software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual consulta de cheques devolvidos

CONSULTA CHEQUES DEVOLVIDOS

Para realizar a "Consulta Cheques Devolvidos por Período", o usuário deve clicar na barra de menu principal em "Ir Para" e em seguida selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro > Custódia de Cheques > Cheques Devolvidos por Período.
Nesse caso, o sistema exibirá a figura a seguir, onde o usuário deverá inserir as variáveis que desejar para realizar a consulta dos cheques devolvidos, informando obrigatoriamente a data de devolução inicial.


  • Chave do Título – É a sequência de números fornecida pelo sistema que identifica o cheque. Consiste em facilitar a procura do cheque em questão. Caso queira pesquisar mais de uma chave será necessário que as mesmas estejam separadas por ponto e vírgula (exemplo: 32602437; 33317277).
  • Locais de Escrituração – Identifica o local onde foi realizada a devolução do cheque. No comércio entendem-se como cada loja existente. Esse campo tem o objetivo de pesquisar os cheques devolvidos de uma determinada loja que será indicada, por exemplo.
  • Número do Cheque – Esse é o número de identificação do cheque que foi devolvido. Tendo a numeração a localização do cheque torna-se mais fácil, caso o objetivo seja encontrar apenas um ou mais cheques específicos, se a pesquisa for realizada com mais de um número será preciso separá-los com ponto e vírgula.
  • Alínea – Essa variável irá filtrar os títulos cujas alíneas de cheques devolvidos sejam as informadas. A alínea é o motivo pelo qual o cheque foi devolvido. No Sistema UNUM esses motivos (alíneas) estão registradas segundo os padrões do mercado.
  • Carteira – É a carteira onde se encontram os cheques que foram devolvidos. Esse filtro é utilizado para listar os cheques devolvidos de uma determinada carteira.
  • Pessoa – É o nome do responsável pelo cheque que esta sendo devolvidos. Esse campo tem o objetivo de filtrar a pesquisa por pessoa do título, no caso, a pessoa do cheque, listando todos os cheques devolvidos da pessoa indicada.
  • Devolução Inicial – É a data de devolução inicial dos cheques que se deseja consultar. Esse campo é obrigatório, pois a pesquisa dos cheques devolvidos ocorrerá a partir desta data objetivando a pesquisa. Indica a data em que ocorreu a devolução do cheque em questão.
  • Devolução Final – É a data de devolução final dos cheques que se deseja consultar. Esse campo tem o objetivo de limitar a pesquisa até a data informada.
  • Baixa Inicial – Essa data indica a data inicial de baixa dos cheques devolvidos que se deseja consultar. Esse campo consiste em filtrar os cheques devolvidos a partir da data de baixa, com o objetivo de limitar a pesquisa a partir da data informada.
  • Baixa Final – Essa data indica a data final de baixa dos cheques que se deseja consultar. Esse campo consiste em filtrar os cheques devolvidos a partir da data de baixa, com o objetivo de limitar a pesquisa até a data informada.
  • Situação – Consiste em filtrar os cheques devolvidos a partir da situação em que os mesmos de encontram, podendo ser Pendentes ou Baixados.
  • Agrupamento – Esse campo é usado para agrupar determinadas informações que desejar separar no relatório a ser mostrado. Como por exemplo, gerar um relatório agrupando por local de escrituração ou por data de emissão.
  • Exibição de campos e outras informações – Esse espaço é para selecionar algumas informações (colunas) adicionais a serem mostradas no relatório, que no comportamento padrão não são visualizadas. Como agência e conta; encargos financeiros; chave da devolução; percentual de juros ao mês; e banco original da devolução. Essas informações são adicionais, ou seja, caso nenhuma seja selecionada a apresentação do relatório será visualizada da maneira padrão. Outra informação adicional é a coluna pessoa que permite ao usuário escolher a maneira da exibição do conteúdo da coluna pessoa no relatório.
Depois de preencher as variáveis, o usuário deve clicar no botão "Executar" para gerar o relatório.



Esse processo deve ser utilizado para consultar a listagem dos cheques devolvidos em um determinado período com o objetivo de analisar os cheques listados podendo cancelar sua devolução ou ver os detalhes do mesmo.

Para visualizar os detalhes do título ou cancelar a devolução, o usuário deve clicar na chave do título, onde irão aparecer duas opções: Cancela Devolução e Detalhes do Título.





CANCELA DEVOLUÇÃO E DETALHES DO TÍTULO SELECIONADA

Cancela Devolução

Para cancelar a devolução do cheque o usuário deve clicar no botão Cancela Devolução que aparecerá ao clicar na chave do pedido do título.

Caso não queira realizar o cancelamento do cheque a partir dessa consulta, esse procedimento poderá ser realizado pelo Cancela Devolução de Cheques localizado em Financeiro > Custódia de Cheques > Cancela Devolução de Cheques utilizando a chave da devolução.


Após o usuário clicar no Cancela Devolução o sistema exibirá a pergunta onde deve ser confirmado o cancelamento da devolução, conforme pode ser visto a seguir.



Caso o usuário responda SIM à pergunta, o sistema irá excluir a operação e ao finalizar irá apresentar a mensagem “Exclusão realizada com sucesso”.



Detalhes do Título

Para visualizar os detalhes do título o usuário deve clicar no botão Detalhes do Título que aparecerá ao clicar na chave do título. Caso não queira realizar esse processo a partir dessa consulta, esse procedimento pode ser realizado a partir da Ficha Financeira, localizada em Financeiro > Ficha Financeira.


Após o usuário clicar no Detalhes do Título o sistema irá exibir a tela Detalhes do Título numa nova guia, onde o usuário poderá visualizar melhor as informações do cheque devolvido.