software‎ > ‎módulos‎ > ‎compra‎ > ‎manuais‎ > ‎

observações gerais de cadastros


Preenchimento obrigatório

Cabe aqui uma observação geral. Todos os campos que contiverem um sinal de asterisco a direita do nome da sua label, ou nome do campo, são campos de preenchimento obrigatório.

Quanto a nomenclatura e significado

Para ter maior entendimento sobre determinadas nomenclaturas e significados em relação a determinados campos do sistema, consulte a documentação sobre Cadastros Básicos do Sistema. Lá estão explicados em maiores detalhes significados tais como estabelecimentos e locais de escrituração, núcleos os centros de custos entre outros.

Janela Lookup

Em alguns casos, à direita da janela de preenchimento do campo existe símbolo com pontas de seta para cima e para baixo simultaneamente. Esse sinal representa que ali existe uma janela lookup, ou que o campo é completado por outras informações predefinidas em outra classe. Ao se clicar nesse símbolo surgirão opções para preenchimento do campo.

O símbolo do raio

Em alguns casos, à direita da janela de preenchimento do campo, além do símbolo das setas por existir um raio. Esse raio serve para abrir o cadastro relativo àquele campo, em alguns casos, abre um menu de opções com algumas outras opções.

Dois cliques em campo que tenha Lookup

O duplo clique no campo lookup abre o cadastro relativo àquele campo.

Campos Read Only (Somente leitura)

Os campos somente leitura são identificados por terem o fundo da área de digitação pintada de cinza.

Os campos de data

Campos de data em qualquer formulário respondem a alguns comandos que o tornam extremamente práticos. Por exemplo, caso eu queira uma pesquisa que envolva a data de hoje como data final e tenha o período de 1 mês de pesquisa. Clique no campo Emissão Inicial e digite -30, em seguida saída do campo. Aparecerá uma data contando da data de hoje menos 30 dias. Clique agora no campo Emissão Final e digite a letra h, saia do campo e verá que surgiu a data de hoje (h = hoje).
Outras informações relevantes são: (o = Ontem, a = Amanhã, - Número Inteiro = Data de Hoje menos o número de dias correspondente e +Número Inteiro = Data de Hoje mais o número de dias correspondente).

Abaixo encontra-se uma tabela de resumo dos comandos


 ATALHOFUNÇÃO 
 número O sistema informa a data relativa ao número informado, do mês e ano atual
 + número O sistema adiciona a quantidade de dias indicados, contando a partir da data de hoje 
 - número O sistema diminui a quantidade de dias indicados, contando a partir da data de hoje 
número número Ao indicar o dia e o mês, o sistema preenche com o ano atual. É preciso informar a quantidade de dígitos necessária para informar a data e o mês, preferencialmente com quatro dígitos.
 H O sistema registra com a data atual (hoje)
 A O sistema registra com a data posterior à data atual (amanhã)
 O O sistema registra com a data do dia anterior (ontem)

Tabela de exemplos

 TECLASRESULTADO
30 30/04/2010
- 5 21/04/2010
+ 5 29/04/2010
 292 29/02/2010 
 H 24/04/2010
 A 25/04/2010
 O 23/04/2010