software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎manuais‎ > ‎

Instalação do Engine

Introdução

A instalação do Engine pode ocorrer de duas formas: modo cliente e modo servidor. Instalando no modo cliente, é necessário primeiro baixar o executável a partir do endereço do servidor. No modo servidor, o repositório do time Engine ou uma base de referência fornecerá o aplicativo na versão que se deseja instalar.

Instalando o Engine Servidor

Esta instalação, a máquina será o servidor central que deverá ter toda a configuração com o banco de dados feita. Para instalar o Engine como um servidor, devemos seguir os seguintes passos:
  1. Deverá ser baixado o executável e inserido em um diretório isolado. Exemplo: c:\bematech\;
  2. Criar um atalho para o executável;
  3. Nas propriedades do atalho, acrescentar o parâmetro -s no campo "Destino". Exemplo: c:\bematech\iengine.exe -s;
  4. Executar o atalho;
  5. Pelo browser, acessar o manage do administrador do Engine que fora instalado, exemplo: http:\\127.0.0.1 (por padrão é iniciado na porta 80, que não é necessário especificar no browser, mas é importante verificar em qual porta o Engine foi iniciado para que seja acessado corretamente pelo browser);
  6. Em "domains" deve ser configurado o domínio para acesso;
  7. Em "databases" deve ser configurado o acesso ao banco de dados (podendo ser MSSQL, Oracle ou PostGres);


 
Para instalar como serviço, deve ser feito todo o procedimento acima e depois fechado o Engine. Logo após, utilizando o prompt de comando do windows, deverá acessar o diretório onde está o Engine, exemplo: c:\> cd bematech.
Feito isso, deverá ser executado o seguinte comando: iEngine.exe /install -s -svc [NOME_DO_SERVICO] (exemplo: iEngine.exe /install -s -svc Bematech_Engine).

O serviço foi instalado e está pronto para ser iniciado. A cada operação no serviço, é criado log de aplicação do Windows.

Instalando o Engine Cliente

Aqui você estará, de certa forma, simulando a instalação de um servidor, a diferença maior é que não haverá configuração relativa à conexão com o banco de dados, pois esta conexão será intermediada pelo servidor central. O Engine assim configurado poderá servir como servidor para outros Engines cliente. Para realizar a instalação como cliente, basta seguir os passos:
  1. Faça o download do Engine no endereço http://enderecoServidor/install (exemplo http://desenvolve.bematech.com.br:8001/install) e grave o arquivo em um diretório (sugestão c:\Bematech).
  2. Execute o arquivo baixado. Pressione o botão Instalar logo após informar os parâmetros a seguir:
    • Diretório de destino: local onde o iEngine será instalado. Sugestão: c:\Bematech.
    • Servidor: informe o endereço do servidor principal. Não informe o protocolo http ou https. Exemplo: desenvolve.bematech.com.br:8001.
    • Base de dados: nome da base que será editada.
Após a instalação, será criado um atalho no menu Iniciar do Windows. Clique neste atalho e aguarde a montagem do cache local. A primeira execução poderá demorar vários minutos, pois neste momento o Engine irá montar o cache de dados. Após o download completo de todos os dados do cache, a instalação será finalizada e a aplicação estará rodando.

Acessando o Ambiente de Desenvolvimento - IDE

Com a aplicação cliente rodando, observe que haverá um ícone do Engine na área de notificação, ao lado do relógio do Windows. Clique com o botão direito e selecione a opção IDE. Em seguida, informe o seu usuário e senha e confirme. Se todos os passos foram executados com sucesso, o IDE será aberto e você terá algo similar a figura abaixo:



Algumas opções do IDE requerem a aplicação WinMerge, portanto recomendamos a sua instalação. A última versão do WinMerge pode ser obtida no site http://winmerge.org/downloads/.

Parâmetros de Inicialização

Há diversos parâmetros que podem ser inseridos na inicialização do Engine. Segue uma lista detalhando os parâmetros de inicialização:

 PARÂMETRO DESCRIÇÃO
 -svcModo Service - Só deve ser utilizado no prompt de comando quando vai instalar como serviço
 -sModo Server - Faz com que o Engine inicie como servidor de aplicação
 -nuDisable Automatic Upgrade - Bloqueia a atualização automática do Engine
 -dttDisable IAL Temporary Tables - Desabilita a criação de tabelas temporárias criadas pelos scripts IAL. Script IAL é um  recurso do iWeb
 -lavfscLoad iVfs Lob Table - Configura o Engine para baixar o no cache local o conteúdo da iVfsLob. A tabela IVFSLOB é usada para armazenar conteúdos de grande tamanho, como: imagens e outros arquivos. Habilitar esse recurso fará com o sincronismo do cache local seja bastante demorado, porém, esse recurso pode ser interessante para utilizar em web site que faz uso de imagens.
 -aacAllow Anonymous Connections - Habilita o Engine para permitir acesso anônimo. Esta opção é recomendada apenas para o caso de perder todas as senhas da base.
 -safemodeSafe Mode - Inicializa o Engine em modo seguro.

Para instalar o Engine como serviço, é necessário acessar a pasta onde está o engine (exemplo: c:\bematech) através do prompt de comando do Windows. Feito isso, deverá ser executado o seguinte comando: iengine.exe /install [ENDERECO_BASE] [BASE] [PARAMETROS] -svc [NOME_DO_SERVICO]. Segue um exemplo:

iengine.exe /install desenvolve.bematech.com:8001 DESENVOLVE -svc EngineSvc

Após a execução deste comando, o serviço estará pronto para ser iniciado.