software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual data limite nas operações (em atualização)

Conhecendo Data Limite

O sistema deve garantir que as movimentações de entradas,  saídas, os saldos e os possíveis resultados apurados dentro de um intervalo de tempo possam ser bloqueados.  Em especial após as conferências e ajustes, os gestores devem  fechar / encerrar as movimentações utilizando a funcionalidade de data limite (datas e limite em dias). A utilização adequada e regular da data limite assegura que não haverá nenhuma mudança nas operações, pois encontram-se bloqueadas.

O gestor com permissão de alterar a data limite, poderá liberar / bloquear segundo critérios de segurança adotados na sua empresa. Lembrando que a liberação sem um devido estudo de causas e conseqüências poderá levar a empresa a um problema de ordem fiscal, tributária, contábil, financeiro, etc. Portanto, esta permissão deve estar sobre um rígido controle.

Com o objetivo de controlar os períodos de apurações em diversos setores da empresa, o sistema UNUM disponibiliza a funcionalidade da data limite. Se configurado de acordo com as necessidades da empresa, o travamento / bloqueio de novas e/ou edição de movimentações anteriores ou posteriores à data limite não serão permitidas. Esta funcionalidade permite que a configuração possa ser realizada baseada numa data ou na quantidade de dias em relação ao dia corrente (hoje).

Necessidade

Bloqueio de lançamentos anteriores ou posteriores a data limite impedindo alterações.

Quem tem permissão de alterar a data limite:
  • Através do administrador do sistema: Ir Para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões.ip


Para versões 2011.x - acima


Para configuração, acessar o caminho: IR PARA/Compra/Ferramentas Administrativas/Configurações/Configurações de Datas Limite.ip

Acessar as classes de operação de pedido a partir de transacionais/operações/pedidos ou provisões, na grid da esquerda.

Na grid da direita são inseridos os usuários ou grupos e serão utilizados 4 campos possíveis:

Data inicial p alterações: dia/mês/ano a partir da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com data anterior a data fixada não poderão ser criadas editadas.

Limite Automatico em dias anteriores: quantidade em dias a partir da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com dias corridos anteriores a data fixada não poderão ser criadas/editadas.

Data final p alterações: quantidade em dias antes da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com dias corridos anteriores a data fixada não poderão ser criadas/editadas.

Limite Automatico em dias posteriores: dia/mês/ano até a qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com data posterior a data fixada não poderão ser criadas/editadas.

Observar que o campo que apresentar maior restrição será o respeitado, no caso de informação simultânea de dias corridos e data.

Examplo prático:


1 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 01/08/2011
Pedido com movimentação dia 01/07/2011 - não será possível editar/gravar.

2 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Limite Automatico em dias anteriores: 10

Pedido com movimentação dia 30/08/2011 (dez dias antes da data atual) - não será possível editar/gravar.
Os exemplos com datas no futuro funcionam da mesma forma, impedindo gravação/edição de movimentações posteriores ao limite informado.

A data limite pode ser informada para uma classe mãe e ao mesmo tempo, para suas filhas. Observe que o sistema respeitará a classe mais restritiva, ou seja, aquela que permitir menor intervalo de tempo para alterações.


Examplo prático:

1 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 01/08/2011 - Classe mãe
Data inicial p alterações: 05/09/2011 - classe filha

Pedido com movimentação dia 04/09/2011 - não será possível editar/gravar.

2 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 05/09/2011 - Classe mãe
Data inicial p alterações: 01/08/2011 - classe filha

Pedido com movimentação dia 04/09/2011 - não será possível editar/gravar.

Para versões 2010.x - anteriores

Cadastro de Permissões para editar a Data Limite

No cadastro de permissões, através do administrador do sistema Ir Para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões.ip, será informado (configurado) se determinado usuário ou grupo de usuário poderá ou não efetuar a edição da data limite e/ou data limite em dias, através do campo Pode informar a data Limite. Essa configuração poderá ser mais abrangente (genérica) irpara/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações ou mais especifica ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações/...

Pode Informar Data Limite

Campo onde se cadastra o Limite p Alteração:
  • Pode Informar Data Limite
Permite ao usuário informar ou não data limite, no cadastro referido.

voltar ao topo

Permissão Não Liberada

Se o usuário na tentativa de acessar ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações, não tiver permissão para inserir as configurações nos campos “Data Limite em dias” e “Data Limite”, o sistema validará, retornando uma mensagem de erro: Você não tem permissão de acesso ao processo Permissões.ip.


Permissão Liberada

Se o usuário na tentativa de acessar ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações, tiver permissão para inserir as configurações nos campos “Data Limite em dias” e “Data Limite”, o sistema validará, permitindo o acesso as configurações.

Em atualização...

voltar ao topo

Cadastro de Data Limite

O usuário com suas devidas permissões poderá indicar a data limite (Data inicial para alterações e Data final para alterações) ou limite automático em dias (anteriores ou posteriores), de acordo com a necessidade setorial de sua empresa.

Data Inicial para Alterações

Operações que estejam naquela data ou inferior a ela, não podem ser alteradas.

Informe a data limite para realizar as movimentações com esta classe ou suas sub-classes.

Ao informar uma data, somente poderão ser editadas movimentações realizadas em datas superiores a informada e inferiores a data limite futura.

Observação: O sistema valida os campos "Data inicial p alterações" e "Limite Automático em dias anteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MAIOR) para travamento.

Exemplo: Limite automático em dias “zero” sempre é mais recente que uma data informada (com exceção de uma data futura).

voltar ao topo

Data Final para Alterações


Operações que estejam naquela data ou superior a ela, não podem ser alteradas.

Informe a data limite para realizar as movimentações com esta classe ou suas sub-classes.

Ao informar uma data, somente poderão ser editadas movimentações realizadas em datas inferiores a informada e superiores a data limite futura.

Observação:O sistema valida os campos "Data final p alterações" e "Limite Automático em dias posteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MENOR) para travamento.


voltar ao topo

Limite Automático em Dias Anteriores

Quantidade de dias anteriores que as operações podem ser alteradas.

Informe a quantidade de dias anteriores que o sistema ficará em aberto permitindo alterações. Ultrapassado o limite de dias definido neste campo, todas as movimentações com esta classe ou suas sub-Classes não poderão ser editadas.

Exemplo:
  1. Ao deixar em BRANCO o sistema não efetua travamento automático;
  2. Ao informar "0" (ZERO) o sistema trava automaticamente todas as operações imediatamente após serem gravadas;
  3. Ao informar "2" (DOIS) o sistema trava automaticamente todas as operações realizadas a dois dias antes da data atual.
Observação: O sistema valida os campos "Data inicial p alterações" e "Limite Automatico em dias anteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MAIOR) para travamento.

Exemplo: Limite automático em dias “zero” sempre é mais restrito que uma data informada (com exceção de uma data futura).

voltar ao topo

Limite Automático em Dias Posteriores

Quantidade de dias posteriores que as operações podem ser alteradas.

Informe a quantidade de dias posteriores que o sistema ficará em aberto permitindo alterações. Ultrapassado o limite de dias definido neste campo, todas as movimentações com esta classe ou suas sub-Classes não poderão ser editadas.

Exemplo:
  1. Ao deixar em BRANCO o sistema não efetua travamento automático;
  2. Ao informar "0" (ZERO) o sistema trava automaticamente todas as operações imediatamente após serem gravadas;
  3. Ao informar "2" (DOIS) o sistema trava automaticamente todas as operações realizadas a dois dias depois da data atual.
Observação: O sistema valida os campos "Data final p alterações" e "Limite Automático em dias posteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MENOR) para travamento.


Explicações sobre Data Limite

As validações dos limites sempre levam em consideração a data mais recente e restritiva na hierarquia de classes. Para as duas formas de travamento é informado uma data limite na propriedade da classe em questão, ou informado um limite em dias para alteração:

  • Data Limite (inicial ou final);
  • Limite Automático em dias (anterior ou posterior).

No primeiro caso: Operações com data de emissão igual, anterior ou posterior à data informada não poderá ser alterada..

No segundo caso: Operações anteriores a Data Atual menos o Limite Automático em Dias (anterior ou posterior) informado não poderão ser alteradas.

Entendendo melhor:

  • Se a data corrente é 15/03 e o Limite Automático em dias anteriores são 2 (dias), significa que operações com datas inferiores ao dia 14/03 não poderão ser modificadas.

Data Limite: (15/03/2010)

Limite Automático em Dias Anteriores: 2 (não poderá ser modificado)

<----Não Pode Alterar----| Data Limite (14/03/2010) (15/03/2010)

Entretanto, se for informado a data limite 28/02, o limite em dias igual a 2, a data atual for 15/03 e a operação está com data 10/03, como essas informações serão tratadas?

  • Data atual: (15/03/2010)
  • Data da operação: (10/03/2010)
  • Data Limite: (28/02/2010)
  • Limite em Dias: 2 (não poderá ser modificado)

A prioridade de análise é sempre a data que for mais recente / restritiva. Se formos analisar separadamente ficaria assim:

  • Data atual: (15/03/2010)
  • Data da operação: (10/03/2010)
  • Limite em Dias: 2 (não poderá ser modificado)

<----Não Pode Alterar----| Data Limite (14/03/2010) (15/03/2010)

Dessa forma o resultado da situação apresentada é a IMPOSSIBILIDADE de alteração devido ao limite em dias imposto.

============================================================================

Exemplo utilizando o conceito de Data Limite (Data Inicial e Final para Alterações):

Se o intervalo de Datas Limite for: 08/05/2011 para Data Inicial e 15/05/2011 para Data Final, significa que operações com datas inferiores ou iguais ao dia 08/05 e operações com datas superiores ou iguais ao dia 15/05 não poderão ser modificadas.

<----Não Pode Alterar------|            INTERVALO DE DATAS PERMITIDA PARA ALTERAÇÕES            |-----Não Pode Alterar---->
<----Não Pode Alterar------| Data Inicial (08/05/2011) | ----  Pode Alterar ---  | Data Final (15/05/2011) |------Não Pode Alterar---->

Só podem ser alteradas operações no intervalo dos dias 08/05/2011 e 15/05/2011, ou seja, os dias 09, 10, 11, 12, 13 e 14.

Exemplo utilizando o conceito de Data Limite (Data Inicial e Final para Alterações) e Limite Automático em Dias (anterior):

Se o intervalo de Datas Limite for: 08/05/2011 para Data Inicial e o Limite Automático em dias anteriores for 02 (dois) dias e 15/05/2011 para Data Final, significa que operações com datas inferiores ao dia 06/05 e operações com datas superiores ou iguais ao dia 15/05 não poderão ser modificadas.

<--Não Pode Alterar|Limite Dias (02)|Data Limite(08/05/2011)|--Pode Alterar--|Data Limite Futura(15/05/2011)|Não Pode Alterar-->

Só podem ser alteradas operações no intervalo dos dias 06/05/2011 e até a data final 15/05/2011, ou seja, os dias 07,08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14.

OBS: a configuração de Data Limite somente ocorrerá se houver alteração nos dados do registro. Ex: ao se efetuar um reprocessamento contábil de uma baixa acessorado que não possui configuração de data limite e  a alteração impacte somente nesta, o sistema não validará a data limite da configurada para o lançamento contábil da baixa acessória.

voltar ao topo

Exemplos de Data Limite

Data Limite = Operações que estejam naquela data ou inferior a ela, não podem ser alteradas. Exemplo: 03/01/2010 significa que o usuário não pode alterar operações com data igual ou inferior a 03/01/2010. Observe que quanto MAIOR for a data mais restrição existe, pois o usuário ficará impossibilitado de efetuar operações, ou seja, quanto menor a data limite menor a restrição.

Data limite: (03/01/2010)

<----Não Pode Alterar---- Data Limite--| (04/01/2010)

Exemplo: Se a data limite for a atual, significa que o usuário não pode alterar nenhuma operação retroativa. Se a data limite for ontem, o usuário poderá efetuar operações com a data de hoje, ou seja, quanto maior a data limite maior a restrição.

Limite Dias  = Quantidade de dias para trás que as operações podem ser alteradas.

Exemplo: 03 dias, significa que o usuário só pode alterar operações que tenham menos de 03 dias menos o dia de hoje, significando que o bloqueio ocorrer a partir de dois dias atrás. Observe que quanto MENOR o número informado em dias mais restrição existe, pois o usuário.

Exemplo de quantidade de dias:
  1. Significa que o usuário só pode alterar operações do próprio dia (hoje).
  2. Significa que o usuário só pode alterar operações de um dia atrás (ontem).

Data Limite: (08/09/2010)

Limite em Dias: 0 (não poderá ser modificado)

<----Não Pode Alterar---- Data Limite (08/09/2010) ----|

Data Limite: (08/09/2010)

Limite em Dias: 1 (poderá ser modificado até as 23:59 do mesmo dia (hoje)).

<----Não Pode Alterar----| Data Limite (08/09/2010)

Data Limite: (08/09/2010)

Limite em Dias: 2

<----Não Pode Alterar----| Data Limite (07/09/2010) (08/09/2010)

Data Limite: (08/09/2010)

Mais Limite em Dias: 3

<----Não Pode Alterar----| Data Limite (06/09/2010) (07/09/2010) (08/09/2010)

voltar ao topo

Testando a funcionalidade da Data Limite

Em atualização...

Após efetuado os devidos  cadastros de permissões.....


voltar ao topo