3. Função do representante no pedido configurada

Quando a  parametrização da escala e comissão está configurada com a função para o representante do pedido. No pedido só poderá ser informado no campo "Representante" a função que está configurada para ser o representante do pedido. 

Caso seja informado no representante, uma entidade que não esteja escalada para função informada na configuração, o sistema apresentará a mensagem informando que entidade informada não está escalada para função. Caso o usuário preencha no representante do pedido uma entidade que esteja escalada para a função que está configurada na parametrização, esta será replicada no campo "Entidade" da grade itens, conforme apresentado na imagem abaixo.

Exemplo Prático

Configurado na parametrização da escala e comissão a função "Vendedor"  para ser representante do pedido.

Imagem 

Pedido I

No pedido  ao informar a entidade H,  que está escalado para função supervisor, como representante do pedido, o sistema exibirá a mensagem abaixo.  

Imagem

Pedido II

No pedido  ao informar a entidade I,  que está escalado para função vendedor, como representante do pedido, o sistema replicará esta entidade no campo de entidade, apresentado no agrupamento Escalas e Comissionamento. Neste caso, o pedido deverá ser aprovado e gravado normalmente.

Imagem  

Comportamento na baixa do pedido  

Na baixa de pedido para verificar as entidades escaladas e os valores da comissão deverá ser modificada a visão da grade Itens e será apresentado o agrupamento  Escalas e Comissionamentos.

1. Escala pesquisada e comissão efetiva na baixa do pedido

Quando a parametrização da escala e comissão está configurada para a escala ser pesquisada  e a comissão efetivada na baixa do pedido, ao realizar um pedido aprovar e gravar, a escala de trabalho não deverá ser pesquisada  e a comissão não deverá ser efetivada. Ao gravar a baixa do pedido, as funções que estão cadastradas na escala devem ser informadas e a comissão deverá ser calculada e efetivada, conseqüentemente, deverá ser exibida nos relatório de comissões.

Nesta configuração, o usuário não poderá editar o campo "Entidade".

Exemplo Prático

Na parametrização da escala e comissão cadastrado que a escala deverá ser pesquisada e a comissão calculada e efetivada na baixa do pedido. 

Imagem

Pedido I

Feito o pedido e realizado sua aprovação e gravação. Ao aprovar e gravar o pedido, a comissão não deverá ser gerada. 
 
Imagem

Nos relatórios de comissão não deverá ser apresentada a comissão para este pedido, pois a comissão deverá ser efetivada somente na gravação da baixa do pedido. 

Pedido II 

Feito pedido e realizado a sua aprovação e gravação. Logo após, realizada a gravação da baixa do pedido.

Imagem

Após a baixa do pedido, a comissão das entidades escaladas devem ser efetivadas. 

Funções de Entidades

Comportamento no pedido e baixa do do pedido

No caso do cadastro de funções de entidades o comportamento apresentado no pedido será o mesmo da baixa do pedido.  

1. Função de entidade obrigatória

No cadastro de Funções de Entidades configurado que a função exige a entidade obrigatória. Ao fazer um pedido na qual a função que exige a entidade obrigatória seja escalada e a entidade não seja informada, o sistema apresentará a mensagem informando que deverá ser informada entidade para função, não possibilitando que o pedido seja gravado. Esta validação tem como objetivo obrigar ao usuário que informe a entidade para função, sem que haja esquecimento do preenchimento desta informação. Ao informar a entidade, o pedido poderá ser aprovado e gravado normalmente. 

Exemplo Prático

Cadastrado nas funções de entidade que a função "Vendedor" exige entidade obrigatória. 

Imagem

Pedido I

Realizado pedido no qual a função vendedor será escalada e não informado entidade para função. Ao gravar o pedido, o sistema exibirá a mensagem abaixo.

Imagem

Pedido II 

Realizado pedido no qual a função vendedor será escalada e informado entidade para função, o pedido deverá ser gravado normalmente.

Imagem

2. Função de entidade não obrigatória

No cadastro de Funções de Entidades configurado que a função não exija entidade obrigatória. Ao fazer um pedido na qual a função que não exige a entidade obrigatória seja escalada e a entidade não seja informada, o pedido poderá ser aprovado e gravado normalmente.Por mais que no cadastro de funções de entidades esteja configurado para não exigir a entidade obrigatória, o usuário poderá informar a entidade para função normalmente no pedido.

Exemplo Prático

Cadastrado nas funções de entidade que a função "Supervisor" não exige entidade obrigatória. 

Imagem

Realizado pedido no qual a função supervisor será escalada e não informado entidade para função. Ao gravar o pedido, este deverá ser gravado normalmente.

Imagem

Escala de Trabalho

Comportamento no pedido e baixa do pedido

No caso do cadastro de escala de trabalho o comportamento apresentado no pedido será o mesmo da baixa do pedido

1. Escala de trabalho com várias funções

Na escala de trabalho ao cadastrar várias funções diferentes, no pedido  será informado todas as funções existentes na escala de trabalho. 

Exemplo Prático

Na escala de trabalho cadastradas entidades para as funções gerentes, vendedor e supervisor.

Imagem
 
Ao fazer o pedido e calcular, o sistema irá apresentar no agrupamento de Escalas e Comissionamento todas as funções cadastradas na escala.
  
Imagem

2. Escala de trabalho com uma entidade para função

Na escala de trabalho ao cadastrar somente uma entidade para a função, no pedido esta entidade será automaticamente escalada, não sendo necessário que o usuário informe a entidade para função.

Exemplo Prático

Na escala de trabalho cadastrado que a entidade "Entidade 1" está escalada para função "Gerente", para esta função existe somente esta entidade escalada, conforme exibido imagem abaixo.

Imagem  (Escala de trabalho identificada) 

Ao fazer pedido e calcular, automaticamente a "Entidade 1" será escalada para o pedido, conforme imagem abaixo. 

Imagem  (Pedido com escala de trabalho identificada)

3. Escala de trabalho com várias entidades para função

Na escala de trabalho ao cadastrar várias entidades para uma função, o usuário deverá informar manualmente qual a entidade será comissionada para aquela função no campo "Entidade" do pedido. Caso o usuário, informe uma entidade que não esteja escalada para aquela função, o sistema não permitirá que esta seja informada no pedido. 

Exemplo Prático

Na escala de trabalho cadastrado que as entidades "Entidade 2", "Entidade 3" e "Entidade 4" estão escaladas para função "Vendedor".

Imagem  (escala de trabalho não identificada)

Ao fazer o pedido deverá ser informada manualmente no campo "Entidade", a "Entidade 2".

Imagem  (Pedido com escala não identificada)

4. Entidade sem escala de trabalho cadastrada 

No pedido ao informar uma entidade que não esteja cadastrada na escala de trabalho, o sistema não possibilitará que esta seja informada, apresentando a mensagem exibida na imagem abaixo. 

Imagem  (Imagem de entidade não escalada)

A mesma validação ocorrerá quando a escala de trabalho for restrita pelos dados do pedido e o usuário informe a entidade em um pedido com dados diferentes ao cadastro na escala de trabalho e nos casos em que a escala de trabalho não está mais vigente ou cancelada.

Exemplo Prático

Na escala de trabalho a entidade 5 está escalada para função vendedor e estabelecimento "Estab ABC Ltda".  

Imagem  (Imagem da escala de trabalho restrita pelo estabelecimento)

Feito o pedido para o estabelecimento "Estab ABCD Ltda" e informado para função vendedor a "Entidade 5", ao selecionar a entidade e clicar no botão Ok, o sistema não possibilita que a entidade seja informada, conforme apresentado na mensagem abaixo. 

Imagem  (Entidade sem escala de trabalho para o pedido)


5. Escala de trabalho com vigência finalizada

As escalas de trabalho que estão com a vigência finalizada não serão mais válidas, a partir da data e hora informada no cadastro. Caso seja realizado um pedido entre o período que a  escala foi finalizada, esta poderá ser informada no pedido. Caso seja realizado um pedido após a data em que a vigência da escala foi finalizada e a escala seja informada, o sistema validará que não existe entidade cadastrada para função. 

Exemplo Prático

Na escala de trabalho finalizada a vigência da Entidade G no dia 08/10/2011 às 14:00, conforme apresento na imagem abaixo.

Imagem

Pedido I

Realizado o pedido no dia 08/10/2011, às 13:10. Ao informar a Entidade G, esta poderá ser comissionada normalmente.

Imagem

Pedido II

Realizado o pedido no dia 08/10/2011, às 14:10. Ao informar a Entidade G, o sistema exibirá a mensagem que não existe escala existente para entidade, segue imagem.

Imagem

6. Escala de trabalho com data de cancelamento informada
 
Na escala de trabalho ao informar a data de cancelamento, esta não será mais válida. A entidade que está com a escala cancelada ao ser informada no pedido, independente da data em que o pedido seja realizado, o sistema informará que não existe entidade escalada para a função. Exemplo: Se na escala de trabalho for informada uma data de cancelamento "X", ao fazer um pedido na data "X -1". Ao ser informado esta escala, o sistema validará o seu preenchimento, o mesmo ocorrerá se o pedido for realizada na data "X + 1". 

As escalas de trabalho com vigência finalizada e com data cancelada diferem no seguinte aspecto: a escala com vigência finalizada, está válida nos períodos inicial e final informados no cadastro. Já a escala com data de cancelamento, não será válida em nenhum período.   

Exemplo Prático

Na escala de trabalho informada a data de cancelamento, dia 08/10/2011 para a entidade "Entidade X".

Imagem

Pedido I

Realizado o pedido no dia 07/10/2011 e informado a entidade X, o sistema exibirá a mensagem que não existe escala existente.

Imagem

Pedido II

Realizado o pedido no dia 09/10/2011 e informado a entidade X, o sistema exibirá a mensagem que não existe escala existente.

Imagem

7. Escala de trabalho com mais funções cadastradas do que os campos de funções  configurados no pedido

Na escala de trabalho ao cadastrar várias funções para entidade e essas funções ultrapasse a quantidade de campos de funções existentes no pedido, o sistema informará que o número de entidades escaladas é superior ao número máximo de entidades configuradas no pedido.

Exemplo Prático

No pedido existem cinco campos para escalar as funções e na escala de trabalho cadastrado seis funções com suas respectivas entidades. 

Imagem

Ao calcular o pedido, o sistema apresentará a mensagem informando que o número de entidades escaladas é superior à quantidade de campos existentes no pedido.

Imagem 

Tabela de Comissão  

A tabela de comissão só deverá ser pesquisada no pedido ou na baixa do pedido para comissionar caso esta esteja vinculado a uma regra de comissão

Comportamento no pedido e na baixa de pedido

No cadastro de tabela de comissão o comportamento apresentado no pedido será o mesmo da baixa do pedido.

1. Tabela de comissão com tabela alternativa cadastrada

Os pedidos ou baixas de pedidos em que o sistema utilizará para comissionar a tabela de comissão que possui cadastrada a tabela alternativa, o sistema realizará a busca do fator na tabela principal, caso o fator cadastrado nesta tabela não atenda ao pedido, será realizado a busca na tabela alternativa. Se na tabela alternativa não for encontrado fator que não atenda ao pedido, este não será comissionado.

Exemplo Prático

Na tabela de comissão cadastrada a tabela de comissão "Tab Vend Moveis" e cadastrado o fator de 0.5% para a classe de recurso "Moveis".

Imagem da tabela "Tab Vend Moveis"

Na tabela de comissão cadastrada a tabela de comissão "Tab Vend Eletrodomésticos" e cadastrado o fator de 1.2%. 

Imagem da tabela "Tab Vend Eletro"

Retornado a tabela "Tab Vend Moveis" e informado a tabela alternativa "Tab Vend Eletrodomésticos" 

Imagem da tabela "Tab Vend Moveis"

Pedido I
 
Realizado um pedido com o recurso "Cama Box" que está inserido na classe de recurso "Moveis", no valor de 1230.00.  Este pedido deverá pesquisar a regra de comissão que possui a tabela "Tab Vend Moveis".  Ao calcular o pedido, o fator de 0.5%  será aplicado no valor de 1230.00, gerando uma comissão de 6.15.  

Imagem

Pedido II 
 
Realizado um pedido com o recurso "TV LCD" que está inserido na classe de recurso "Eletrodomésticos", no valor de 1999.00. Este pedido deverá pesquisar o fator cadastrado na tabela alternativa, pois na tabela principal "Tab Vend Moveis", o sistema não apresenta fator que comissione pedidos feitos para recursos inseridos na classe "Eletrodomésticos .
 
Ao calcular o pedido, o fator de 1.2%  será aplicado no valor de 1999.00, gerando uma comissão de 23.99.  

Imagem

Pedido III

Realizado um pedido com o recurso "Liquidificador" que está inserido na classe de recurso "Eletroportáteis", no valor de 1999.00. Este pedido deverá pesquisar a regra que possui a tabela "Tab Vend Moveis". Ao calcular o pedido, o sistema não irá gerar comissão, pois tanto a tabela principal "Tab Vend Moveis" e como tabela alternativa "Tab Vend Eletrodomésticos" são restritas por classes de recursos diferentes da classe do recurso informado no pedido. 

Imagem

2. Fator de Comissão cadastrado com fator percentual cadastrado 

Na tabela de comissão ao cadastrar um fator percentual sem nenhuma restrição de classe de recurso, recurso e faixa de eficiência e vincular esta tabela a uma regra de comissão.  Ao realizar um pedido que pesquisará esta tabela, o sistema aplicará o fator percentual no valor do item para obter a comissão.  

Exemplo Prático

Na tabela de comissão cadastrado um fator percentual de 4.00 sem restringir pela classe de recurso, recurso e faixa de eficiência, conforme apresentado na imagem abaixo.

Imagem

Realizado um pedido com item no valor de 1000.00 que pesquisará a tabela de comissão cadastrada acima. Ao calcular o pedido, o fator de 4%  será aplicado no valor de 1000.00, gerando uma comissão de 40.00 (1000.00 * 4%), conforme apresentado na imagem abaixo.

Imagem 

3. Fator de Comissão cadastrado com fator absoluto cadastrado

Na tabela de comissão ao cadastrar um fator absoluto sem nenhuma restrição de classe de recurso, recurso e faixa de eficiência e vincular esta tabela a uma regra de comissão. Ao realizar um pedido que pesquisará esta tabela, o sistema informará o valor absoluto para gerar a comissão da entidade. 

Exemplo Prático

Na tabela de comissão cadastrado um fator absoluto de 5.00 R$ sem restringir pela classe de recurso, recurso e faixa de eficiência, conforme apresentado na imagem abaixo.

Imagem

Realizado um pedido com item no valor de 2000.00 que pesquisará a tabela de comissão cadastrada acima. Ao calcular o pedido, será calculada uma comissão no valor de 5.00 para a entidade, conforme apresentado abaixo.

Imagem

4. Fator de Comissão cadastrado pela classe de recurso e recurso

Nas tabelas de comissões que os fatores são cadastrados para uma classe de recurso ou recurso específico, ao realizar um pedido utilizando um recurso que está inserido na classe cadastrada na tabela, o sistema aplicará o fator cadastrado para a classe do recurso. Nos casos em que os fatores estão cadastrados para o recurso, será utilizado o fator cadastro para este. 

Caso na tabela de comissão exista um fator cadastrado para classe de recurso mãe e outro fator cadastrado para o recurso que está inserido nesta classe, ao realizar o pedido para o recurso, o sistema deverá gerar a comissão utilizando o fator cadastrado para este. Na utilização do fator de comissão no pedido e na baixa do pedido sempre deverá prevalecer o registro mais específico.

Exemplo Prático 

Na tabela de comissão cadastrado o fator de 5% para classe de recurso "Eletrodoméstico" e o fator de 3% para o recurso "Fogão", conforme apresentado abaixo.

Imagem

Pedido I

Realizado o pedido com recurso "Geladeira" que pertence a classe de recurso "Eletrodomésticos"  no valor de 2500.00. Ao calcular o pedido, o fator de 5% será aplicado no valor de 2500,00 gerando uma comissão no valor de 125.00. 

Imagem

Pedido II 

Realizado o pedido com recurso "Fogão" que pertence a classe de recurso "Eletrodomésticos"  no valor de 899.00. Ao calcular o pedido, o fator de 3% será aplicado no valor de 899,00 gerando uma comissão no valor de 26.97. Como dito anteriormente, na tabela de comissão o fator mais específico terá prioridade. 

5. Fator de comissão cadastrado pela faixa de eficiência 

Nas tabelas de comissões que os fatores são cadastrados por faixa de eficiência, ao realizar o pedido que a eficiência da venda foi calculada, o sistema irá pesquisar o fator que correspondente a eficiência calculada no pedido. As faixas de eficiência podem ser cadastradas para classe de recursos e recursos diferentes. 

Exemplo Prático 

Na tabela de comissão cadastrado faixas de eficiências genéricas, restritas para classe de recurso e recursos, conforme apresentado na imagem abaixo. 

Imagem (Exemplo)

Faixa de eficiência:  
- Genérica:
0 - 50 -> 2%
50.01 - 100% 0 -> 4%
                               
- Classe de recurso: Eletroportáteis 
0 - 50 -> 0.8% 
50.01 - 100% - > 0.9%

- Recurso: Liquidificador 
0 - 50 -> 1.5% 
50.01 - 100% - > 2.5%

Pedido I: 

Realizado o pedido com o  recurso "Rack" no valor de 320.00, a eficiência da venda calculada para este pedido foi de 41.00, como a eficiência calculada está entre as faixas de 0.00  e 50.00%, o sistema irá aplicar o fator de 2%, dessa forma será gerada uma comissão no valor 6.40. 

Imagem

Pedido II: 

Realizado o pedido com o  recurso "Sofá" no valor de 550.00, a eficiência da venda calculada para este pedido foi de 89.90, como a eficiência calculada está entre as faixas de 50.01  e 100%, o sistema irá aplicar o fator de 4%, dessa forma será gerada uma comissão no valor 22.00.

Imagem

Pedido III 

Realizado o pedido com o  recurso "Batedeira"  que está inserida na classe de recurso "Eletroportáteis" no valor de 130.00, a eficiência da venda calculada para este pedido foi de 91.20, como a eficiência calculada está entre as faixas de 50.01  e 100%, o sistema irá aplicar o fator de 0.9%, dessa forma será gerada uma comissão no valor 1.17.

Imagem 

Pedido IV

Realizado o pedido com o  recurso "Liquidificador" no valor de 52.00, a eficiência da venda calculada para este pedido foi de 49.90, como a eficiência calculada está entre as faixas de 0  e 50%, o sistema irá aplicar o fator de 1.5%, dessa forma será gerada uma comissão no valor 0.78.

Imagem

6. Fator de comissão com vigência finalizada

As entidades escaladas no pedido, que pesquisará o fator de comissão que está com a vigência finalizada, não serão comissionadas. Caso seja realizado um pedido entre o período em que o fator foi finalizada, a entidade será comissionada. Caso seja realizado um pedido após a data em que a vigência do fator foi finalizada, a entidade não será comissionada. 

Exemplo Prático

Na tabela de comissão "Tab Com Supervisor" finalizado a vigência do fator de comissão no dia 10/08/2011, às 13;00.

Imagem

Realizado o pedido que pesquisará a tabela "Tab Com Supervisor" para a entidade "Entidade Z". Ao calcular o pedido, a entidade Z não será comissionada.  

7. Fator de comissão com data de cancelamento

As entidades escaladas no pedido, que pesquisará o fator de comissão que está com a data de cancelamento informada, não serão comissionadas. O pedido que pesquisar o fator de comissão que está com a data de cancelamento, independente da data em que o pedido for realizado, o sistema não comissionará a entidade. Exemplo: Se no fator de comissão for informada uma data de cancelamento "X", ao fazer um pedido na data "X -1", o fator de comissão não será utilizado para comissionar, o mesmo ocorrerá se o pedido for realizada na data "X + 1".

Exemplo Prático

Na tabela de comissão "Tab Com Representante" finalizado a vigência do fator de comissão no dia 20/08/2011.

Imagem

Realizado o pedido que pesquisará a tabela "Tab Com Representante" para a entidade "Entidade Z". Ao calcular o pedido, a entidade Z não será comissionada.  
 
Imagem

Regras de comissões

Comportamento no pedido e na baixa de pedido


No cadastro de regra de comissão o comportamento apresentado no pedido será o mesmo da baixa do pedido.

1. Regra de comissão genérica

A regra de comissão genérica possui somente os campos obrigatórios, classe de operação e tabela, preenchidos. Nestes casos ao fazer um pedido que não atenda nenhuma regra mais específica, o sistema pesquisará a tabela informada nesta regra para comissionar a entidade. 

Exemplo Prático

Cadastrado uma regra de comissão para classe de operação "Vendas" e tabela " Tab Com Genérica", nesta tabela está cadastro o fator de 1.3%

Imagem

Feito um pedido com recurso "Forno Elétrico" que atenda as restrições da regra acima, no valor de 199.00.  Neste caso, o sistema irá pesquisar esta regra para gerar a comissão. 

Ao calcular o pedido, o fator 1.3% deverá ser aplicado  no valor de 199.00, gerando uma comissão de 2.59.  

Imagem

2. Regra de comissão restrita pela função

Nas regras de comissões que estão cadastradas para uma função específica, ao fazer um pedido na qual a função cadastrada na regra seja escalada e não exista cadastrado nenhuma regra específica para as entidades escaladas, o sistema pesquisará esta regra para comissionar a função. 
 
Exemplo Prático

Cadastrado uma regra de comissão para classe "Vendas", função "Gerente" e tabela "Tab Gerente", nesta tabela está cadastrado o fator de 1.6%. Neste caso não existe nenhuma regra mais específica para as entidades escaladas.

Imagem

Realizado um pedido com recurso "Microondas" no valor de 450.00, neste o gerente deverá ser escalado. Ao calcular o pedido, a função gerente deverá ser comissionada utilizando a regra acima. 

3. Regra de comissão restrita pela entidade

Na regra de comissão que está cadastrada para uma entidade específica, ao fazer um pedido na qual a entidade cadastrada na regra seja escalada, o sistema pesquisará a regra específica para comissionar a entidade.  

Exemplo Prático

Cadastrado uma regra de comissão para classe "Vendas", Entidade "Entidade A", função "Gerente" e tabela "Tab Gerentes Especiais", nesta tabela está cadastrado o fator de 3.00% .

Imagem

Realizado um pedido com recurso "Celular" no valor de 789.00, neste a entidade "Entidade A" deverá ser escalada. Ao calcular o pedido, a Entidade A deverá ser comissionada utilizando a regra acima.

Imagem 

4. Regra de comissão restrita pelo estabelecimento

Na regra de comissão que está cadastrada para um estabelecimento específico, ao fazer um pedido para o estabelecimento cadastrado na regra e não exista cadastrado nenhuma regra mais específica para as funções ou entidades escaladas, o sistema pesquisará a regra para o estabelecimento para comissionar as entidades escaladas. O mesmo  comportamento será válido para o local de escrituração, cliente, núcleo e zona de representante. 

Exemplo Prático  

Cadastrado uma regra de comissão para classe "Vendas", Estabelecimento "Estab ABC Ltda" e tabela "Tab Com Estab ABC Ltda", nesta tabela está cadastrado o fator de 0.3.% . Neste caso não existe nenhuma regra mais específica para as entidades ou funções escaladas no pedido. 

Imagem

Realizado um pedido com recurso "Celular" no valor de 789.00 para o estabelecimento Estab ABC Ltda, ao informar as entidades escaladas, estas devem ser comissionadas de acordo com a tabela acima. 

Imagem 

5. Várias regras cadastradas 

No caso da regra de comissão o cadastro mais específico prevalecerá sobre o cadastro de regra mais genérico nas operações. Exemplo:  Cadastrado um regra para a entidade "Entidade B", função Gerente e cadastrado outra regra para função Gerente. Ao fazer um pedido e escalar a Entidade B, o sistema irá pesquisar a regra cadastrada para Entidade B.  

Exemplo Prático

Cadastradas as seguintes regras para função Gerente:

- Regra I: Classe de operação: Vendas, função: Gerente, Tabela: Tabela Comissão Gerente (Fator: 1.5%)
- Regra II: Classe de operação: Vendas, entidade: Entidade C, função: Gerente, tabela: Tab Com Ger Especiais (Fator: 2.0)
- Regra: III: Classe de operação: Vendas, entidade: Entidade C, função: gerente, estabelecimento: Estab ABCD Ltda (Fator: 2.5%)

Imagem

Pedido I

Realizado o pedido com o recurso "Ar Condicionado"  no valor de 567.00 para o estabelecimento "Estab XYZ Ltda". Após calcular o pedido, informado a entidade "Entidade D" para função "Gerente", o sistema irá comissioná-lo com a primeira regra apresentada no cadastro, pois não existe outra regra cadastrada especificamente para a Entidade C ou para os demais dados do pedido. 

Neste pedido o fator de 1.5% deverá ser aplicado no valor de 567.00, gerando uma comissão de 8.50

Imagem

Pedido II

Realizado o pedido com o recurso "Forno Elétrico" no valor de 152.00 para o estabelecimento "Estab XYZ Ltda". Após calcular o pedido, informado a entidade "Entidade C" para a funçao "Gerente", o sistema irá comissioná-lo com a segunda regra cadastrada.

Neste pedido o fator de 2.0% deverá ser aplicado no valor de 152.00, gerando uma comissão de 3.04. 

Imagem 

Pedido III

Realizando o pedido com o recurso "TV LCD" no valor de 2050.00 para o estabelecimento "Estab ABCD Ltda". Após calcular o pedido, informado a entidade "Entidade C" para função "Gerente", o sistema irá comissioná-lo com a terceira regra cadastrada.

Neste pedido o fator de 2.5% será aplicado no valor de 2050.00, gerando uma comissão de 51.25.

Imagem

6. Regra de comissão com a vigência finalizada

No pedido quando é escalada uma entidade que será comissionada por uma regra de comissão que está com vigência finalizada, o sistema não irá realizar a cálculo da comissão para esta entidade.

Exemplo Prático

Finalizado a vigência da regra de comissão  da entidade "Entidade E". Para esta entidade não existirá nenhuma outra regra cadastrada para comissioná-la.

Imagem

Realizado um pedido com o recurso "Notebook" no valor de 3499.00. Após calcular o pedido, informado a entidade "Entidade E" para ser comissionada, para este caso o sistema não irá calcular a comissão para esta entidade, pois a sua regra está com vigência finalizada 

7. Regra de comissão com a data de cancelamento

No pedido quando é escalada uma entidade que será comissionada por uma regra de comissão que está com vigência finalizada, o sistema não irá realizar a cálculo da comissão para esta entidade.

Exemplo Prático

Finalizado a vigência da regra de comissão  da entidade "Entidade F". Para esta entidade não existirá nenhuma outra regra cadastrada para comissioná-la.

Imagem

Realizado um pedido com o recurso "Computador" no valor de 2599.00. Após calcular o pedido, informado a entidade "Entidade F" para ser comissionada, para este caso o sistema não irá calcular a comissão para esta entidade, pois a sua regra está com a data de cancelamento informada.

Imagem