software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de cadastro de fórmulas


Cadastro de fórmulas

Neste processo, geram-se as fórmulas para preenchimento automático do nome e /ou código do recurso.

Para acessar o Cadastro de Fórmulas, utilizar o seguinte caminho:



Teremos acesso à tela:



Nesta tela, deverá ser selecionada a classe que se deseja utilizar para gerar a fórmula, bem como qual o campo será preenchido pela fórmula.

Neste exemplo, estamos utilizando a classe Recursos (a alteração será feita nos registros da classe Recursos) e o campo que será alterado será o campo Nome.

Ao clicar em Executar, teremos a tela:



Nesta, temos como exemplo duas fórmulas. Caso se deseje alterar uma delas, basta selecionar e clicar em Mudar Visão.

Caso a necessidade seja criar uma outra fórmula, clicar em Inserir.

Caso a fórmula seja definida por script (alta complexidade da fórmula), deve marcar-se a opção Definida por Script. Desta forma, não serão necessários cadastros adicionais neste processo, para esta fórmula

Inserimos a fórmula Preenchimento do nome do recursos. Ao clicar em mudar visão, temos a tela:




Nesta tela, temos a grade Cadastro do campo Nome, onde temos como conteúdo o Campo Recurso.

Além disso, existe o Tamanho, que é a quantidade de caracteres que serão utilizados (exemplo: o campo fabricante tem como conteúdo o nome Azaléia. Se informarmos tamanho 3, será considerado apenas "aza". A contagem dos caracteres se dá sempre da esquerda para a direita.

Ordem diz respeito à posição do campo. Como está em "0", será o primeiro conteúdo. Se adicionarmos outro com ordem "1", os caracteres serão colocados logo em sequência. (exemplo, AZA33 - aza tem ordem 0 e 33 tem ordem 1).

Na grade da direita, Campos do(a) Recurso, temos a listagem de campos que podem ser selecionados para compor o nome do recurso.

Para selecionar o campo, basta marcar a caixa de seleção. O nome do campo será automaticamente adicionado na grade da esquerda.



Segue-se selecionando os campos de acordo com a necessidade. Depois de confirmar, a fórmula estará criada e disponível para ser utilizada no processo "Configuração da Fórmula e Recurso".



Configuração da fórmula de recurso

Este processo tem por objetivo configurar as fórmulas que serão utilizadas para a atualização automática dos nomes e códigos dos recursos, fazendo com que o usuário ganhe tempo na digitação de cadastros.

Para acessar o processo, utilizar o caminho:



Ao clicar sobre o processo, teremos acesso à tela a seguir:



Nesta tela, na grade "Configuração das Fórmulas do Recurso", temos:
  • Classe de Recurso: Classe do recurso que terá uma fórmula associada a ela. A classe escolhida será a que terão seus nomes de recursos atualizados.
  • Fórmula do Código: Fórmula que será utilizada para gerar o código da classe de recurso escolhida. A classe escolhida será a que terão seus nomes de recursos atualizados.
  • Fórmula da Referência Principal: Fórmula que será utilizada para gerar a referência principal da classe de recurso escolhida.
  • Fórmula do Nome: Fórmula que será utilizada para gerar o nome da classe de recurso escolhida.
  • Usuário: Usuário que criou ou alterou o cadastro.
  • Data: Data que o usuário criou ou alterou o cadastro.