software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de borderô de desconto


APRESENTAÇÃO

Este manual tem por objetivo auxiliar o usuário do sistema, na operacionalidade da utilização dos processos de Borderô de Desconto de Títulos.

Para iniciar a utilização dos processos do Borderô de Desconto de Títulos o administrador do sistema deve ter feito as configurações e os cadastros necessários. Será o primeiro item a ser abordado neste manual.


 

CADASTROS E CONFIGURAÇÕES

Para iniciar a utilização dos processos de Borderô de Desconto, os cadastros e as configurações já devem estar feitos.

O Cadastro e Configuração consiste em dois passos: “Cadastros da Carteira de Cobrança” e “Cadastro da Conta Corrente Bancária”.

Temos uma classe onde ficam todos os cadastros referentes à área financeira, o usuário deve clicar em Ir Para na barra de menu principal e em seguida, selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro > Cadastro. Para realizar essa configuração, iremos utilizar a Guia ADMIN, assim aconselhamos a utilizar do iengine para efetuar a toda a configuração.

Cadastro da Carteira de Cobrança

O cadastro da carteira de cobrança deve ser feita na classe Carteiras de Desconto de Títulos, devem ser preenchidos os dados referente ao agrupamento do Financeiro. Sugerimos que o nome da carteira siga um padrão, contendo o tipo de serviço e banco. Por exemplo: Cart Desconto Itaú – Carteira Desconto Itaú.  

Os principais dados são:Local de Escrituração, Estabelecimento, Conta corrente, Disponível de débito e Disponível de crédito. 

Pode ser visualizado a seguir um exemplo de Carteira de Desconto de Títulos.



Os campos “Disponível de débito” e “Disponível de crédito” devem está devidamente preenchidos, pois neles informamos a conta debitada e a conta creditada no valor indicado no borderô.


Cadastro de Contas Correntes Bancárias 

O cadastro da conta corrente deve ser feita na classe de Disponíveis/ Contas Correntes Descontos, devem ser preenchidos os dados referente ao agrupamento do Financeiro. Não esquecer de preencher o campo Pessoa Associada.

Caso a conta corrente esteja sendo criada neste momento, lembrar de ao finalizar o seu cadastro retornar na carteira de desconto cadastrada no item a. e vincular esta conta em um dos dois campos: Disponível de débito ou Disponível de crédito.

O usuário pode visualizar a seguir um exemplo de Cadastro de Conta Corrente Desconto.





NOVO BORDERÔ DE DESCONTOS DE TÍTULOS

Esse processo é utilizado para efetuar o recebimento antecipado de duplicatas ou cheques pela empresa, concedido pelo banco.

Para realizar o processo Borderô de desconto, o usuário deve clicar em Ir Para na barra de menu principal e em seguida selecionar na árvore de navegação principal em Financeiro > Títulos > Borderô de Desconto de Títulos. Nesse processo, deve-se clicar no botão “Novo Borderô”.

Nesse caso o sistema vai exibir a figura a seguir, onde o usuário deve informar as variaveis de seleção dos titulos que deseja fazer a antecipação no borderô, conforme pode ser visto a seguir:



Os campos Correção Inicial e Final devem ser preenchidos com data superior a data atual, assim, na pesquisa virá os títulos de recebimentos futuros que o banco irá adiantar a empresa.

Após o usuário informar os filtros de pesquisa que deseja na grade “Variável”, deve clicar no botão Buscar Pendência. O usuário pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade Títulos Borderô, conforme pode ser visto na figura a seguir:



O usuário deve preencher os campos da grade Cabeçalho Borderô, selecionar os títulos que serão descontados e clicar no botão “Conf. Recebimento”, onde será confirmado o desconto dos títulos. Após a confirmação deve-se gravar a operação. Lembrando que uma operação que não tenha sido Confirmada e esteja gravada no sistema fica ao aguardo de confirmação, é como se a empresa estivesse aguardando a confirmação do banco para aquele borderô. O sistema vai exibir o relatório a seguir:





ABRIR BORDERÔ DE DESCONTOS DE TÍTULO

Nesse caso o sistema irá exibir a figura a seguir, onde o usuário deverá informar às variáveis desejadas para filtrar os borderôs.



Esse processo deve ser utilizado para incluir, confirmar recebimento, excluir borderô e analisar dados de borderôs. Conforme pode ser visto na figura abaixo:





ESTORNO DE TÍTULOS DO BORDERÔ DE DESCONTOS

Nesse caso o sistema irá exibir a figura a seguir, onde o usuário deverá informar às variáveis desejadas para filtrar os títulos que estão em borderôs. 



Lembrando que as informações colocadas nas variáveis de pesquisa são dos títulos e não do borderô.

Depois que o usuário informar os filtros de pesquisa que deseja na grade Variável, deve clicar no botão “Buscar Títulos”. O usuário pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade Títulos Estorno. Conforme pode ser visto na figura a seguir:



Note que acima da grade Títulos Estorno temos outra grade Dados de Estorno, é nela que se deve colocar a carteira de destino do título que será estornado. 

Depois de selecionado os títulos, preenchido os juros cobrados pelo estorno e definida a carteira, deve-se clicar no botão “Grava Devolução”. Dessa maneira os títulos serão estornados com sucesso.



ABRIR ESTORNO DE TÍTULOS DO BORDERÔ DE DESCONTOS

Nesse caso o sistema irá exibir a figura a seguir, onde o usuário deverá informar às variáveis desejadas para filtrar os estornos dos títulos de borderôs. 



Lembrando que nesta grade as informações colocadas são do estorno e não dos títulos como no processo mostrado anteriormente.

Após o usuário informar os filtros de pesquisa que deseja na grade Variável, deve clicar no botão “Busca Estorno”. O usuário pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade Estornos Encontrados. Conforme pode ser visto na figura a seguir:


Esse processo deve ser utilizado para consultar os títulos estornados e excluir estornos. Para abrir o estorno do título, o usuário deve clicar no link ao lado da chave do titulo. O sistema irá exibir a figura a seguir:



Para apagar o estorno, o usuário deve selecionar o título e clicar no botão “Apaga Estorno”. O sistema apresentará a seguinte mensagem: Você realmente deseja cancelar este estorno? O usuário deve respondê-la confirmando e assim o estorno será apagado.



EXTRATO DE DISPONÍVEIS

Para vizualizar a movimentação dos dois disponíveis consultar o relatório Extrato de disponíveis.

Nesse caso o sistema irá exibir a figura a seguir, onde o usuário deverá informar nas variáveis os dois disponíveis utilizados na operação, o disponível de desconto representante do banco e o disponível de desconto representante da empresa. 



Lembrando que deverá ser preenchida também a data da transferência de disponíveis. O usuário pode observar que toda a transação estará no resultado da pesquisa, conforme pode ser visto a seguir:



Observe que o saldo dos dois disponíveis devem zerar no confronto dos dois.