software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

Manual de configuração do cálculo do campo correção do título

Foi inserida uma propriedade para definir como será calculado o campo correção na inserção ou no re-cálculo do títulos. Por padrão o campo correção continua sendo calculado da forma como já é de conhecimento dos nossos clientes. Ou seja, o correção por padrão continua sendo calculado com base no vencimento, respeitando sempre a regra dos feriados e fins de semana. Exemplo: caso o vencimento do título seja, 01/01/2012, o correção será o próximo dia útil após esta data. Então, neste caso, o correção seria 02/01/2012. A nova regra somente será respeitada, se o calculo original deste campo for menor que a data de hoje. Portanto, caso o usuário insira um pedido com emissão menor que a data de hoje, se o correção for calculada originalmente com data menor que hoje, o sistema deverá gravar neste campo correção a data atual.

Exemplo:
Supondo que o cliente está gerando um pedido e considerando hoje dia 05/01/2012 e emissão do pedido 01/01/2012, temos as seguintes situações:

1. O cálculo do vencimento dos títulos for em 01/01/12 e 31/01/12
Resultado: o correção para o título 1 será gravado com 05/01/12 e para o título 2 será 31/01/12

2. O cálculo do vencimento do título for em 01/01/12.
Resultado: o correção para o título será gravado com 05/01/12

3. O cálculo do vencimento do título for em 21/01/12.
Resultado: o correção para o título será gravado com 23/01/12

A finalidade desta implementação é impedir que as operações criadas com data retroativa o campo correção fique também com data retroativa. Isso evita que pedidos criados hoje com data no passado, o título seja gerado com o correção atrasada, alterando os dados do passado nas consultas e nos processos.

A configuração para que o sistema realize o calculo do vencimento da forma como explicado acima, deverá ocorrer na propriedade "focacorrecaominimahoje". Esta propriedade se localiza em products/inteqfinance/Configuração/Baixa de Titulos.

Onde a regra será visualizada?

Essa regra somente será visualizada nas telas que em que o título precisará ser alterado devido alguma edição no pedido. Por exemplo: nas telas de pedidos ou edição de valores fiscais. É válido ressaltar que o processo de título não visualiza esta regra e, portanto, não recalcula o correção.

No caso de edição através do processo de Edição de Valores Fiscais, o sistema somente recalculará o campo correção, se o título estiver pendente.