software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de geração múltipla de pedido em grade

Em atualização

Definição


O processo de geração múltipla de pedido em grade é um processo que permite a criação de pedidos onde os itens são disponibilizados em formato de grade, contrapondo o formato tradicional onde os recursos são disponibilizados em linha. 

O formato em grade é conveniente para recursos que possuem uma denominação comum e que se distinguem a partir de um conjunto de características como tamanho, cor e material. Para estes recursos, a forma de apresentação em grade oferece uma interação mais natural, pois os itens do pedido são visualizados e editados em um formato que representa muito bem como estes recursos são manipulados na prática.

Desta forma, para calçados e vestuário, por exemplo, o pedido de compra fica muito mais fácil e intuitivo de ser emitido.  


Caminho de acesso




Imagem 1 - caminho de acesso ao processo.

Grid de variáveis



Imagem 2 - variáveis para composição da tela.

Empresas

Informe as empresas que deverão ser usadas como filtro dos estabelecimentos.

Classe do Grupo de Estabelecimento

Informe a classe que deverá ser usada para filtro dos grupos de estabelecimentos;

Grupos de Estabelecimentos

Informe para quais grupos de estabelecimentos o pedido será gerado. Este campo tem o propósito de agilizar a seleção dos estabelecimentos desejados. 

Os grupos disponíveis para seleção serão aqueles que pertencerem a classe selecionada no campo Classe do Grupo de Estabelecimento. 

Os estabelecimentos dos grupos de estabelecimentos selecionados serão adicionados ao campo Estabelecimentos da grade Variáveis. 

Caso não deseje gerar o pedido para todos os estabelecimentos dos grupos selecionados, use o campo Estabelecimentos para remover os estabelecimentos que não participarão do pedido. 

Ao montar a tela do pedido em grade serão considerados os estabelecimentos que constarem no campo Estabelecimentos. 

Os estabelecimentos e grupos também poderão ser adicionados através da grade Distribuição por Grupo/Estabelecimento, posteriormente, quando a tela já estiver montada.

Estabelecimentos

Informe para quais estabelecimentos o pedido será gerado.

Os estabelecimentos disponíveis para seleção serão aqueles que constarem em algum dos grupos de estabelecimento da classe selecionada no campo Classe do Grupo de Estabelecimento.

Os estabelecimentos selecionados serão usados para montar a grade Grupos de Estabelecimentos e a grade Estabelecimentos.

Nestas duas grades é possível informar valores que serão usados de forma global para cada grupo de estabelecimentos ou para cada estabelecimento conforme seja a grade onde a quantidade do pedido for informada.

Este campo terá seu conteúdo acrescentado dos estabelecimentos que compõem os grupos de estabelecimentos selecionados no campo Grupos de Estabelecimentos da grade Variáveis.

Os estabelecimentos e grupos também poderão ser adicionados através da grade Distribuição por Grupo/Estabelecimento.


Pessoas

Pessoa que será informada no pedido. Normalmente o fornecedor ou fabricante.


Comprador:

Informe qual será o comprador do pedido. O usuário corrente será usado como sugestão para este campo.


Característica em grade:

Informe a classe de característica do recurso a ser usada para determinar a lista de valores para o campo Valores da Característica em Grade. (tamanhos, cores e materiais)


Caso a classe de característica informada seja Tamanhos, os valores da característica poderão ser informados através do campo Grade de Tamanhos.

Grade de tamanhos


Informe as grades de tamanhos para obtenção de valores para o campo Valores da Característica em Grade. 

Os tamanhos serão acrescentados ao campo Valores da Característica em Grade. 

Para cada tamanho haverá um campo correspondente na grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade, onde será informada a quantidade para geração do pedido.


Valores da Característica em Grade:


Informe as características que irão compor as colunas do grupo Grade da grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade. 

Para cada característica informada haverá um campo correspondente na grade Itens do Pedido ou Provisão em Grade, onde a quantidade do pedido poderá ser informada. 


A lista de valores exibida para seleção das características depende da classe de característica selecionada no campo Característica em Grade.


Pedido com mapa de distribuição



Selecione esta opção para gerar o pedido com mapa de distribuição. 

Quando este campo for selecionado será gerado um único pedido com mapa de distribuição inidicando as quantidades para cada estabelecimento. 

O estabelecimento do pedido deve ser informado na grade Cabeçalho do Pedido ou Provisão em Grade. 

Quando este campo não for informado será gerado um pedido para cada estabelecimento informado nas variáveis ou no processo.


Tela de geração múltipla de pedido em grade


Imagem 3 - Tela de geração múltipla de pedido em grade


A tela do pedido em grade, após composta com as variáveis selecionadas anteriormente, em Grid de Variáveis, terá este aspecto. Podemos dividí-la operacionalmente em três áreas:

Cabeçalho

É a seção do pedido onde se encontram as informações genéricas, como:
Pessoa - Fornecedor ou fabricante

Condição de pagamento - condição de pagamento do pedido. 

Comprador - comprador responsável pelo pedido.

Transportador - transportadora que fará a entrega do pedido no local estabelecido;

Tipo de frete - modalidade e responsabilidade da forma do frete (CIF ou FOB)

Frete - valor em moeda do frete;

Seguro - valor em moeda do seguro da carga;

Desconto - desconto em moeda geral do pedido. O mesmo é rateado proporcionalmente aos itens do pedido;

Desc (%) - desconto em percentual do pedido. O mesmo é rateado proporcionalmente aos itens do pedido;

Desc total (%) - Campo que contém o percentual final calculado a partir do campo(Desc (%).

Acréscimo - Informe aqui o valor do acréscimo total de todos os itens deste pedido ou provisão. O valor informado neste campo será rateado para cada item do pedido ou provisão, proporcionalmente ao valor financeiro de cada item.

Observação - Informe aqui qualquer observação que você deseja que apareça na impressão do pedido ou provisão e na impressão do documento de baixa do pedido. A Observação é composta de uma parte fixa existente na propriedade da classe do pedido ou provisão somada com esta observação que você está cadastrando. Esta observação estará disponível para visualização após a geração do pedido e sua impressão.

Emissão - data da emissão do pedido.



Grid de itens do Pedido ou Provisão em Grade


Imagem 4 - Grid de itens do Pedido ou provisão em grade.

Recurso - Nesta coluna estarão listadas as mercadorias que serão compradas, agrupadas por sua Referência Principal e características de grade comuns. Serão tantas linhas quantas forem as combinações entre as características (detalhada logo abaixo) de materiais e cores. Além disso, os recursos que não possuírem a grade de tamanho exibida na coluna grade (detalhada logo abaixo).

Características - Composta por duas grades:
    Materiais - Material do qual é composto o recurso. Exemplos: couro, plástico, madeira, etc.
    Cores - Cor do recurso.

Mult Gr - Neste campo deve ser informada a quantidade de vezes que se deseja multiplicar as quantidades cadastradas na grade de tamanhos.

Gr Tamanhos - A grade de tamanhos é o intervalo de numerações dos recursos. Podem ser compostas por números ou letras. Ex.: 33,38,P,M,G).

Grade - Nesta coluna são informadas as quantidades do recurso para cada numeração, cor ou material (dependendo de como foram escolhidas as variáveis para montagem da tela)

Outros
    Qtde - Neste campo devem ser informadas as quantidades dos recursos que não tiverem sua grade exibida na coluna grade;
    Qtde Total - Quantidade total do pedido. Corresponde a soma das quantidades informadas para este recurso considerando todos os estabelecimentos.
    Unitário - Valor unitário em moeda de cada recurso, ou seja, o preço de compra.
    Total - Valor total do recurso. Corresponde a coluna Qtde Total multiplicada pela coluna Unitário, ou seja, o valor total em moeda do recurso. Os valores são apresentados por linha.


Grid de Distribuição por Grupo/Estabelecimento

Imagem x - Grid de distribuição por grupo/estabelecimento

Grupo - Informe o grupo do estabelecimento que será usado para geração do pedido. Se for adicionado um grupo após a seleção de recursos, estes não serão distribuídos para este grupo, somente os novos recursos que sejam adicionados. Na inserção do grupo por esta grade, o mesmo assumirá o comportamento de Informedfields (campo informado, ficando em negrito).

Estabelecimento - Informe o estabelecimento que será usado para a geração do pedido. Se for adicionado um estabelecimento após a seleção de recursos, estes não serão distribuídos para este estabelecimento, somente os novos recursos que sejam adicionados. 

Multiplicador da Grade - Informe a quantidade usada para multiplicar as quantidades informadas para a geração do pedido. Este multiplicador será replicado no campo Mult Gr da Grid de itens do Pedido ou Provisão em Grade;

Programação - Informe a data de programação de entrega do item, que será utilizada também como data base para cálculo dos títulos do pedido caso o campo Previsão Emissão Documento estiver sem preenchimento.

Previsão Emissão Documento - Informe a data que deve ser considerada para geração dos títulos de pedido. Estando o campo Previsão Emissão Documento preenchido o campo Programação passa a não ser mais utilizado como base para cálculo dos títulos de pedido.  


Manipulação da tela de geração múltipla de pedido em grade

A tela que será exibida primeiramente será tal como abaixo (Imagem 5 - Visão geral da tela). Nela, tem-se a visão geral do pedido. 

Com a tela deste modo, toda a alteração que for feita na grid Itens do Pedido ou Provisão em Grade em quantidade de recursos, grade de tamanhos, mult gr, quantidades, unitário e  recursos serão replicadas para todos os estabelecimentos de todos os grupos. Observe que não é possível alterar Materiais e Cores, dado que esta informação é coletada diretamente do cadastro dos recursos inseridos.

A tela foi concebida para se trabalhar do mais geral ao mais específico. Desta forma, a recomendação de utilização é que sejam inseridos os itens e suas configurações mais gerais e abrangentes, para, depois, tratar estabelecimento a estabelecimento, recurso a recurso.

Desta forma, para se valer de menor esforço, a multiplicação da grade deve ser feita primeiramente na grid Distribuição por Grupo/Estabelecimento. Desta forma, se mudarmos, por exemplo, o multiplicador de grade do Grupo Piauí, o mesmo multiplicador será aplicado a todos os estabelecimentos e recursos.

Caso existam outros grupos, o multiplicador será aplicado a todos os recursos do grupo. Desta forma, não se visualizará alteração na coluna Mult Gr, porque esta reflete, neste modo de visão, apenas a situação geral e comum a todos os recursos.

Manipulação na visão geral


Imagem 5 - Visão geral da tela

Nesta visão de manipulação da tela, todas as alterações que forem feitas serão refletidas em todos os grupos/estabelecimentos selecionados. De acordo com os dados presentes neste exemplo, temos a seguinte situação:

O grupo de empresas é Piauí, contendo três estabelecimentos:
Estab A
Estab B
Estab C

Perceba que o "multiplicador da grade" do Estab A está com valor 2. Desta forma, todas as quantidades da grade serão multiplicados por 2. Isso não ocorrerá com o Estab B, por exemplo, por ter "multiplicador da grade"com valor 1.

Caso se altere o multiplicador da grade, do grupo Piauí, para 2, todos os multiplicadores serão automaticamente modificados para 2.

Com relação ao preço unitário, o mesmo pode ser inserido em um recurso e, se este preço for comum a outros recursos, pode-se acionar a action "replicar valor para os itens", selecionando-se quais recursos receberão o mesmo preço.

Há que se observar que, caso se insiram grupos ou estabelecimentos após a inserção dos recursos, estes novos estabelecimentos ou grupos não serão considerados para os recursos já existentes, somente para inserção de recursos novos na tela. Desta forma, os estabelecimentos ou grupos devem ser incluídos prioritariamente, para depois serem tratados no nível 1 ou 2 de detalhe, explicados logo abaixo.

Neste modo de visualização, caso seja removido um recurso, este será removido de todos os estabelecimentos e de todos os grupos. Para fazer com que um determinado estabelecimento não receba determinado recurso, veja a seção "manipulação no nível 2 de detalhe".



Manipulação no nível 1 de detalhe

Imagem 6 - primeiro nível de detalhe da tela de compras;


Neste nível de detalhe da tela, acessado através do botão "mudar visão", cada recurso será trabalhado individualmente para o grupo de estabelecimento. Desta forma, o recurso Peep Toes Alto, material VNZ, Cor CVV poderá ter suas quantidades alteradas apenas para este grupo, bastando para isso o preenchimento/alteração das quantidades na Grade. Este preenchimento fará com que o campo editado fique em negrito, indicador padrão do sistema para campos informados pelo usuário.

Os demais recursos deverão ser visualizados pelos botões de navegação, para que possam ter suas quantidades alteradas de acordo com seu grupo de estabelecimento. Cada recurso terá sua quantidade na grade, de acordo com a grade de tamanhos e da configuração da grade de quantidades.

Manipulação no nível 2 de detalhe


imagem 7 - segundo nível de detalhe da tela de compras;

Neste nível de detalhamento, cada recurso será trabalhado por estabelecimento. Desta forma, se alterarmos as quantidades deste recurso para o Estab B, por exemplo, somente este estabelecimento terá as quantidades alteradas deste recurso Peep Toes Alto VNZ CVV.

Para que um determinado recurso não seja pedido para um determinado estabelecimento, basta que o estabelecimento seja removido do recurso.

Por exemplo:

Tomando por base a imagem "imagem 7 - segundo nível de detalhe da tela de compras", caso o recurso Peep toes alto, material VNZ, cor CVV deva ser comprado apenas para o Estab B e Estab C, deve-se selecionar o Estab A e removê-lo. Desta forma, apenas os estabelecimentos remanescentes terão compras efetuadas.

IMPORTANTE:

Quando houver alteração pontual, como a exemplificada acima, esta alteração não será modificada caso se utilizem os campos genéricos da tela. Por exemplo, se no Estab B tiver sido informado 2 e, posteriormente, na grid distribuição for modificado para 3, a alteração não será processada, porque o sistema considerará que edição específica foi realizada, evitando que a operação seja desfeita pelos automatizadores da tela.


Informações imprescindíveis para a geração do pedido


Para a geração de múltiplos pedidos em grade, alguns dados são imprescindíveis, como Pessoa, data de emissão, recursos, valor unitário, quantidade e programação. Sem uma destas informações, o pedido não será gerado.