software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎blog‎ > ‎

Um novo Javascript

postado em 16 de jun de 2010 13:46 por Usuário desconhecido
Há algum tempo estamos trabalhando na substituição de nosso interpretador Javascript. O projeto de desenvolvimento do interpretador atual, que é utilizado desde as versões 3.3.1 do Engine, data de meados de 2003. Naquela época, os interpretadores conhecidos eram os criados pela Microsoft e pela Mozilla, e usados em seus respectivos navegadores. Optamos por desenvolver o nosso para termos mais liberdade para estendermos a linguagem, e otimizarmos a implementação para as demandas do nosso sistema de ERP. 

O cenário atual é bem diferente. A competição entre as implementações ficou mais acirrada, com dois novos interpretadores: o JavaScriptCore e o Google V8. Atualmente, todos eles usam diversas técnicas de compilação para código nativo, executando código várias vezes mais rápido do que as antigas versões daquela época. Neste cenário dominado pelos interpretadores Open Source, usamos uma estratégia diferente, a de integrar ao Engine o JavaScriptCore, um interpretador desenvolvido pelo projeto WebKit e usado no Safari, navegador do Apple Mac OS X.

Estamos muito empolgados com esse projeto. Teremos um JavaScript extremamente rápido, compatível com o padrão ECMAScript, ampliando as possibilidades de uso da linguagem para domínios que exigem uma maior performance de execução, além de possibilitar o reuso de bibliotecas JavaScript que usem características da linguagem que não havíamos implementadas. Será um grande avanço tecnológico para a nossa plataforma.