software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎guia de estudo do módulo Compra‎ > ‎

Manual do Pedido

Introdução

Este manual tem como objetivo apresentar o conceito e objetivo dos processos que podem ser utilizados para realização de um pedido de entrada. 

Conceitos

Para a criação de pedidos os conceitos a seguir devem ser lidos: Programação, Tolerância e Títulos.

Criando Pedido

Os pedidos podem ser criados através dos processos de pedido de entrada, duplicação de pedido e geração múltipla de pedido.

Pedido de entrada

O processo de pedido de entrada é utilizado para realizar o registro, controle e acompanhamento de todas as movimentações referente ao processo de compras e programação de recebimento de mercadorias. 

Neste processo são geradas as operações de gastos da empresa, tais como: compra de um ativo imobilizado, produtos para estoque, despesas administrativas, despesas comerciais, pagamento de impostos, pagamento de comissões, pagamento de encargos, a contratação de serviços, pagamento de salários, transferência de mercadoria, entre outras. Estas operações podem gerar títulos ou não. 

O processo de pedido de entrada está localizado em: bematech > Compra > Pedido > Pedido de entrada. Este processo poderá ter dois tipos de layout: 
  • Normal: No layout normal os itens do pedido são apresentados para cada recurso e este não são agrupados pelas características de cor, tamanho e material.
  • Grade: No layout em grade é possível  a criação de pedidos onde os itens são disponibilizados em formato de grade. Este formato poderá ser utilizado para recursos que possuem uma denominação comum e que se distinguem a partir de um conjunto de características como tamanho, cor e material. Para estes recursos, a forma de apresentação em grade oferece uma interação mais natural, pois os itens do pedido são visualizados e editados em um formato que representa muito bem como estes recursos são manipulados na prática. Desta forma, para calçados e vestuário, por exemplo, o pedido de compra fica muito mais fácil e intuitivo de ser emitido.  
No processo de pedido de entrada o usuário poderá gerar um pedido e já realizar a sua baixa simultaneamente, neste caso a entrada no estoque ocorre quando o pedido é aprovado pelo usuário.

No sistema Bematech ERP não é possível realizar alterações no pedido quando os seus títulos estão baixados, com exceção dos campos: classe da operação, núcleo e número do documento. A utilidade desse comportamento é associada ao fato de ser possível corrigir erros operacionais quando a revisão dos pedidos é realizada após a baixa do título.  A alteração só não poderá ser realizada caso a condição de negociação utilizada seja a sugerida pela classe. 

No sistema Bematech ERP é possível informar a previsão de emissão do documento no pedido no qual esta representa a data em que está acordado com a pessoa do pedido para realização da emissão do documento fiscal. Quando for informada a data de previsão de emissão de documento, o sistema irá realizar o cálculo dos vencimentos das parcelas e dos títulos com base nesta data. Caso seja informado em um mesmo pedido itens com datas de previsão de emissão de documento diferentes, o sistema irá calcular o vencimento das parcelas e títulos de acordo com o item que possuir a menor data. 

Caso não seja informado a data de previsão de emissão do documento, o sistema realizará o cálculo dos vencimentos das parcelas e títulos com base na data de programação de entrega. Os campos Programação de Entrega e Previsão Emissão Documentos são editáveis quando os pedidos estão aprovados, porém as novas datas informadas após a aprovação não alterarão os vencimentos dos títulos criados no momento da aprovação.

Nas operações o sistema realiza o cálculo do total conforme a seguir para as operações nacionais:  valor do item + frete + acréscimo de cabeçalho da operação + acréscimo de item + seguro + acréscimo negociação financeirav + pis st + cofins st + icms st devol + icms st + ipi + ajuste fino - desconto de cabeçalho da operação - desconto de item - desconto negociação financeira - desoneração ('ICMS Desonerado' ou 'Desconto Suframa') + ICMS Antecipado (Essa opção somente será considerada se o fator tributário de ICMS indicar que esse valor estará no total da nota) + taxa de Capatazia + taxa de Siscomex + multa + taxa despachante. 

Para as operações no qual a pessoa da operação possui a UF EX, a fórmula do total será conforme a seguir:   valor do item + frete + acréscimo de cabeçalho da operação + acréscimo de item  + seguro + acréscimo negociação financeirav + pis st + cofins st + icms st devol + icms st + ipi + ajustefino - desconto de cabeçalho da operação - desconto de item - desconto negociação financeira - desoneração ('ICMS Desonerado' ou 'Desconto Suframa') + ICMS Antecipado (Essa opção somente será considerada se o fator tributário de ICMS indicar que esse valor estará no total da nota) + taxa de Capatazia + taxa de Siscomex + multa + taxa despachante + imposto de importação + PIS + COFINS + ICMS. 

Geração múltipla de pedido em grade

É um processo que possibilita a criação de pedidos de forma simultânea para vários estabelecimentos. Neste, os itens são disponibilizados em formato de grade, contrapondo o formato tradicional onde os recursos são disponibilizados em linha. O formato em grade é conveniente para recursos que possuem uma característica em comum, como tamanho, cor, material.

O processo de geração múltipla de pedido em grade está localizado em: bematech > Compra > Pedido > Geração múltipla de pedido em grade.

O conjunto de pedidos gerados a partir de uma execução do processo Geração Múltipla de Pedido em Grade ficam internamente interligados. Sendo assim, quando é realizada a busca de apenas de um dos pedidos gerados, o sistema retornará os outros pedidos gerados em conjunto com o pesquisado.

É possível configurar o sistema para que seja exibido mais de um texto de observação sugerido por regras de recursos. As observações são concatenadas e exibidas no espelho das operações, sendo possível incorporar também textos inseridos manualmente no campo "Observação" do cabeçalho do processo de geração múltipla de pedido em grade. Exemplo: se for cadastra para um recurso X a observação com texto "Observação Teste X" e para outro Y "Observação Teste Y", estando ambos informados na operação para um mesmo estabelecimento, os dois textos aparecerão juntos automaticamente no campo "Observação" do espelho do pedido ao ser gravada a operação. Se um outro texto for informado manualmente no campo "Observação" do cabeçalho do processo, o mesmo será exibido em todas as operações geradas junto às observações sugeridas.

O cadastro dessa sugestão de observação deve ser feito através de um processo específico.

Duplicação de pedido

O processo de duplicação de pedido tem como objetivo criar cópias de um pedido, agilizando a criação deste. É possível criar uma cópia com as mesmas informações ou com informações diferentes do pedido original. Neste processo deverá ser possível duplicar pedidos buscando somente o saldo cancelado e pedidos com baixa automática. 

(Em construção)

No processo Duplicação de Pedido será possível duplicar ou não os descontos da operação original. Desta forma, existe neste processo o campo Manter Descontos do Pedido Original, caso o campo esteja selecionado o sistema irá manter os descontos da operação original no pedido duplicado, caso o campo não esteja selecionado, os descontos da operação original não serão mantidos no pedido duplicado. O sistema por padrão irá manter o campo selecionado.

O processo de duplicação de pedido está localizado em: bematech > Compra > Pedido > Duplicação de pedido. 


Cancelando Saldo do Pedido

O cancelamento do saldo do pedido tem como objetivo realizar o cancelamento da quantidade do pedido que não foi baixado. Por exemplo, realizado um pedido de 5 quantidades do recurso Fogão e realizada a baixa de 3 quantidades, cancelado o saldo do pedido, desta forma a quantidade restante do pedido não estará mais pendente de baixa.  O cancelamento de saldo poderá ser realizado no processo de pedido de entrada através do botão Cancelar Saldo. 

No sistema Bematech ERP não é  possível realizar o cancelamento de saldo de um pedido que foi totalmente baixado. 


Aprovação do pedido com permissão para classe de operação e classe de núcleo

É possível configurar o sistema para que determinados usuários ou grupo de usuários só possam aprovar um pedido se tiverem permissão de criar ou modificar operações com determinada classe de núcleo e de pedido, ao mesmo tempo. Ex: o estabelecimento X possui os centros de custos A, B e C. Então, para determinado usuário ou grupo do setor A da empresa, pode ficar estabelecido que só ter permissão de aprovar um pedido de classe "compra para consumo" com o núcleo "CC A". Isso diminui a possibilidade de o usuário realizar lançamentos em centros de custos (núcleos) errados, principalmente quando existe vários para o mesmo estabelecimento.

A permissão para tal é dada através da árvore de permissões, localizada em: bematech > Admin > Segurança > Permissões > Permissões