software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎noticias engine‎ > ‎

Significativa melhoria ao 'Profiler', que identifica novas oportunidades de aumento de desempenho ao Sistema UNUM

postado em 21 de out de 2013 06:13 por Usuário desconhecido
São muitos os fatores que podem afetar o desempenho de um sistema, sendo improdutivo tentar solucionar os problemas utilizando apenas a intuição e otimizações na estratégia de tentativa e erro.

Pensando nisso, foi implementado no Sistema UNUM uma melhoria que permite fazer, de forma veloz e automática, medições de performance e a localização de pontos para otimização com maior nitidez. 

Antes existia um esforço manual dos desenvolvedores para que esses pontos fossem detectados (manipulação de trechos de código com o 'objeto profiler' em blocos 'try...finally'). Hoje, com a evolução da ferramenta, é possivel fazê-lo de maneira simples e segura, impactando diretamente em qualquer investigação de desempenho do Sistema UNUM como um todo.

“A liberação desta melhoria possibilita um avanço incremental de performance. A velocidade com que o desempenho do Sistema se ampliará também será aumentada.”, destaca Michael Feitosa, desenvolvedor de plataforma.

José Luís Prado, presidente da organização, ressalta: “É sensacional o que essa ferramenta trará de ganho, de melhoria de desempenho. Com menos esforço e mais velocidade é possível encontrar gargalos e atacá-los. Será um processo de localização e resolução de problemas que impactará num desempenho sem igual do Sistema.” 

Os ganhos podem ser percebidos desde já. “Por vezes, os clientes não terão claramente a mensuração destas melhorias, por se tratarem de questões mais técnicas. No entanto, perceberão no exercer das suas atividades, a melhoria de performance e desempenho do Sistema UNUM.”, completa José Luís.

Para usar esta nova ferramenta, o desenvolvedor deve habilitá-la, selecionando-a na tela de configurações gerais do /manage a opção Automatic Profiler Active, em conjunto com a opção Profiler Enabled.