software‎ > ‎módulos‎ > ‎desenvolvimento‎ > ‎manuais‎ > ‎

Utilizando Sequências

Introdução

O Sistema UNUM possui o conceito de sequências, que são utilizadas para configurar a geração sequencial de números.

Objetivo

Permitir que o usuário crie sequências, para uso posterior nos processos do sistema que trabalham com sequenciamento de números.

Estrutura do guia

A estrutura conceitual dos assuntos abordados neste guia é:

  • Pré-requisitos
  • Fluxo operacional
    • Conceito de sequenciamento
    • Criando e configurando sequências

Pré-requisitos

Para criar e configurar sequências, é necessário que o usuário tenha passado pelo treinamento do módulo de Desenvolvimento.

Fluxo operacional

Conceito de sequenciamento

As sequências são utilizadas para se gerar números de forma determinística e persistente. Cada sequência possui uma faixa de valores que podem ser gerados e persiste o último valor servido. Esse valor pode ser incrementado por uma API de sequenciamento.

As sequências podem ser utilizadas quando desejamos criar chaves em tabelas especiais, que não utilizem a criação de chaves padrão do sistema. O controle de unicidade e consecutividade das chaves dessas tabelas especiais é mais flexível, e sua geração não consome as chaves do sequenciador de chaves do sistema.

Criando e configurando sequências

Existe um processo, localizado em UNUM > Desenvolvimento > Sequências, no qual é possível criar e configurar sequências. Ao acessar esse processo, será exibida uma grade de sequências.

É recomendado cuidado ao se alterar os valores mínimo, máximo e atual na grade, pois isso poderá afetar a geração de números em todas as máquinas que já possuam arquivos de controle de sequenciamento gerados a partir da sequência alterada.