software‎ > ‎módulos‎ > ‎engine‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

Quais as configurações mínimas recomendáveis de hardware para utilização do Bematech ERP?

postado em 17 de jun de 2010 04:47 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 28 de abr de 2016 07:02 por Fernanda Nicola ]

As características descritas abaixo são para exclusivo uso do programa de computador denominado “BEMATECH ERP”. Caso haja necessidade de execução de outros aplicativos ou bases de dados concorrentes, as características deverão ser revistas de modo a comportar a nova demanda exigida (Exemplos: e-mail, antivírus, instant messengers, skype, planilhas de cálculos, editores de textos ou imagens/fotos/filmes, etc.).


Poderá ser necessário realizar ajustes futuros ao ambiente técnico operacional, em decorrência de novas funcionalidades desenvolvidas no “BEMATECH ERP”, aumento do tamanho da base de dados ou aumento do número de usuários.

Abaixo descrevemos as características MÍNIMAS RECOMENDÁVEIS de cada um dos equipamentos que podem compor o ambiente técnico operacional:

SERVIDOR da Base de Dados

É a máquina onde deve ser instalada exclusivamente a Base de Dados de PRODUÇÃO com todas as informações do “BEMATECH ERP”. Deve existir um outro servidor semelhante para suportar as bases de dados de DESENVOLVIMENTO, HOMOLOGAÇÃO, MANUTENÇÃO e TREINAMENTO.

Processador:
INTEL Xeon - 6 Cores com maior cache e clock em GHz (suportar 2 processadores)
Memória RAM:
64 Gigabytes ECC RAM, com possibilidade para expansão para no mínimo 196 Gigabytes
(Principal parâmetro a ser definido no servidor. Quanto maior a RAM, maior velocidade de consultas ao sistema)
Disco rígido:
4 TB disponível em RAID com cache de 1GB para escrita não volátil 
Sistema operacional:
Windows Server 2012 64bits ou Linux 64bits (p/Oracle)
Base de dados:
Oracle 11g 64 Bits Standard Edition One (Enterprise Edition se houver necessidade de operar 24x7)
PostgreSQL 9.4
(Possível usar MSSQL Server 2008 ou superior em ambientes que possuam menos de 500 usuários finais)

Observação Importante: Caso o servidor de banco de dados sirva uma base Oracle, o driver "Oracle Client" deve ser de 32bits, mesmo que o sistema operacional e processador sejam de 64bits.


SERVIDORES Engine de BEMATECHapplicationProtocol

São as máquinas onde devem estar instalados os Engine(s) que farão o acesso ao Servidor da Base de Dados e executarão programas de computador solicitados por outros Engine(s).
Devem estar ligadas ao “SERVIDOR da Base de Dados” através de infra-estrutura de rede de alta velocidade como Gigabit Ethernet ou superior.
Para cada máquina, é recomendável que a quantidade máxima de sessões HTTP, acessados via outros Engine(s) servidores de HTTP (Web Servers), não seja superior a 150 (cento e cinquenta).
Vários Engine(s) podem ser executados paralelamente sobre uma estrutura de balanceamento de carga.

Processador:
INTEL Xeon - 4 Cores com maior cache e clock em GHz
Memória RAM:
8 Gigabytes ECC RAM, sendo 4 Gb adicionais para cada instância de Engine rodando paralelamente
Disco rígido:
SSD (Solid State Drive) com 256 Gigabytes Disponíveis, sendo 64 Gb adicionais para cada instância de Engine rodando paralelamente
Sistema operacional:
Windows Server 2012 Essentials 64bits


SERVIDORES Engine de Protocolo HTTP (Web Servers)

São as máquinas onde devem estar instalados os Engine(s) que produzirão páginas HTTP dinâmicas para outras máquinas que estejam utilizando navegadores HTTP (Web Browsers) e que farão acesso a um "SERVIDOR Engine de BEMATECHapplicationProtocol".
As máquinas poderão estar localizadas em um DataCenter terceirizado ou na sede do CONTRATANTE, em suas lojas, filiais, e ou unidades de negócios.
A largura de banda mínima necessária à comunicação com um "SERVIDOR Engine de BEMATECHapplicationProtocol" é de 128kbps (exemplo: modem 3G, ADSL) sendo que são suportadas latências de até 800 ms (exemplo: links via satélite).
Quando estiver servindo o protocolo HTTP em uma rede local (LAN), as configurações de rede devem garantir o acesso DIRETO entre os navegadores HTTP e estes servidores (latência deve ser próxima a 0ms), sem equipamentos intermediários como: servidores PROXY, redes VPN ou outros que possam prejudicar o desempenho da comunicação direta.
Para cada máquina, é recomendável que a quantidade máxima de sessões HTTP não seja superior a 15 (quinze). A quantidade máxima de sessões HTTP para usuários de comércio eletrônico somente pode ser definida futuramente, de acordo com o projeto que venha a ser especificado e orçado.

Processador:
INTEL Core i7 ou equivalente (INTEL Xeon - 4 Cores para mais de uma instância) com maior cache e clock em GHz
Memória RAM:
8 Gigabytes ECC RAM, sendo 4 Gb adicionais para cada instância de Engine rodando paralelamente
Disco rígido:
SSD (Solid State Drive) com 256 Gigabytes Disponíveis, sendo 64 Gb adicionais para cada instância de Engine rodando paralelamente
Sistema operacional:
Windows 10 64 bits
(Windows Server 2012 Essentials 64bits para mais de uma instância)

Observação Importante: No link http://download.microsoft.com/download/4/D/B/4DB352D1-C610-466A-9AAF-EEF4F4CFFF27/WS2012_Licensing-Pricing_FAQ.pdf a Microsoft menciona "Windows Server CALs will not be required to access the licensed server if it is only being used to run web workloads".


ESTAÇÃO Engine LOCAL (Web Server e Web Browser juntas)

São as máquinas que devem ser utilizadas para operação do “BEMATECH ERP” através de um servidor HTTP (Web Server) local, executado em sua própria máquina (como exemplo, estações que necessitem comunicação com dispositivos locais: Balanças, PinPads, ECFs, etc) e que acessa um Servidor Engine de BEMATECHapplicationProtocol.

Processador:
INTEL Core i5 ou equivalente
Memória RAM:
4 Gigabytes RAM (ECC desejável)
Disco rígido:
SATA com 256 Gigabytes Disponíveis (SSD Solid State Drive desejável)
Sistema operacional:
Windows 10 64 bits
Browser/Navegador:
A última versão oficial do: Firefox, Google Chrome, Safari; ou a versão mais moderna de navegador de internet da Microsoft


ESTAÇÃO Navegador HTTP (Web Browser)

São as máquinas que devem ser utilizadas normalmente para operação do “BEMATECH ERP”, acessando os Servidores Engine de Protocolo HTTP.

Processador:
INTEL Core 2 Duo 2.0 Ghz ou equivalente (opcionalmente CELERON para Chrome OS)
Memória RAM:
2 Gigabytes RAM (opcionalmente 1 Gb RAM para Chrome OS)
Disco rígido:
100 Gigabytes Disponíveis (Local ou Remoto em unidade de rede) (opcionalmente 16 Gb para Chrome OS)
Sistema operacional:
Windows / Linux / Mac OS X / Chrome OS
Browser/Navegador:
A última versão oficial do: Firefox, Google Chrome, Safari; ou a versão mais moderna de navegador de internet da Microsoft