software‎ > ‎módulos‎ > ‎desenvolvimento‎ > ‎artigos‎ > ‎

Criação, alteração e exclusão de visões de dados através do processo de atualização de estruturas.


Introdução

Na versão 10.2 do sistema UNUM foi liberada uma melhoria no processo de atualização de estruturas do banco de dados que permite a criação, alteração e exclusão de visões de dados.
As visões de dados são definidas em arquivos X-Class através da propriedade this.dbViews.

Criando visões de dados

Para criar visões de dados, você deve, primeriamente, defini-las em um X-Class. Exemplo:

this.dbViews["VIEW_GRUPOS"] = "Select * From iGroupUser Where RowNum < 10"
this.dbViews["VIEW_ALTERACOES_DO_USUARIO_X"] = "Select * From iLog Where iUser = 212143"

Após a definição das visões de dados, execute o processo Ir Para > Desenvolvimento > Banco de dados > Atualizar Estrutura.ip e no campo Tipo do Update selecione a opção Completo ou Criar visões e clique no botão Iniciar. Em seguinte será apresentada a tela com algumas grades, dentre elas a grade chamada Criar visão. Nesta grade marque as visões que deveram ser criadas e clique no botão Continuar para que as visões sejam gravadas no banco de dados.
Após o processamento disparado pelo botão continuar as visões de dados já devem ter sido criadas e já podem ser usadas pelo desenvolvedor. No caso da visões citadas no exemplo acima, elas poderam ser consumidas por comando SQL como os dos exemplo abaixo:

Select * VIEW_GRUPOS Where iClass = -1

Select * from VIEW_ALTERACOES_DO_USUARIO_X where iType = -1

Alterando visões de dados

Uma vez que você já saiba criar visões de dados, a alteração de dados se tornará mais simples de entender. De fato o procedimento de alteração de visões de dados é análogo ao de criar visões de dados.
Bem, para alterar um visão de dados basta alterar a sua definição no arquivo X-class e executar o processo  Ir Para > Desenvolvimento > Banco de dados > Atualizar Estrutura.ip as deferença em relação ao procedimento de criação de visões de dados está na seleção do tipo de upgrade, aqui deve ser escolhida a opção Completo ou Alterar visões.

Excluíndo visões de dados

Para excluír uma visão de dados, basta remover a sua definição do X-class que a define e executar o processo Ir Para > Desenvolvimento > Banco de dados > Atualizar Estrutura.ip.
O uso do processo de atualização de estruturas com a finalidade de excluir visões de dados também é análogo a criação de visões de dados. Bastando, para tanto, selecionar o tipo de upgrade completo ou excluir visões.

Compatibilidade do SQL das visões com os diversos tipos de banco de dados.

O desenvolvedor deverá usar o padrão SQL-92 e casos específicos de adaptação da sintaxe SQL serão implementados pelo time Engine no driver dos bancos de dados suportados pelo sistema UNUM.