software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎blog‎ > ‎

Armazenamento de imagem

postado em 27 de jul de 2010 05:28 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 5 de nov de 2010 08:03 por Usuário desconhecido ]

Aproveitando o post do Marcelo no qual citou a iVFS gostaria de noticiar mais uma funcionalidade que estamos por lançar: Armazenamento de imagem vinculado na iVFS a um registro da base. O projeto foi uma demanda de um cliente para que imagens de produtos fossem exibidas no website. 


Para isso, criamos um processo no formato wizard para que o usuário possa fazer a carga das imagens e depois vinculá-las a um produto (ou qualquer outro vínculo que queira fazer entre imagem e registro da base). Essa imagem, a princípio, vai estar na iVFSLob, ou seja, estará no cache. 


Por esse motivo não é recomendado para vínculo com tabelas de movimentação, exemplo: vincular um documento a um título de cobrança. Pois isso aumentaria muito o tamanho do cache, pois cada uma dessas imagens vinculada aos diversos títulos, seriam carregadas no cache.


O mais legal é que será possível informar atributos da imagem através de x-class (customizável), exemplo: tamanho, ângulo, fotógrafo, etc. Para esse ponto tivemos um trabalho diferente de transformar uma estrutura que estava toda em um campo, para campos em uma grade a ser modificada pelo usuário, definindo, assim, os atributos da imagem.


Ainda há muito para se implementar nesse projeto. Funcionalidades que deixariam o sistema cada vez mais fácil de trabalhar com imagens. 


Como por exemplo a visualização dessas imagens na grade, ou até mesmo através de um modal (como é feito no SlideShow). Mais um outro é o envio de arquivo (FileUpload), pois hoje, o processo citado anteriormente, lê um diretório pegando todos os arquivos dentro desse diretório e buscando o registro da tabela que deseja vincular (fazendo o vínculo através do nome do arquivo e os campos da tabela definidos como campos para vínculo com imagem).


Bom, é isso, conforme já "twittamos", a funcionalidade está quase saindo do forno. Testes e ajustes finais estão sendo realizados e logo estará para ser homologado e utilizado por todos.