software‎ > ‎módulos‎ > ‎custo‎ > ‎

perguntas frequentes

por que o apontamento da produção não calcula custos ?

postado em 7 de dez de 2010 10:31 por Usuário desconhecido

O procedimento padrão é que os apontamentos da produção ao serem lançados não calculem custos. Isso se dá pelo motivo de que nesse momento ainda  não se tem os valores de MOD - Mão de Obra Direta e GGF - Gastos Gerais de Fabricação para compor o custo geral e o sistema UNUM foi estruturado para trabalhar dessa forma. Sendo assim a orientação que damos é que seja reprocessado o custo no final de cada período (após apuração dos custos).

o que significa o relatório apresentado na rotina de "reprocessamento de custos"?

postado em 5 de nov de 2010 12:44 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 7 de dez de 2010 10:30 por Usuário desconhecido ]

Quando se executa a rotina de reprocessamento de custos, caso o sistema esteja impedido de reprocessar, será apresentado um relatório, contendo chaves de operações (baixas de pedidos, requisições ou transferências), agrupadas em "Bloqueio Fixo" e "Aguardando Operação".

As operações listadas em "BLOQUEIO FIXO" representam movimentações de recursos que deixaram o saldo no estoque ou o custo de mercadorias negativos. Para prosseguir com o reprocessamento, os bloqueios fixos deverão ser corrigidos.

Já as operações que estão classificadas como “AGUARDANDO OPERAÇÃO” dependem de alguma das operações que estão relacionadas no “BLOQUEIO FIXO”.

Dentre os possíveis bloqueios fixos o mais comum é "Saldo Inválido". Este bloqueio pode ocorrer pelos seguintes motivos:
  • Saldo com quantidade negativa.
  • Saldo com quantidade positiva e custo zerado.
  • Saldo com quantidade zerada e custo diferente de zero.
Outra forma de visualizar as operações que impedem o reprocessamento é utilizando O relatório “Ocorrências de problemas em saldo de recurso e custo”, localizado em IR PARA > CUSTOS > OCORRÊNCIAS DE PROBLEMAS EM SALDO DE RECURSOS E CUSTO.


o que acontece se eu alterar uma movimentação cujo reprocessamento já foi realizado?

postado em 5 de nov de 2010 12:42 por Usuário desconhecido   [ 5 de nov de 2010 12:43 atualizado‎(s)‎ ]

Depois de realizado o reprocessamento de um determinado período (quando o reprocessamento tiver sido realizado sem erros) e um usuário alterar, deletar ou corrigir operações corretas, haverá um bloqueio quando for novamente rodado o reprocessamento. Para bloquear tais modificações, existe uma opção presente no “Classes Explorer”.

Basta informar a data ‘limite’ do último reprocessamento no campo presente na classe de “Movimentações de Depósitos”, no caminho Raiz > Dados > Operações > Movimentações de Depósito. Outro bloqueio sugerido é através de lançamentos contábeis, localizado em Ir Para > Contabilidade > Configurações e Manutenções > Bloqueio dos Lançamentos Contábeis.

como funciona e para que posso utilizar o reprocessamento de custos?

postado em 5 de nov de 2010 12:38 por Usuário desconhecido

A política de custos no Sistema UNUM é baseada no cálculo do custo médio; a partir daí, todas as consultas de produto são baseadas nesse custo. Esse custo médio é afetado somente pelas entradas do recurso em um determinado depósito.

O controle do recurso por lote também influencia fortemente em seu custo médio. Para que os custos obedeçam sempre aos cálculos médios, existe a rotina de reprocessamento de custos. Dentro de um período, ela corrige os custos médios das SAÍDAS das operações com base nas entradas.

Contudo, saiba que a rotina de reprocessamento não interfere nos valores informados pelo usuário em qualquer operação que envolva custos.

como identifico se houve algum reprocessamento de custos no meu depósito?

postado em 5 de nov de 2010 12:36 por Usuário desconhecido

Para que você possa verificar se foi feito o reprocessamento dos recursos, basta realizar uma consulta ao "Extrato de Recursos". Neste relatório, ao marcar a caixa de seleção "Ordem para Cálculo de Custo Médio", será apresentada a coluna 'Ordem' no extrato.

Esta coluna somente estará preenchida caso tenha sido feito um reprocessamento no recurso, dentro do depósito especificado.

como posso alterar uma operação movimentação que deixe saldo negativo no estoque, já que isso impede o reprocessamento de custos?

postado em 5 de nov de 2010 12:34 por Usuário desconhecido

A correção dos custos deve ser realizada na operação em si. Deve-se abrir a operação e aplicar os custos corretamente. Se for um pedido e as configurações de custo médio estiverem corretas, basta clicar no botão “Calcula” e gravá-lo novamente.

Caso a operações sejam de transferências, a intervenção deve ser manual através do processo de transferência simples. De qualquer forma, a análise aqui deve ser um pouco mais abrangente.

Deve-se investigar a causa da movimentação negativa: as configurações à época permitiam? Não foi apagada movimentação positiva? São perguntas que devem ser levadas em conta antes mesmo da intervenção nos custos.

como funciona a política de custos no sistema unum?

postado em 5 de nov de 2010 12:15 por Usuário desconhecido

A política de custos no Sistema UNUM é baseada no cálculo do custo médio; a partir daí, todas as consultas de estoque como saldo, extrato e resumo são baseadas nesse custo.

O custo médio é afetado somente pelas entradas do recurso em um determinado depósito - a configuração padrão do sistema é que o controle de custos seja por depósito mas permite por local de escrituração ou matriz.

Exemplo de cálculo de custo:

 LINHA  DATA  RECURSO  DEPÓSITO  QUANTIDADE  SALDO  CUSTO  CUSTO MÉDIO
1 01/02/2008 A Central 3 3 1 1
2 02/02/2008 A Central -1 2 -1 -1
3 03/06/2008 A Central 1 3 1,2 1,07
4 05/06/2008 A Central -1 2 -1,2 -1,07

Para justificar os outros pontos 1 e 2, imagine que na tabela acima não houvesse a compra da linha 3, o custo médio permaneceria 1,00$; porém, como houve um compra com valor acima ao da última compra, o custo médio também sofreu acréscimo. O mesmo critério seria obedecido caso a compra do dia 03/06/2008 fosse inferior à última: o custo médio cairia do patamar de $1,00.

A consulta para acompanhar o comportamento de custos é o extrato, sem sombra de dúvida. É ela, com as variáveis bem acertadas, que vai te dar o mesmo entendimento que a tabela acima.

Sabemos bem que correções de movimentação são realizadas e até mesmo excluídas. Para que os custos não fiquem à mercê dessas mudanças e obedeçam sempre aos cálculos médios, existe a rotina de reprocessamento de custos. Dentro de um período, ela corrige os custos médios das SAÍDAS (desde que não tenham sido informados) das operações com base nas entradas.

A rotina toma por base os valores de entrada no período e recalcula os custos médios das saídas, ao fim do reprocessamento, temos os valores condizentes com a política de custos médios. 

Ajustes de quantidade e de custo podem ser realizados mas isso fica à cargo do cliente. A rotina trata de recalcular os custos médios das operações de saída e somente a elas afetam.


qual deve ser a configuração de classes para que o sistema unum utilize a média dos custos das operações?

postado em 5 de nov de 2010 12:03 por Usuário desconhecido

A configuração esperada das propriedades de classe para custo médio nas classes de pedidos ou provisões são as seguintes:

1) Usa Custo Médio Interno (CALCCUSTOMEDINT) - a propriedade deve ser marcada somente na classe-mãe de pedidos ou provisões. Ela tira a responsabilidade do script de cálculo e assume o cálculo do custo médio nas operações.

2) Usa Custo Médio (USACUSTOMEDIO) - o valor nulo deve ser o padrão nessa propriedade, ou seja, as operações de saída serão calculadas pelo custo médio e as entradas não serão alteradas. Qualquer valor afirmativo (caixa de seleção marcada ou campo preenchido com "Sim") presente na classe ou em suas filhas deverá marcar as exceções, ou seja, deverão ter comportamento diferente do padrão.


1-8 of 8