software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎blog‎ > ‎

Novos drivers de banco

postado em 22 de set de 2010 07:09 por Usuário desconhecido
O Engine conecta-se aos bancos de dados através dos drivers de banco, que pertencem ao módulo Idc. Esses drivers utilizam as APIs nativas dos fornecedores de SGBD, evitando-se bibliotecas multi-banco e assim obtendo a maior performance possível. Hoje temos drivers para o Oracle, MS SQL 2000, e DB2.

Há vários meses iniciamos o desenvolvimento dos drivers do PostgreSQL e MS SQL 2005, mas nenhum dos dois chegou a atingir o nível de estabilidade necessário para ser usado por nossos clientes em ambiente de produção. Voltamos agora a investir esforços para concluir e estabilizarmos esses drivers, dando outras opções SGBD aos nossos clientes.

O driver do PostgreSQL tinha um problema de estouro de memória quando o Engine fazia consultas ao banco que retornavam uma grande massa de dados. Essa é uma limitação da API do client do PostgreSQL. Alteramos o driver para que utiliza-se cursores, e assim suportar consultas que retornem grandes massas de dados. A nova versão está sendo usado internamente por alguns desenvolvedores da Unum, e estará disponível no próximo build da série 10.2.3. 

No MS SQL 2000, a API client de acesso ao banco, era a DB-Library, sobre a qual desenvolvemos o nosso driver. A partir do MS SQL 2005, a Microsoft tornou essa biblioteca deprecated. Dessa forma, implementamos um novo driver do zero, com aproveitamento mínimo do código antigo. Após a retomada no seu desenvolvimento, o driver mostrou-se estável nos testes iniciais. Mais alguns testes serão realizados e provavelmente na próxima semana ele também estará disponível.