software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

Como obter os arquivos de log de um Engine?

postado em 5 de abr de 2016 06:19 por Paulo Cesar Moreno   [ 5 de abr de 2016 06:26 atualizado‎(s)‎ ]
Os arquivos de log de um Engine são importantes para a análise de erros pela equipe de desenvolvimento e podem ser obtidos por meio do Manage do Engine. Para acessa-los, utilize a URL http://<endereco_do_engine:porta>/manage.

Deve ser observado que cada Engine instalado terá um diretório de logs próprio, portanto é importante saber o endereço do Engine do qual se deseja obter os logs. Para utilizar o Manage é necessário que o Engine seja acessível a partir do computador utilizado por quem deseja consultar os logs. Há cenários onde esse acesso não é possível, como no caso dos Engines instalados dentro de uma rede interna de um cliente. Para realizar esse acesso, é possível fazer um acesso indireto por meio de um script agendado remotamente. Para isso:
  1. Acesse o sistema em um Engine que tenha acesso ao outro Engine do qual se deseja obter os logs. Por exemplo: é comum que o Engine servidor tenha acesso a todos os demais Engines.
  2. Abra o processo Admin > Agendador de Scripts. Na grade parâmetros, informe o endereço e porta do Engine do qual deseje obter os logs. Caso o servidor acessado não tenha acesso ao Engine desejado, será apresentado um erro. Nesse caso, deve ser utilizado um outro Engine como meio de acesso.
  3. Crie uma tarefa com os seguintes dados:
    1. Nome: Envio de logs
    2. Período: Uma vez
    3. Hora: h
    4. Script VFS: Send Logs
    5. Parâmetros
      email="alice@bematech.com,bob@bematech.com"
      days="2"
  4. O parâmetro email é uma lista dos endereços de email, separados por ",", que devem receber os logs. O parâmetro "days" indica a quantidade de dias dos logs a partir da data atual. No exemplo acima, o valor 2 indica que devem ser obtidos os logs de hoje e ontem.
  5. Grave e inicie a tarefa criada.
  6. Aguarde a conclusão da tarefa. Caso ela seja executada com sucesso, ele será excluída automaticamente. Caso ela conclua com erro, verifique no campo Resultado o motivo da falha. Normalmente as falhas serão de autenticação no envio do email. Para que o envio de email ocorra com sucesso, deve ser configurada uma conta de SMTP no Manage do Engine servidor.
Esse procedimento também pode ser utilizado para enviar o backup dos bancos de dados da aplicação, o diretório appdbsbkp. Esse diretório é útil para a análise das informações gravadas nos bancos de dados criados por meio da API idoDBManager. Siga o procedimento acima, mas utilize o script "Send App Databases Backup" em vez do "Send Logs", e não informe o parâmetro "days".