software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎guia de estudo do módulo Compra‎ > ‎

Guia de Ressuprimento

Introdução

Este guia tem como objetivo apresentar a funcionalidade de Ressuprimento. É através dele que é sinalizado pelo sistema que um item precisa ser ressuprido, assim como sugerida a devida quantidade baseada em fórmulas pré-cadastradas pela empresa.

Configuração de ressuprimento 

Configuração e Cálculo dos Dados de Ressuprimento

O processo Configuração e Cálculo dos Dados de Ressuprimento tem como objetivo possibilitar realizar as configurações dos dados de ressuprimento do recurso em bloco. Desta forma, será possível buscar os produtos através do fornecedor, classe de recurso e recurso e informar os dados referente a grade de Fornecedores e Depósito, ao informar esses dados o sistema irá preenche-los no cadastro de cada produto. O processo está localizado em: bematech/Compra/Ressuprimento/Configuração e Cálculo dos Dados de Ressuprimento/.

Ao informar os dados no processo e clicar em processar o sistema apresentar as seguintes opções:
  1. Substituir tudo: Ao clicar nesta opção, o sistema substituirá as informações existentes no cadastro do produto pelos novos dados informado no processo. Caso no produto não exista informações, o sistema irá incluir as novas informações.
  2. Somente Inclusões: Ao clicar nesta opção, o sistema irá incluir novas informações ao cadastro do produto.
  3. Somente alterações: Ao clicar nesta opção, o sistema irá alterar as informações que possuem o mesmo almoxarifado e fornecedor.

Processo de Ressuprimento

A funcionalidade de Ressuprimento do sistema avalia os itens que precisam ser reabastecidos, sinalizando e sugerindo a quantidade para reabastecimento de estoque. Dois contextos de ressuprimento são abordados pelo sistema, aquele que envolve o reabastecimento por meio de solicitação de compra junto ao fornecedor e o reabastecimento das unidades de negócio a partir de um local que distribui para as demais unidades da empresa.

Realizados os devidos cálculos o sistema disparará a Solicitação de Compra dos produtos que precisam ser ressupridos por meio de compra, iniciando o processo de aquisição das mercadorias. No caso de reabastecimento por meio de distribuição, o sistema disparará pedidos de transferência de um centro de distribuição para os demais locais da empresa. Ambos os processos são disparados de forma automatizada, com o objetivo de auxiliar a empresa na mais assertiva manutenção de seus estoque.

Cada método de ressuprimento possui fórmulas de cálculo possíveis de configuração. A empresa pode, ainda, definir e customizar o seu método de cálculo próprio. 

O sistema considera para cálculo do ressuprimento as informações de:

- Consumo Médio dos produtos: giro do estoque no período definido pelo usuário;
- Estoque de Segurança: quantidade que se deseja manter em estoque como segurança para atender à alguma necessidade não prevista;
- Lead Time do fornecedor: ponto para abastecimento do depósito, levando em consideração o consumo médio do recurso e o tempo de logística do seu remetente até que esteja disponível no local que deve ser abastecido;
- Ponto Ideal de Ressuprimento: corresponde ao "Ponto Crítico para Ressuprimento" somado ao "Estoque de Segurança";
- Volume de Compra: controla a quantidade a ser ressuprida baseado no volume de unidades do item; 
- Lote Econômico: quantidade definida como econômica para compra, que pode representar uma negociação comercial com o fornecedor e deve ser respeitada no momento da realização da compra;

Pode ser acompanhada a ajuda dos processos abaixo para informações sobre como realizar as correspondentes configurações dos métodos de ressuprimento:

- Materiais e Produtos, grade Depósitos
Bematech/Compras/Cadastros/Materiais e Produtos

- Cálculo de Consumo Médio de Recursos
Bematech/Compras/Ressuprimento/Cálculo de Consumo Médio de Recursos

- Sugestão de Ressuprimento
Bematech/Compras/Ressuprimento/Sugestão de Ressuprimento
Comments