software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de custódia de cheques


Cancela Devolução de Cheques

Esse processo é utilizado para o cancelamento dos cheques devolvidos. A chave de devolução será utilizada para cancelar a devolução de cheque, essa chave poderá ser encontrada através do relatório de cheques devolvidos por período, onde nas váriáveis de busca há uma caixa de seleção que, sendo selecionada, trará as chaves de devolução dos cheques devolvidos.

Para realizar o cancelamento da Devolução do Cheque, o usuário deve selecionar na árvore de navegação Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Cancela Devolução de Cheques, como é mostrado na figura a seguir:


O usuário deve inserir a chave da devolução na grade Cheques Devolvidos e clicar no botão Cancela Devolução. O sistema apresentará a seguinte mensagem: "Você realmente deseja cancelar esta devolução?" que deve ser respondida.


Caso o usuário responda "Sim" a pergunta, o sistema irá excluir a operação e, ao finalizar, será apresentada a mensagem "Exclusão realizada com sucesso".




Devolução de Cheques

Para efetuar devolução de cheques, o usuário deve seguir a sequência Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Devolução de Cheques.

O processo de Devolução de cheques tem duas formas de devolução: o botão Cheques Depositados, utilizado para realizar a devolução dos cheques que foram cadastrados e depositados no sistema; e o botão Devolver Cheques Não Cadastrados, utilizado para realizar a devolução dos cheques que não tem registro nem depósito no sistema.

Nesta opção, você terá que possuir os dados do cheque para informar no momento da devolução.


Cheques Depositados

Nesse caso, o sistema irá exibir a figura a seguir, na qual o usuário deverá informar as variáveis que desejar de filtro dos cheques (títulos de recebimento) para serem devolvidos. Esse processo deve ser utilizado para devolução de títulos que foram baixados.


Observe que o usuário pode pesquisar os títulos de cheques, dentro de um determinado período de baixa, a partir do número do cheque ou chave do título.

Ao preencher as variáveis, o usuário deve clicar no botão Pesquisar Cheques Depositados e o sistema vai exibir os títulos de cheques encontrados, conforme filtros informados para devolução.



O usuário deve localizar na grade Cheques Depositados os cheques que deseja devolver e selecioná-los. Os dados do cheques podem ser visualizados na grade "Dados do Cheques" e os totais dos cheques selecionados na grade "Totais".

Após selecionar os cheques, o usuário deve preencher os campos "Carteira", "Alínea" e "Data de Devolução" da grade "Auxiliar" e clicar no botão "Altera Campos".

Nesse momento o sistema exibirá a seguinte mensagem a ser respondida: "Deseja Gravar os Campos Informados na grade 'Auxiliar' em todos os cheques selecionados na grade de 'Cheques Depositados'?".



Caso a resposta seja SIM, o sistema apresentará a seguinte mensagem:


Para concluir o processo, o usuário deve clicar no botão Gravar Cheques Devolvidos. O sistema irá exibir novamente uma mensagem a ser respondida: "Confirma Gravação dos Cheques Devolvidos?".


Nesse momento, o sistema vai exibir o relatório dos cheques devolvidos, onde o usuário terá como visualizar os detalhes dos cheques.



Devolver Cheques Não Cadastrados

Para realizar uma devolução de cheques não cadastrados, o usuário deve clicar no botão "Devolver Cheques Não Cadastrados". Nesse caso, o sistema vai exibir a figura a seguir, onde o usuário deve informar os dados dos cheques que foram devolvidos. 



Esse processo deve ser utilizado apenas para lançar o cheque devolvido uma vez, caso o cheque seja devolvido novamente deve ser utilizado o outro botão "Pesquisar Cheques Depositados". É mais utilizado em cheques que foram devolvidos antes da implantação do Sistema UNUM.


Inserindo o registro, o usuário deve preencher todos os campos obrigatórios, após o preenchimento dos campos deve ser confirmada a edição no botão "Confirmar" e clicar no botão "Gravar Novos Cheques".


O processo apresenta apenas alguns campos como obrigatório, porém se a base tiver com configuração exigindo preenchimento de todos os dados do cheque, o sistema não permitirá a gravação da operação antes de preencher todos os campos.



Lançamento de Cheques Cancelados

Para efetuar o lançamento de cheques cancelados, o usuário deve selecionar na árvore de navegação principal a sequência Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Lançamento de Cheques Cancelados.

Nesse caso, o sistema vai exibir a figura a seguir, onde o usuário deve informar a conta corrente (disponível) do cheque que será cancelado, os dados do cheques e o motivo do cancelamento (observação).

Esse processo deve ser utilizado para lançar cheques que foram extraviados ou rasurados para que possamos continuar com a sugestão de numeração de cheques correta e que o financeiro tenha a rastreabilidade do que aconteceu com todos os cheques cancelados.


Observe que o usuário, para iniciar o lançamento, deve informar a Conta Corrente Bancaria (disponível) na grade "Cabeçalho", depois na grade "Lançamento de Cheques Cancelados", o usuário deve clicar em "Inserir", para que possa informar a Data do Cancelamento, o número do cheque cancelado e no campo observação o motivo do cancelamento do cheque.

Caso o usuário informe um número de cheque que foi utilizado para efetuar algum pagamento ou já foi cancelado o sistema não irá permitir gravar o lançamento.

Ao preencher os campos, o usuário deve clicar em "Confirmar" para gravar o lançamento do cheque, e o sistema irá apresentar a mensagem "Lancamento Efetivado com sucesso".


O usuário pode visualizar os cheques que foram cancelados utilizando a "Consulta Cheques Cancelados". Para excluir um lançamento de cheque cancelado, basta o usuário clicar no botão "Excluir lançamento".

A figura a seguir mostra a tela que será apresentada.


Para realizar a exclusão do lançamento, o usuário poderá pesquisar os cheques cancelados pela conta corrente (disponível), pelo número do cheque e pelas datas de cancelamento que limitarão a pesquisa.

Com isso, o sistema apresentará os lançamentos de cheques cancelados que podem ser excluídos. Ao selecionar um ou mais cheques o usuário deve clicar em (excluir), onde o sistema mostrará uma mensagem de confirmação: "Tem certeza de que deseja excluir o(s) registro(s) selecionado(s)?", que deve ser respondida. Caso a resposta seja SIM, o sistema irá excluir o lançamento.





Análise de Cheques Devolvidos

O sistema disponibiliza este relatório para auxiliar na análise dos cheques que foram devolvido sem relação ao que foi faturado. Para realizar a consulta Análise de Cheques Devolvidos, o usuário deve selecionar a sequência Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Análise de Cheques Devolvidos.

Observe que o usuário deve informar as variáveis que irão filtrar os títulos de cheque e os campos "Classes de Pedidos" e o intervalo de "Datas de Devolução" são obrigatórios. Ao preencher as variáveis, o usuário deve clicar no botão "Executar" e o sistema vai exibir os cheques devolvidos encontrados, conforme filtros informados.


Observe que a consulta apresenta a soma dos cheques devolvidos, recebidos, perdido se pendentes, para que o usuário possa ver a relação dos cheques deve clicar nos valores que deseja analisar.



As colunas de percentuais apresentadas são referente a coluna Cheques Devolvidos em relação a coluna correspondente. Exemplo: %Ch.Recebidos = Total de Ch.Devolvidos com relação a coluna "Total Ch.Recebidos".

Caso o usuário deseje visualizar a relação dos cheques deve clicar nos valores que deseja visualizar, onde serão apresentados os principais dados do cheque, conforme pode ser visualizado a seguir.



Observe que a consulta é agrupada pela Carteira do título e última alínea do cheque. A coluna Bco Origem irá apresentar em qual banco esse cheque foi devolvido da ultima vez.


Cheques Cancelados

Para realizar pesquisa dos cheques cancelados, o usuário deve clicar na barra de menu principal em Ir Para e em seguida selecionar na árvore de navegação em Financeiro > Custódia de Cheques > Cheques Cancelados.


Essa consulta deve ser utilizada para visualizar os lançamentos de cheques cancelados. Para realizar a pesquisa, o usuário deve informar a conta corrente (disponível) dos cheques cancelados que deseja listar e um intervalo de data de cancelamento para limitar a pesquisa. Esse processo deve ser utilizado para listar os cheques que foram cancelados deacordocomopreenchimento das variáveis.

Após o usuário preencher as variáveis, deve clicar no botão "Executar" para gerar o relatório.


Observe que o relatório é ordenado pela data do cancelamento, e também apresenta as colunas Número dos Cheques, e observação comomotivodocancelamento. 



Consulta Cheques Devolvidos por Período

Para realizara Consulta Cheques Devolvidos por Período, o usuário deve clicar na barra de menu principal em Ir Para e em seguida selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a sequência Financeiro > Cutódia de Cheques > Cheques Devolvidos por Período.

Nesse caso, o sistema exibirá a figura a seguir, onde o usuário deverá inserir as variáveis que desejar para realizar a consulta dos cheques devolvidos, informando obrigatoriamente a data de devolução inicial.



Após o usuário preencher as variáveis, deve-se clicar no botão Executar para gerar o relatório.



Esse processo deve ser utilizado para consultar a listagem dos cheques devolvidos em um determina do período com o objetivo de analisar os cheques listados podendo cancelar sua devolução ou ver os detalhes do mesmo.

Para visualizar os detalhes do título ou cancelar a devolução, o usuário deve clicar na chave do título, onde irá aparecer duas opções: "Cancela Devolução" e "Detalhes do Título".




Cancela Devolução

Para cancelar a devolução do cheque, o usuário deve clicar no botão Cancela Devolução que aparecerá ao clicar na chave do pedido do título. Caso não queira realizar o cancelamento do cheque a partir dessa consulta, esse procedimento poderá ser realizado pelo Cancela Devolução de Cheques, localizado em Financeiro > Custódiade Cheques > Cancela Devolução de Cheques utilizando a chave da devolução.



Depois que o usuário clicar em "Cancela Devolução" o sistema exibirá a pergunta onde deve ser confirmado o cancelamento da devolução, conforme pode ser visto a seguir.


Caso o usuário responda "Sim" a pergunta, o sistema irá excluir a operação e, ao finalizar, será apresentada a mensagem "Exclusão realizada com sucesso".



Detalhes doTítulo

Para visualizar os detalhes do título, o usuário deve clicar no botão Detalhes doTítulo que aparecerá ao clicar na chave do título. Caso não queira realizar esse processo a partir dessa consulta, esse procedimento pode ser realizado a partir da "Ficha Financeira" localizado em Financeiro > Ficha Financeira.



Após o usuário clicar no "Detalhes do Título", o sistema irá exibir a tela "Detalhes do Título" numa nova guia, onde o usuário poderá visualizar melhor as informações do cheque devolvido.





Listagem de Cheques Emitidos

Para realizar a "Consulta Listagem de Cheques Emitidos", o usuário deve clicar na barra de menu principal em Ir Para e em seguida selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a sequência Financeiro > Cutódia de Cheques > Listagem de Cheques Emitidos. Essa consulta deve ser utilizada para listar os cheques que foram emitidos e cancelados.

Na tela inicial, o usuário pode informar o disponível onde foram emitidos os cheques de pagamentos e os cheques cancelados.



O usuário pode filtrar os cheques pelo disponível, número do cheque ou emissão inicial e final. Após informar as variáveis desejadas, o usuário deve clicar no botão Executar para gerar o relatório.


Observe que a consulta está agrupada por disponível e está ordenada pelo número do cheque. Os cheques que foram cancelados ficam com o valor zerado e no histórico é apresentada a mensagem "Cheque Cancelado - Observação informada".