software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

guia de estudo do módulo Compra


Introdução

O módulo de compras foi desenvolvido para realizar o registro, controle e acompanhamento de todos os movimentos referentes ao recebimento de materiais. Além disso, este possibilitará que o estoque seja administrado para reposição em tempo hábil e que as negociações sejam realizadas com dados atualizados para otimização de quantidades e valores de compra.

Este guia tem como finalidade apresentar o módulo de compras e suas funcionalidades. 

Pré-Requisitos

Para a perfeita compreensão do módulo de Compras se faz necessário entender sua abrangência e estar familiarizado com a linguagem do sistema Bematech ERP. Devemos iniciar tendo uma visão geral da arquitetura e filosofias do ERP e seguir para os conceito de operações.

Em seguida, será necessário que o usuário realize a leitura do Guia do Fiscal. 

Após estas três leituras, o próximo passo é configurar o módulo de Compras.

Cadastros

A ação de comprar pode ser iniciada de uma solicitação de compra ou diretamente a partir da criação do pedido de compra. Caso a empresa trabalhe com solicitações de compra e cotação de preços, devem ser realizados os cadastros gerais,  cadastros para realização da solicitação de compras e os cadastros para realização de cotação de preço.

Em seguida, devemos realizar os cadastros para realização de pedidos

Caso a empresa trabalhe com grade (cor, tamanho, material), serão necessários também os cadastros para criação do pedido em grade.

Configurações

Para utilização do módulo de compras também será necessário realizar as configurações de permissões de pedidopermissões de baixa. Caso o usuário deseje a agilizar a criação dos seus pedidos devem ser configuradas as tabelas de sugestões.

Caso o usuário queira configurar o pedido para validar o estoque, deve ser feita uma configuração nas classes de operação através do classes explores.


Iniciando a decisão de comprar

O processo de compra inicia quando o usuário identifica que determinado recurso é interessante para sua empresa realizar a venda ou a necessidade de reposição do estoque. No sistema Bematech ERP o processo de compras poderá ser disparado por uma solicitação, cotação ou pedido de compra.    

O sistema Bematech ERP disponibiliza diversas ferramentas para que o comprador identifique a necessidade da compra de um recurso. Estas podem ser conferidas através do Guia de Relatórios de Análise de Compra e Guia de Ressuprimento.


Realizando o pedido e sua efetivação 

No sistema Bematech ERP o pedido poderá ser gerado através da solicitação de compras, cotação de preço e pedido de entrada.  O entendimento de cada processo poderá ser verificado nos links a seguir: solicitação de compra, cotação de preço e pedido.

Após a criação do pedido e a sua aprovação, o usuário poderá realizar a baixa do pedido de entrada. Para entender o processo de baixa de pedido deverá realizar a leitura do manual da baixa de pedido.

Caso o comprador deseje realizar a devolução do produto, este deverá acessar o processo de devolução de pedido de entrada. Este processo encontra-se detalhado no manual de devolução.

Acompanhamento dos pedidos realizados

No sistema Bematech ERP poderá ser realizado o acompanhamento dos pedidos pendentes, aprovados, cancelados e baixados através de relatórios. Os relatórios que devem ser utilizados para realizar o acompanhamento dos pedidos podem ser identificados através do guia de acompanhamento dos pedidos realizados

Tópicos Avançados

O módulo de compras possui as funcionalidades abaixo, que podem ser utilizadas conforme a necessidade de cada empresa. 
Subpáginas (31): Visualizar tudo