software‎ > ‎módulos‎ > ‎comissão e meta‎ > ‎manuais‎ > ‎

Manual de Metas

Introdução

Este guia tem o objetivo de apresentar o módulo de comissão e metas com foco nas metas.


Conceitos


A meta representa um percentual ou valor sobre o total das vendas realizadas em um estabelecimento dentro de um determinado período, a fim de que sejam pagas comissões se alcançado o valor estipulado. No Sistema Bematech ERP, várias funções poderão ser comissionadas com os seus respectivos percentuais ou valores em um mesmo pedido. 

Configurações das Metas

Para a geração da comissão são necessárias pré-configurações no Sistema Bematech ERP. Esta parametrização define informações, tais como se a base está habilitada para gerar a meta, qual operação deverá movimentar a Meta, em que operação a meta deverá ser estornada, entre outras informações.

Parametrização das Metas


Criação de uma Escalas de Trabalho 

Acesso: bematech > Comissão e Meta > Cadastros > Escalas de Trabalho

A Escala de trabalho define qual função que uma determinada entidade exerce em um período. Nesta podemos determinar qual função uma entidade exerce de acordo com os dados do pedido. 
Os dados do pedido nos quais a entidade pode ser escalada são: estabelecimento (nome e classe), local de escrituração (nome e classe), núcleo (nome e classe), zona de representante (nome e classe), cliente (nome e classe) e recurso (nome e classe). 

Segue uma descrição campo a campo da tela acima.

- Entidade: Nome do usuário que deseja cadastrar na escala.

- Função: Função que a entidade exerce. Exemplo: Vendedor.

- Nome Estabelecimento: Defina o estabelecimento na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um estabelecimento específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o estabelecimento cadastrado na escala. O estabelecimento é a localização administrativa da empresa. 

- Classe Estabelecimento: Defina a classe de estabelecimento na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para a classe de estabelecimento, esta só poderá ser informada para os pedidos realizados para os estabelecimentos que pertencem a classe cadastrada na escala. 

- Nome do Local de Escrituração: Defina o local de escrituração na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um local de escrituração específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o local de escrituração cadastrado na escala. O local de escrituração são locais utilizados para identificar onde devem ser escrituradas as notas fiscais de movimentações de entradas e de saídas de todas as operações da empresa. 

- Classe do Local de Escrituração: Defina a classe de local de escrituração na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para uma classe de local de escrituração, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o  local de escrituração que pertence a classe cadastrada na escala. 

- Nome do Núcleo: Defina para qual núcleo uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um núcleo específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o núcleo cadastrado na escala. O núcleo divide-se em: centro de custo onde são efetuados os gastos e geradas as rendas e almoxarifados onde são armazenadas física ou simbolicamente os produtos ou mercadorias. 

- Classe do núcleo: Defina a classe do núcleo na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja cadastrada para uma classe de núcleo, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o núcleo  que pertence a classe cadastrada na escala.

- Nome da Zona de Representante: Defina a zona de representante na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escala para uma zona de representante, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes que estão localizados na zona de representante cadastrada.A zona de representante deverá ser informada no cadastro do cliente.

- Classe da Zona de representante: Defina a classe da zona de representante na qual uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para classe de representante, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes que estão localizados na classe da zona de representante cadastrada.

- Nome Cliente: Defina para qual cliente uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um cliente específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para os clientes cadastrados na escala.

- Classe do Cliente: Defina para qual classe de cliente uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para a classe de cliente, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para classe de clientes informado na escala.

- Recurso: Defina  para qual recurso uma determinada entidade está escalada. Caso uma entidade seja escalada para um recurso específico, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para o recurso informado na escala.
  
- Classe de Recurso:  Informe para qual classe de recurso uma determinada entidade está escalada. Caso seja cadastrado este campo, a entidade só poderá ser informada para os pedidos realizados para classe de recurso informado na escala.

- Data Início: Defina a partir de que data a escala estará vigente.

- Hora Início: Defina a partir de que horas a escala estará vigente.

- Data Fim: Defina a partir de que data a escala não estará mais vigente

- Hora Fim: Defina a partir de que horas a escala não estará mais vigente.

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual a escala será cancelada. Quando uma escala é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma regra divergente ou igual a cancelada.

Quando uma escala de trabalho já foi utilizada no pedido, esta não poderá ser excluída ou alterada, caso o usuário tenha realizado o cadastro de forma errada e esta for utilizado no pedido, este deverá informar a data de cancelamento e após inserir a nova escala deverá ser realizado o reprocessamento da comissão

Ao alterar ou excluir um escala já utilizada, o sistema apresentará a mensagem abaixo:

"Na escala de trabalho não será possível finalizar a vigência com data retroativa, está só poderá ocorrer com a data e a hora atual. Ao finalizar a vigência de uma escala trabalho com data retroativa, o sistema exibirá a mensagem apresentada na imagem abaixo.  Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade".

 Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. 

Função de Entidades

Acesso: bematech > Comissão e Meta > Cadastros > Funções de Entidades

No cadastro de Funções de Entidades devem ser cadastradas as funções da empresa que serão comissionadas. Como exemplo, podemos citar a função vendedor.

Segue uma descrição campo a campo da tela  Funções de Entidades

- Entidade Obrigatória: Nos casos em que a função possui mais de uma entidade cadastrada na escala de trabalho, o usuário poderá determinar se deseja ou não que a entidade seja obrigatoriamente informada no pedido. Caso deseje que a entidade da função informada seja obrigatória, selecione o campo Entidade Obrigatória. Caso contrário, não selecione o campo. 
As funções que estão com a entidade não obrigatória, ao realizar uma operação que gere comissão, esta será gravada mesmo que não seja informado qual entidade será comissionada para a função, porém os valores de comissão para essa função não serão efetivados para nenhuma entidade.
As funções que estão com entidade obrigatória, ao realizar uma operação que gere comissão, esta só será gravada caso o usuário informe qual a entidade será comissionada para a função. 

- Código: Abreviação do registro que está sendo cadastrado. Os códigos são muitos para o preenchimento de informações através do preenchimento rápido, em todas operações e cadastros. Exemplo: Vend

- Nome: Nome completo do registro. O objetivo do nome é identificar claramente o código. Exemplo: Vendedor

- Classe: Agrupamento de todas as funções de entidade. Exemplo: Vendedores

- Cadastramento: Data em que a função foi cadastrada no sistema. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações. 

- Cadastrador: Usuário que realizou o cadastro da função no Sistema Bematech ERP. Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e não será permitido que usuário realize alterações.

Cadastro da Tabelas de Objetivo de metas

Acesso: bematech > Comissão e Meta > Cadastros > Tabelas de Objetivos de Metas

O Objetivo de meta é o valor que o cliente deseja que o estabelecimento ou a empresa alcance em um determinado período. O sistema permite a parametrização das operações de devem ser configuradas para que determinadas ações não sejam consideradas na movimentação da meta.

É possível definir uma base de cálculo, para que o sistema considere, quando realizar uma devolução e como será comportamento do cálculo ao fechar a meta. Temos disponíveis duas opções: por estorno ou por troca. Para isso, na operação de cadastro de Objetivos de Meta, deve ser definido uma parametrização de acordo com a necessidade de cada cliente.

Segue uma descrição campo a campo da tela de Tabela de Objetivos de Metas

- Considera Devolução com Finalidade Estorno no fechamento: Esta configuração tem como objetivo indicar se a comissão da função comissionada por esta tabela deverá ser estornada ou não, ao realizar a baixa de um pedido com finalidade de estorno. O usuário poderá informar as seguintes opções no campo: SIM, NÃO ou NÃO INFORMAR. Se for informado o valor SIM ou Não informar, a devolução realizada por meio de estorno, será abatida na totalização da meta. Se informado na grade o valor NÃO, a devolução realizada por meio de estorno, não será abatida na totalização da meta. Não será possível indicar comportamento diferente por recurso ou classe de recurso

 - Considera Devolução com Finalidade Troca no fechamento:  Esta configuração tem como objetivo indicar se a comissão da função comissionada por esta tabela, deverá ser estornada ou não, ao realizar a baixa de um pedido com finalidade de troca. O usuário poderá informar as seguintes opções no campo: SIM, NÃO ou NÃO INFORMAR.  Se for informado o valor SIM ou Não informar, a devolução realizada por meio de troca, será abatida na totalização da meta. Se informado na grade o valor NÃO, a devolução realizada por meio de troca, não será abatida na totalização da meta. Não será possível indicar comportamento diferente por recurso ou classe de recurso.

Cadastro das Regras de metas


Acesso: Ir Para > Comissão > Cadastros > Regras de Meta

O Objetivo do cadastro de Regra de Metas é realizar a  associação entre a Tabela de Metas e a classe de operação. Neste cadastro poderá ser determinado um período no qual a regra estará vigente. 

Segue uma descrição campo a campo do cadastro de Regras de Metas.

- Classe de Operação: Defina a classe de operação na qual aquela regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Entidade: Nome da pessoa que a regra será aplicada. Caso seja escalada no pedido a entidade informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Função: Função que um determinado usuário exerce. Caso seja escalada no pedido a função informada na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Classe Função: Defina para qual classe de função a regra será aplicada. Caso seja escalada no pedido a função que pertence a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Nome Estabelecimento: Defina para qual estabelecimento a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o estabelecimento informado na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Classe Estabelecimento: Defina para qual classe de estabelecimento a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o estabelecimento que pertence a classe informada na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome do Local de Escrituração: Defina para qual local de escrituração a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o local de escrituração informado na regra, o sistema pesquisará esta regra. 

- Classe do Local de Escrituração: Defina para qual classe de local de escrituração a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o local de escrituração que pertence a classe informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome Cliente: Defina para qual cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o cliente informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Classe do Cliente: Defina para qual classe de cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para o cliente que pertence a classe informado na regra, o sistema pesquisará esta regra.

- Nome da Zona de Representante: Defina para qual zona do cliente a regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para um cliente que pertence a zona de representante informado na regra, o sistema pesquisará este regra. 

- Classe da Zona de representante: Defina para qual classe da zona de representante regra será aplicada. Caso seja realizado um pedido para um cliente que pertence a classe da zona de representante informado na regra, o sistema pesquisará este regra.

- Data Início: Defina a partir de que data a regra estará vigente.

- Data Fim: Defina a partir de que data a regra não estará mais vigente.

- Data de Cancelamento: Defina a data na qual aquela regra será cancelada. Quando uma regra é cancelada o registro não será mais válido e o sistema permitirá cadastrar uma regra divergente ou igual a cancelada. 

- Regra: Definir qual a regra que será aplicada na classe de operação definida.

Na regra de Tabelas e Metas não será possível finalizar a vigência com data retroativa.  Ao finalizar a vigência de uma regra com data retroativa, o sistema exibirá uma mensagem. Esta validação tem como objetivo manter o histórico dos cadastros realizados para comissionar uma entidade. Também não será possível realizar alterações de uma regra já utilizado para comissionar uma entidade.


Tabela de Premiações


O Objetivo da tabela de premiações é definir um percentual ou valor a ser pago ao uma entidade baseando-se na configuração da base de cálculo pré-definida.
Os tipos de base de cálculo de premiação são:

- Base de cálculo Total dos Pedidos: Esta base de cálculo considera apenas o total do pedido no cálculo do percentual ou valor da premiação a ser paga.
- Base de cálculo Total Produtos com Acréscimos Subtraído Descontos: Esta base de cálculo considera o item líquido menos o desconto mais acréscimo menos ajuste fino no cálculo do percentual ou valor da premiação a ser paga.
Base de cálculo Total comercialEsta base de cálculo considera o valor do pedido que tenha usado qualquer negociação que são seja crédito ou troca no cálculo do percentual ou valor da premiação a ser paga. 
    Exemplo: uma venda de R$ 1000,00 que foi negociada com R$ 600 com crédito do cliente e R$ 400 com dinheiro, o percentual a ser considerado, será calculado em cima do valor que foi negociado em dinheiro, ou seja, R$ 400,00.

Estes campos não serão obrigatórios, de forma que quando não forem parametrizados, o sistema realizará o cálculo da premiação usando a base de cálculo "Total dos Pedidos".


Comments