software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

Aprovação de Títulos


Configuração para Aprovação de Titulos 

O processo de Aprovação de Títulos é todo configurado através de três propriedades definidas no x-class de títulos:

  • exigeAprovacaoManual
  • permiteBaixaParcialDeAprovados
  • tipoDeAprovacao 

Exige Aprovação Manual

    A propriedade exigeAprovacaoManual  tem valor default false, isso significa que todos os títulos que são criados serão aprovados e desaprovados automaticamente. As demais propriedades só fazem sentido serem utilizadas se a propriedade exigeAprovacaoManual for true.

Permite Baixa Parcial de Aprovados

    No momento que definimos na classe do titulo que a propriedade exigeAprovacaoManual = trueprecisamos também definir se será permitida a baixa parcial de títulos aprovados através da propriedade permiteBaixaParcialDeAprovados.  A propriedade tipoDeAprovacao é utilizada para definir até quando um titulo aprovado pode ser baixado, temos as seguintes opções para tipos de aprovação:

  • Baixar até data de previsão;
  • Baixar somente na data de previsão;
  • Baixar superior a data de previsão;

    As classes de títulos que tem a propriedade exigeAprovacaoManual true , devem preencher corretamente também a propriedade permiteBaixaParcialDeAprovados de acordo com as regras da empresa.

Tipo de Aprovacao

    A propriedade tipoDeAprovacao tem como valor default null, deve ser utilizada para estabelecer até que dia o título aprovado pode ser baixado.

    Temos 3 comportamentos para a propriedade tipoDeAprovacao, como pode ser observado a seguir:

  • tipoDeAprovacao = TipoDeAprovacaoDeTitulo.BAIXA_ATE_DATA_DE_PREVISAO, significa que a data de emissão da movimentação de disponíveis deve ser inferior ou igual a data de previsão do titulo. 
  • tipoDeAprovacao = TipoDeAprovacaoDeTitulo.BAIXA_SOMENTE_NA_DATA_DE_PREVISAO, significa que a data de emissão da movimentação de disponíveis deve ser igual a data de previsão. 
  • tipoDeAprovacao = TipoDeAprovacaoDeTitulo.BAIXA_SUPERIOR_A_DATA_DE_PREVISAO, significa que a data de emissão da movimentação de disponíveis deve ser superior ou igual a data de previsão.

Processos que validam aprovação de titulos

Pedido

    No momento da criação dos títulos que podem ser através de pedidos, baixas ou novo com baixa automática, se na classe do título que está sendo criado a propriedade exigeAprovacaoManual true, o título será criado com os campos APROVACAO e APROVADOR com valor null. A aprovação desses títulos deve acontecer no process de Títulos.

    Não será permitido a edição de pedidos que tenham títulos aprovados, os títulos devem ser desaprovados antes da edição.

Negociação

    No processo de Negociação Financeira é validado se os títulos envolvidos na negociação tiverem exigeAprovacaoManual true, e estiverem com os campos Aprovação e Aprovador preenchidos, caso contrário, não poderá ser gravada a negociação. 

    Os novos títulos gerados através da negociação são criados com os campos Aprovação e Aprovador preenchidos apenas se a propriedade exigeAprovacaoManual  false.

Devolução de Títulos

    O processo de Devolução de Títulos não valida a propriedade de aprovação de títulos. Isso quer dizer que independente do que estiver configurado na classe de títulos, o titulo poderá ser devolvido. Porém a exclusão da devolução valida se o campo aprovação do título gerada na devolução estiver preenchido, ou seja, para conseguir excluir a devolução, o seu títulos deve estar desaprovado.

Baixa de Títulos

    No processo de Títulos podemos visualizar a data de Previsão que é preenchida com o mesmo valor da data de correção. Essa data é utilizada para previsão da baixa do titulo.

    Ao utilizar a action Aprova todos os campos do titulo ficam readOnly, para que possa ser alterada qualquer informação, deve ser utilizada a action Desaprova. Lembrando que os títulos que tem a propriedade exigeAprovacaoManual  false, ao serem abertos, são desaprovados automaticamente. Caso seja efetuada a baixa de um titulo com a propriedade exigeAprovacaoManual  false, no momento da gravação o titulo ele será aprovado automaticamente.