software‎ > ‎módulos‎ > ‎estoque‎ > ‎

perguntas frequentes


é possível assegurar que uma emissão de nota fiscal possua movimentação de estoque?

postado em 30 de abr de 2015 11:18 por Klinger Barros   [ 30 de abr de 2015 12:26 atualizado‎(s)‎ ]

A movimentação de estoque é realizada com base na data de movimentação da operação.

É possível criar uma customização que valide o preenchimento da data de movimentação na operação para qual a nota fiscal será emitida.

Caso não conste a data de movimentação na operação, a emissão pode ser impedida, e pode ser exibida uma mensagem descrevendo o motivo e informando a chave de criação da operação e a chave do item que apresenta a data de movimentação vazia.

é possível configurar para validar estoque na Retaguarda da Loja e no Caixa não?

postado em 16 de mai de 2014 05:26 por Usuário desconhecido

A configuração de validação de saldo de estoque é realizada na classe do Almoxarifado e na classe de Movimentação de Depósitos, tendo utilização tanto no Frente de Loja (Caixa) quanto na Retaguarda da Loja (Pedido de Saída). Não existe configuração específica do Caixa para que este não valide estoque.

Não existe configuração possível para bloquear saldo negativo para as operações, com exceção das Vendas. O que pode ser configurado é uma classe de depósitos que valide estoque e outra classe de depósitos que não valide.

quais as permissões de Dados necessárias para o relatório "Saldo de Recurso em Grade de Tamanho"?

postado em 13 de nov de 2013 08:24 por Usuário desconhecido

Seguem permissões necessárias

- Almoxarifados (-1899999663)
- Movimentações de Depósitos (-2008878000)
- Classes (-2090000000)

por que ocorre validação relacionada a custo médio na entrada por inventário?

postado em 30 de out de 2013 10:17 por Usuário desconhecido

A mensagem "O custo não poderá ser ajustado para o valor informado no inventário, pois a classe do pedido informada está configurada para utilizar o custo médio" é apresentada quando a classe de operação, ou sua mãe, está com o campo "Usa Custo Médio" configurado.

A classe de operação Ent Rem Inventário, para informação do custo sugerido no processo "Ajuste ou implantação de saldos com base em inventário", deve estar com o campo 'Usa Custo Médio configurado com a opção "Não".

quais os modelos de coletores de dados que são homologados pela unum para utilização durante o inventário?

postado em 9 de fev de 2011 07:04 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 9 de fev de 2011 07:18 por Usuário desconhecido ]

Não há restrição por marca e modelo, pode ser utilizado qualquer coletor que gere arquivo texto dos dados lidos em formato "csv", pois esse é o formato de arquivo que é lido pelo sistema e é utilizado para geração do inventário.

como gerar um inventário com apenas itens sem movimentação em um determinado período de um almoxarifado?

postado em 9 de fev de 2011 06:47 por Usuário desconhecido   [ 9 de fev de 2011 09:48 atualizado‎(s)‎ ]

O processo de inventário permite que sejam geradas listagens para contagens com diferentes propósitos bastando escolher uma das opções apresentadas pela variável "Tipo Análise".

Para uma contagem "Itens sem movimentação no período" não existe uma opção específica mas a opção "Recursos sem vendas e com estoque acima do mínimo" permite que sejam geradas, tal como o nome indica, contagens para os produtos com saldo acima do mínimo e que estão sem vendas.

o que deve ser feito caso o resultado de uma consulta de extrato de recursos fique com o custo e o saldo negativo?

postado em 7 de dez de 2010 10:17 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 7 de dez de 2010 12:16 por Usuário desconhecido ]

A configuração do sistema trava a utilização de saldo negativo. No caso do custo quando esse for reprocessado deverá ser ajustado. Execute o reprocessamento do período e gere novamente a consulta.

é possível definir uma data de validade a determinados produtos?

postado em 5 de nov de 2010 13:23 por Usuário desconhecido

Sim, caso de um recurso seja controlado por lote. No cadastro de "Lotes de Materiais e Produtos", é possível cadastrar um lote (número do lote na embalagem) e informar a data de validade do lote/produto.

Basicamente, o sistema utiliza essa informação - que pode ser fornecida no momento da compra do produto - para se dar a saída dos produtos com validade mais próxima, utilizando o método FEFO (primeiro a expirar é o primeiro a sair).

Assim, o sistema indica no mapa de separação, desde que tenha sido feita a devida configuração do sistema, quais mercadorias deverão ser escolhidas para saírem primeiramente do depósito.


como permitir a finalização de um inventário?

postado em 5 de nov de 2010 11:37 por Usuário desconhecido

Ao acessar o processo "Inventário", após ter encerrado a digitação da contagem física, nem todos os usuários poderão ter permissão para finalizar o inventário. Esta opção é encontrada quando se utiliza os seguintes botões a partir da classe Inventário: Inventário > Contagem em Aberto > Digitar Contagem Em Aberto.

A diferença encontra-se nos botões habilitados: caso um usuário tenha essa permissão, o botão "Finalizar" aparecerá na tela do processo dito acima.Para que seja dada esta permissão, é preciso acessar o processo de "Permissões", localizado no caminho IR PARA > ADMIN > SEGURANÇA > PERMISSÕES > PERMISSÕES.

Ao abrir o processo, na grade ao lado direito "Árvore de Classes", o usuário deverá ir selecionando os sinais de mais (+) para abrir as opções necessárias, seguindo a seguinte ordem: Raiz > products > INTEQresource > Estoque > Inventário > Inventário.ip.

Marque a caixa de seleção da opção "Inventário.ip" e, na grade ao lado esquerdo, chamada "Permissões", existe o campo "Palavras chave". Para o grupo ou usuário que ficará responsável pela finalização do inventário, preencha este campo com a opção "Finaliza Inventário". Assim, o botão "Finalizar" ficará habilitado. 

Importante: Este botão só deverá ser utilizado, quando de fato, a digitação da contagem física já estiver sido encerrada. 


é possível impedir a visualização de algumas operações de depósito para certos usuários?

postado em 5 de nov de 2010 11:36 por Usuário desconhecido

Sim. No ‘Classes Explorer’ (Ir Para > Admin), é possível configurar o sistema para que somente certa classe de usuários tenha permissão a ver, alterar, inserir ou excluir movimentações de depósito.

Deve-se realizar essas alterações no caminho Raiz > Dados > Operações > Movimentações de Depósito. Além disso, também pode-se configurar para que as classes tenham acesso a partir de uma data definida para as mesmas ações.

1-10 of 26