software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de pedido de entrada em grade




Definição


O processo de pedido de entrada em grade é um processo que permite a criação de pedidos onde os itens são disponibilizados em formato de grade, contrapondo o formato tradicional onde os recursos são disponibilizados em linha. 

O formato em grade é conveniente para recursos que possuem uma denominação comum e que se distinguem a partir de um conjunto de características como tamanho, cor e material. Para estes recursos, a forma de apresentação em grade oferece uma interação mais natural, pois os itens do pedido são visualizados e editados em um formato que representa muito bem como estes recursos são manipulados na prática.

Desta forma, para calçados e vestuário, por exemplo, o pedido de compra fica muito mais fácil e intuitivo de ser emitido.  


Caminho de acesso



Tela de variáveis


Actions



Pesquisar: Pesquisa os pedidos de acordo com as restrições informadas na grid Variáveis da pesquisa.

Novo: Cria um pedido novo (que deve ser baixado quando da chegada do documento de comprovação da operação).

Novo com Baixa Automática: Cria um pedido novo já com informações da baixa. Normalmente utilizado quando o evento de compra está sendo registrado após a realização desta.



Grade Variáveis da pesquisa





Chave Pedido ou Provisão: Informe a Chave ou Chave de Criação do Pedido ou Provisão que deverá ser aberto.
Caso seja informada uma Chave as demais variáveis não serão consideradas para a seleção do Pedido ou Provisão, mesmo que preenchidas.

Caso seja informada uma Chave as demais variáveis não serão consideradas para a seleção do Pedido ou Provisão, mesmo que preenchidas.


Emissão Inicial: Informe a data de emissão inicial para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Emissão Final: Informe a data de emissão final para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Classe do Estabelecimento: Informe a(s) Classe(s) do(s) Estabelecimento(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.


Estabelecimento: Informe o(s) Estabelecimento(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Classe do Local de Escrituração:  Informe a(s) Classe(s) do(s) Local(is) de Escrituração para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Local de Escrituração: Informe a(s) Classe(s) do(s) Local(is) de Escrituração para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição


Classe da Pessoa: Informe a(s) Classe(s) da(s) Pessoa(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Pessoa: Informe a(s) Pessoa(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Classe de Recurso:  Informe a(s) Classe(s) do(s) Recurso(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Recurso: Informe o(s) Recurso(s) para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Vendedor: Informe o Vendedor para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.

Característica em grade:
Caso a classe de característica informada seja Tamanhos, os valores da característica poderão ser informados através do campo 

Grade de Tamanhos.
Grade de tamanhosInforme as grades de tamanhos para obtenção de valores para o campo Valores da Característica em Grade. Os tamanhos serão acrescentados ao campo Valores da Característica em Grade. Para cada tamanho haverá um campo correspondente na grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade, onde será informada a quantidade para geração do pedido.


Valores da Característica em Grade: Informe as características que irão compor as colunas do grupo Grade da grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade. 
Para cada característica informada haverá um campo correspondente na grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade, onde a quantidade do pedido poderá ser informada. 

A lista de valores exibida para seleção das características depende da classe de característica selecionada no campo Característica em Grade.

Situação da Política Comercial: Informe a Situação da Política Comercial para a seleção do(s) Pedido(s) ou Provisão(ões) que atende(m) esta restrição.







Actions da tela:



Calcular: calcula/recalcula o pedido de forma a compor os títulos e os campos totalizadores;

Gravar: grava o pedido sendo editado, para posterior reedição/aprovação/baixa.

Aprovar: sinaliza o pedido como autorizado para poder ser baixado. Um pedido não aprovado não é pesquisável para baixa;

Cancelar saldo: verifica qual a quantidade de itens do pedido que não foram atendidas por baixa e cancela o saldo, ou seja, faz com que este pedido não tenha mais itens pendentes, passíveis de nova baixa;

Excluir: exclui o pedido sendo editado/criado;

Imprimir: imprime o espelho do pedido que está sendo editado;

Negociação: permite que o usuário informe os dados da negociação do pedido;

Títulos: permite a exibição da grade que apresenta os títulos do pedido;

Valores Fiscais: realiza uma varredura no pedido, mostrando todos os valores fiscais que serão calculados para recolhimento/crédito

Voltar: cancela a edição (caso esta não tenha sido gravada ainda) e volta à tela de variáveis.


Cabeçalho



Na parte do cabeçalho, são inseridas todas as informações que servirão para todos os itens do pedido. Desta forma, se for utilizado um desconto, por exemplo, o desconto será aplicado a todos os itens do pedido; Para concessão de descontos no item, este deve ser informado item a item, na grid Itens.

Ch Criação: Este é um número ÚNICO que identifica este Pedido ou Provisão. Com o número da chave de criação pode-se, sempre que desejado, abrir este ou outros Pedidos ou Provisões. Todos os itens e títulos do Pedido ou Provisão estão ligados entre si através deste número único da CHAVE DE CRIAÇÃO. Este número também é importante para o controle das baixas do Pedido ou Provisão, de forma a possibilitar o acompanhamento do que foi pedido, que estará pendente, e o que foi atendido, estará baixado. Itens de um mesmo pedido ou baixa possuem a mesma chave de criação. 

Emissão: Informe aqui a data de emissão do Pedido ou Provisão. Este campo contém a Data de emissão do documento. 

Estabelecimento: Informe aqui o código do estabelecimento onde deve ser registrada esta operação de baixa de pedido ou provisão. É importante a utilização deste campo para que relatórios possam separar o faturamento por estabelecimentos. Este campo identifica a qual estabelecimento esta operação está vinculada.  

Loc Escrituração: Informe aqui o código do local de escrituração onde deve ser registrada esta operação de baixa de pedido ou provisão. É importante a utilização deste campo para o cálculo dos impostos e a impressão dos livros fiscais de cada filial e da matriz da empresa. O local de escrituração pode e deve ser automaticamente preenchido através de correta configuração do Administrador do Sistema Unum. Na Classe da Pessoa informe o código do Local de escrituração, na Classe dos Recursos e na Classe dos Pedidos ou Provisões informe se deseja ou não utilizar o Local de Escrituração. O sistema, normalmente, não calcula nenhum imposto caso exista local de escrituração. 
Este campo identifica o Local onde deve ser escriturada a Nota Fiscal correspondente a este pedido ou baixa de pedido. Caso este campo esteja em branco, significa que este pedido ou baixa de pedido não é escriturado. 

Pessoa: Informe aqui o código da pessoa com quem você está se relacionando para emitir este pedido ou provisão. O sistema tentará identificar automaticamente qual a classe de pedido ou provisão que está sendo criada. Para isso o sistema levará em conta a pessoa e os recursos que serão cadastrados na grade de digitação dos itens. Este campo identifica a Pessoa a quem se refere este pedido ou baixa de pedido. 

Representante: Informe aqui o código da pessoa que está representando a empresa. É importante o preenchimento deste campo para que os devidos representantes recebam as comissões conforme escala de comissionados. Para que haja o cálculo de uma comissão, o campo Zona de Representantes do cadastro de Entidades deve estar preenchido corretamente. Este campo identifica qual o Representante Comercial. (Utilizado mais frequentemente para operações de Venda). 

Transportador: Informe aqui o código do transportador que irá transportar os itens inclusos neste pedido ou provisão. Este campo normalmente é utilizado apenas nas operações de Rendas\\Saídas. 

Tipo de Frete: Informe aqui o código do tipo de frete que está sendo contratado para este pedido ou provisão. É importante o preenchimento deste campo para atender exigências legais. Este campo identifica o Tipo do Frete aplicado na nota fiscal. Pode ser feito pelo emissor ou emitente, ou pago pelo emissor ou emitente.

Loc Entrega: Informe aqui o código do local de entrega onde devem sem entregues os itens registrados neste pedido ou provisão. O código a ser utilizado neste campo deve existir dentro do Cadastro Genérico da empresa. Este campo identifica o Local onde devem ser entregues os recursos do pedido.  

Observação: Informe aqui qualquer observação fiscal que deva aparecer na impressão do pedido ou provisão e na impressão do documento de baixa do pedido ou provisão. A Observação é composta de uma parte fixa existente na propriedade da classe do pedido ou provisão concatenada com esta observação que está sendo informada. Para ver como será impressa a observação fiscal final clique no botão imprimir existente na barra de ferramentas. 

Moeda: Informe aqui o código da moedaque deverá ser usada como base para todos os valores deste documento. Este campo contém a Moeda que deverá ser usada como base para todos os valores deste documento. Corresponde ao campo chave da tabela VALMOIND. 

Tab Cotação: Informe aqui a tabela de cotação que deve ser utilizada para conversão de valor da moeda origem para moeda destino. 

Cotação: Informe aqui a cotação basica da moeda no momento da emissão deste documento. 

Índice de Correção: Informe aqui o código do índice que deverá ser usado para corrigir o saldo deste documento, ainda não baixado. Este campo contém o índice que deverá ser usado para corrigir o saldo deste documento. 

Comprador: Informe aqui o código do comprador que é responsável pelos pedidos de compra baixados. É importante o preenchimento deste campo para que possa ser validado o limite de compra do comprador deste pedido. 

 

Grid de itens do Pedido ou Provisão em Grade




Recurso - Nesta coluna estarão listadas as mercadorias que serão compradas, agrupadas por sua Referência Principal e características de grade comuns. Serão tantas linhas quantas forem as combinações entre as características (detalhada logo abaixo) de materiais e cores. Além disso, os recursos que não possuírem a grade de tamanho exibida na coluna grade (detalhada logo abaixo).

Características - Composta por duas grades:
    Materiais - Material do qual é composto o recurso. Exemplos: couro, plástico, madeira, etc.
    Cores - Cor do recurso.

Mult Gr - Neste campo deve ser informada a quantidade de vezes que se deseja multiplicar as quantidades cadastradas na grade de tamanhos.

Gr Tamanhos - A grade de tamanhos é o intervalo de numerações dos recursos. Podem ser compostas por números ou letras. Ex.: 33,38,P,M,G).

Grade - Nesta coluna são informadas as quantidades do recurso para cada numeração, cor ou material (dependendo de como foram escolhidas as variáveis para montagem da tela)