software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual do módulo financeiro

Conteúdo

  1. 1 APRESENTAÇÃO
  2. 2 DEFINIÇÕES DE TÍTULOS
    1. 2.1 Situações das operações
  3. 3 CADASTRO
    1. 3.1 Numeradores 
    2. 3.2 Agências Bancárias
    3. 3.3 Bancos
    4. 3.4 Condições para Negociação Financeira dos pedidos
    5. 3.5 Feriados
    6. 3.6 Núcleos
    7. 3.7 Pessoas
    8. 3.8 Recursos
    9. 3.9 Tipos de Documentos de Movimentações de Disponíveis
    10. 3.10 Tipos de Documentos de Títulos
  4. 4 CANCELA DEVOLUÇÃO DE CHEQUES
  5. 5 CONCILIAÇÃO DE DISPONÍVEIS MANUAL
  6. 6 CONFIGURAÇÕES E MANUTENÇÕES
    1. 6.1 Conversão dos campos Banco e Agência para Lookups
  7. 7 CONSULTA ANALISE DA ORIGEM DOS TITULOS
  8. 8 CONSULTA ANÁLISE DE CHEQUES DEVOLVIDOS
  9. 9 CONSULTA COM LISTAGEM DE CHEQUES EMITIDOS
  10. 10 CONSULTA COMPROVANTE DE NEGOCIACAO FINANCEIRA 
  11. 11 CONSULTA DE CHEQUES CANCELADOS 
  12. 12 CONSULTA DE CHEQUES DEVOLVIDOS POR PERIODO
  13. 13 CONSULTA DE TITULOS BAIXADOS PARCIALMENTE 
  14. 14 CONSULTA SOLICITAÇÕES, APROVAÇÕES E BAIXAS DE TRANSFERÊNCIAS DE DISPONIVEIS
  15. 15 DEVOLUÇÃO DE CHEQUES
    1. 15.1 Cheques Depositados
    2. 15.2 Devolver Cheques Não Cadastrados
  16. 16 EDI BANCÁRIO
    1. 16.1 Geração do Arquivo
    2. 16.2 Servico de Cobrança
      1. 16.2.1 Servico de Custódia
      2. 16.2.2 Servico de Débito - Crédito
      3. 16.2.3 Serviço de Pagamento
    3. 16.3 Retorno do Arquivo 
  17. 17 LANCAMENTO DE CHEQUES CANCELADOS 
  18. 18 LANCAMENTO DETALHADO
    1. 18.1 Abrir Pedidos
    2. 18.2 Novo
    3. 18.3 Novo com Baixa Automatica
  19. 19 LANÇAMENTO RELÂMPAGO 
  20. 20 NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA
  21. 21 SOLICITAÇÕES, APROVAÇÕES E BAIXAS DE TRANSFERÊNCIAS DE DISPONÍVEIS
    1. 21.1 Inserir uma nova solicitação
    2. 21.2 Buscar Pendência de solicitações
    3. 21.3 Abrir uma solicitação
    4. 21.4 Cancelar e desfazer o cancelamento de uma solicitação
    5. 21.5 Baixar Solicitações
    6. 21.6 Aprovação e Desaprovação em bloco
    7. 21.7 Excluir Solicitações
  22. 22 TÍTULOS 
    1. 22.1 Alteração nos dados do Título
    2. 22.2 Baixa Manual do Título
    3. 22.3 Imprimir cheques para pagamento do título
    4. 22.4 Imprimir boletos e outros documentos
    5. 22.5 Buscar pendências de novos Títulos
    6. 22.6 Exibir créditos de clientes/fornecedores 
    7. 22.7 Alterar vencimentos e valores dos Títulos 
      1. 22.7.1 Conciliação Bancária 
  23. 23 TRANSFERÊNCIA DE DISPONIVEIS

APRESENTAÇÃO

Este manual tem por objetivo auxiliar o usuário do Sistema UNUM na operacionalidade do Módulo Financeiro. 

Para utilizar o módulo financeiro, deve ficar claro para o usuário como funciona a criação de títulos de pagamento ou recebimento no UNUM.

Importante: Para melhor compreeensão dos termoas aqui utilizados, sugerimos a leitura complementar do Manual de Funcionalidades do Framework.



DEFINIÇÕES DE TÍTULOS


PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS = Só existem se forem criados por um pedido ou provisão

Títulos são os documentos que representam financeiramente as condições de pagamento ou recebimento dos pedidos ou provisões, PedProv. São os documentos que representam as operações de PAGAMENTO E RECEBIMENTO, relacionadas aos disponíveis da empresa (caixa, conta corrente de banco, contas de aplicações, contas garantidas de empréstimos etc.). 

Todo título está vinculado a um PedProv. Não existe título sem que exista o PedProv que o originou. 

O que significa pedidos ou provisões – PEDPROV?

DIREITOS E OBRIGAÇÕES = recurso (gasto ou renda) + pessoa externa Pedidos ou Provisões (PedProv) são os documentos que representam as operações de DIREITOS E OBRIGAÇÕES, relacionados com recursos (materiais, produtos, ativos, despesas, receitas etc.) e pessoas externas com quem a empresa se relaciona (clientes, fornecedores, bancos, entidades de governo etc.). 

Os PedProv sempre serão criados com o objetivo de GERAR GASTOS ou RENDAS. São GASTOS: a compra de um ativo imobilizado, produtos para estoque, despesas administrativas, despesas comerciais, pagamento de impostos, pagamento de comissões, pagamento de encargos, a contratação de serviços, pagamento de salários etc. São RENDAS: a venda de produtos, o recebimento de rendimento de aplicações, o recebimento de empréstimos, o recebimento de receitas financeiras, o recebimento de adiantamentos para aumento de capital etc. 


Situações das operações

  • Pendente: É aquilo que não está concluído, não terminado, não acabado, não atendido.

  • Aprovado: É aquilo que está confirmado, liberado, autorizado, sancionado.

  • Baixado: É aquilo que está realizado, resolvido, efetuado, executado, atendido.




 


CADASTRO

Temos uma classe onde ficam todos os cadastros referente a área financeira, o usuário deve clicar na barra de menu principal e selecionar, na árvore de navegação principal do sistema, a sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro.

Serão mencionados a seguir o objetivo e onde cada cadastro será utilizado. 


Numeradores 

Na classe de numeradores estão localizados os dois cadastros necessários para iniciar o controle de numeração.

Para efetuar o cadastro do computador controlador da numeração de cheques o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Numeradores > Computador Controlador.

Nesse caso, o sistema vai exibir campos, onde o usuário deve informar o numero do ip ou nome da máquina que será o controlador da numeração.

Observe que o campo Impressora de Documentos é obrigatório mas será feito no segundo cadastro.

Para efetuar o cadastro da impressora de documentos o usuário deve clicar na seqüência Financeiro > Cadastro > Numeradores de Cheques > Impressora de Documentos.

O usuário deve informar o computador controlador e o nome da impressora que esta instalada na sua maquina e irá imprimir os cheques.

Após o cadastro da impressora o usuário deve retornar para o cadastro do Computador Controlador e vincular a Impressora de Documentos que acabou de ser cadastrada.

Para efetuar o cadastro dos numeradores, deve-se seguir o caminho Ir Para > Financeiro > Cadastro > Numeradores > De boletos bancários (ou De cheques).

No caso do cadastro de numeradores de cheques o sistema vai exibir campos, onde o usuário deve informar o computador controlador, tipo de documento que é cheque e o último numero utilizado no talonário.

Observe que para finalizar o cadastro deve ser feito o vinculo da conta corrente com o numerador de cheque. O usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Disponível, e informar Contas Correntes Bancarias.

No caso do cadastro de numeradores de boletos bancários o sistema vai exibir campos onde o usuário deve informar o computador controlador, tipo de documento que é boleto e o último numero utilizado para geração do boleto.

Observe que para finalizar o cadastro deve ser feito o vinculo da carteira de cobrança o numerador do boleto bancário. O usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Carteiras de Cobrança.

O usuário deve informar numerador do boleto bancário, na carteira de cobrança que deseja ter a sugestão e controle de numeração. O usuário também deve preencher os campos a seguir:
  • Carteira no banco – Esse é o código utilizado no banco para essa carteira;
  • Carteira Boleto – Informe o valor a ser apresentado no campo "Carteira" nos boletos impressos para esta carteira;
  • Campo uso banco boleto – Informe o valor a ser apresentado no campo "Uso do Banco" nos boletos impressos para esta carteira;
  • Instruções para boleto – Informe as instruções a serem adicionadas aos boletos emitidos para esta carteiraEste campo permite a utilização das chaves de substituição abaixo. As instruções do boleto também podem ser definidas no cadastro do convênio bancário.
    • {JUROS_DIA}: quando inserida no texto, na geração do boleto, essa chave será substituída pelo valor dos juros do boleto em formato de moeda
    • {MULTA}: quando inserida no texto, na geração do boleto, essa chave será substituída pelo valor da multa do boleto em formato de moeda.


Agências Bancárias

Na classe agências bancárias devem ser cadastradas todas as agências que serão vinculadas ao cadastro de pessoas. Para efetuar o cadastro das agências o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Agências Bancárias.


Nesse caso o sistema vai exibir campos, onde o usuário deve informar o banco, o código e nome da agência bancária. Caso a agência já exista para o banco informado, o sistema irá apresentar uma mensagem e não permitirá a confirmação do cadastro.



Bancos

Na classe bancos devem ser cadastrados todos os bancos que serão vinculados ao cadastro de pessoas ou títulos. Para efetuar o cadastro dos bancos, deve-se clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Bancos.

Nesse caso o sistema vai exibir campos, onde o usuário deve informar o código do banco, com três dígitos, nome do banco e código de compensação disponibilizado pelo Banco Central. O Sistema UNUM já tem o seu cadastro de bancos atualizado com o cadastro do BACEN – Banco Central.



Condições para Negociação Financeira dos pedidos

Na classe condições para negociação financeira devem ser cadastradas todas as condições de pagamento que serão utilizadas no processo de Negociação Financeira.

Para efetuar o cadastro das condições, o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Condições para Negociação Financeira dos pedidos.

O sistema irá então exibir campos, onde o usuário deve informar o número de parcelas mínima e máxima, o tipo de documento, quantidade de dias para entrada, quantidade de dias entre as parcelas, o percentual de juros e outras informações.


Observe que quando é inserido um registro novo é sugerida a classe Condições para Negociação Financeira, temos uma diferença nas condições que são cadastradas na classe Condições Livres para Negociação. No processo de Negociação as condições cadastradas na classe de condições livres podem ser alteradas.


Feriados

Na classe feriados devem ser cadastros todos os feriados que influenciem o provisionamento dos títulos. 

Para efetuar o cadastro das condições, o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Feriados.
 
Nesse caso o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve informar a data do feriado. Caso o feriado seja estadual, deve ser informado no campo UF os estados que o celebram. O campo localidade tem a mesma funcionalidade, caso se trate de um feriado municipal.


Observe que o cadastro de feriados e bastante importante para que os títulos gerados a pagar e a receber sejam corrigidos para dias úteis.
 

Núcleos

Na classe núcleos podem ser visualizados e cadastrados Centros de Custos ou Resultados ou Depósitos de acordo com a necessidade.

Para efetuar o cadastro de núcleos, o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Núcleos.

Nesse caso o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve informar a classe filha de Núcleos que deseja visualizar. Exemplo: Centro de custos ou resultados, Depósitos e etc. O usuário poderá observar no cadastro de Núcleos que os campos Local de Escrituração e Estabelecimento são obrigatórios.



Pessoas

Na classe Pessoas, podem ser visualizados e cadastrados Fornecedores, Clientes, Usuários e outros, de acordo com a necessidade.

Para efetuar o cadastro de pessoas, o usuário deve acessar a sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Pessoas.

Nesse caso o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve informar a classe filha de pessoas que deseja visualizar. Exemplo: Fornecedores/Bancos, Clientes/Atacado e etc.


 

Recursos

Na classe Recursos, podem ser visualizadas e cadastradas Despesas, Receitas, Produtos e outros, de acordo com a necessidade.

Para efetuar o cadastro de recursos o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Recursos.

Nesse caso o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve informar a classe filha de recursos que deseja visualizar. Exemplo: Despesas, Receitas, Despesas Financeiras , Receitas Financeiras e etc.

 

Tipos de Documentos de Movimentações de Disponíveis

Na classe de tipos de documentos de movimentações de disponíveis devem ser cadastrados todas os tipos de documentos que serão utilizados na baixa de títulos e transferência de disponíveis.

Para efetuar o cadastro dos tipos de documentos, o usuário deve seguir o caminho Ir Para > Financeiro > Cadastro > Tipos de Documentos > Tipos de Documentos de Movimentações de Disponíveis.

O sistema irá então exibir campo, onde o usuário deve inserir os tipos de documentos que irá utilizar.


Observe que o sistema sugeri alguns tipos de documentos, por favor analisar os tipos de documentos que existem antes de criar novos tipos.


Tipos de Documentos de Títulos

Na classe de tipos de documentos de títulos devem ser cadastradas todos os tipos de documentos que serão associados aos títulos.

Para efetuar o cadastro dos tipos de documentos o usuário deve clicar na sequência Ir Para > Financeiro > Cadastro > Tipos de Documentos > Tipos de Documentos de Títulos.

Nesse caso, o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve inserir os tipos de documentos que irá utilizar.

Observe que o sistema sugeri alguns tipos de documentos, por favor analisar os tipos de documentos que existem antes de criar novos tipos.



CANCELA DEVOLUÇÃO DE CHEQUES

Para efetuar o cancelamento de uma devolução de cheque o usuário deve clicar na barra de menu principal, em <Ir Para> e em seguida, selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro – Custodia de Cheques  - Cancela Devolução de Cheques.

Nesse caso o sistema vai exibir campo, onde o usuário deve informar a chave de criação da devolução do cheque. Essa chave pode ser visualizada quando finalizamos a devolução do cheque no processo Devolução de Cheques ou na Consulta Cheques Devolvidos no Período.

O usuário após informar a chave de criação da devolução deve clicar no botão "Cancela Devolução", e o sistema vai exibir a pergunta onde deve ser confirmado o cancelamento da devolução.

Caso o usuário responda “Sim” a pergunta, o sistema irá excluir a operação e ao finalizar irá apresentar a mensagem “Exclusão Realizada com sucesso”. 




CONCILIAÇÃO DE DISPONÍVEIS MANUAL

Para efetuar conciliação de disponíveis o usuário deve clicar na barra de menu principal e clicar em Ir Para > Financeiro > Conciliação de disponíveis > Conciliação.

O usuário deve informar as variáveis que irão filtrar as movimentações de disponíveis que ele deseja conciliar.

Observe que o usuário pode selecionar, para conciliação, todos os movimentos de um disponível, dentro  de um determinado período de emissão, a movimentação conciliada no período, a movimentação por natureza (créditos e débitos) ou ainda conciliados (somente conciliados ou somente não conciliados).

Ao preencher as variáveis o usuário deve clicar no botão "Buscar movimentações" e o sistema vai exibir as movimentações encontradas, conforme filtro informado, para conciliação.

Para realizar a conciliação o usuário deve conferir cada um das movimentações de disponíveis, com o extrato bancário, selecionando as que ele considera conciliada.

Caso a data de conciliação tenha sido preenchida, na grade "Conciliação", o sistema repete esta data para cada um dos registros selecionados.

Observe que não é possível alterar nenhum dos campos exibidos, exceto o campo Conciliação, na grade Movimentações de Disponíveis. Caso algum registro não apresente os valores corretos, o usuário deverá acessá-lo através da chave de movimentação, nos processos originais correspondentes.

A medida que o usuário vai registrando a conciliação, vai sendo atualizada a grade "Resumo" com os valores 'Conciliados', 'A conciliar', 'Crédito' e 'Débito' a conciliar e a data da ultima conciliação.

O usuário não deve de clicar no botão "Gravar Conciliações" antes de encerrar a operação de conciliação. 

O botão "Desfazer Alterações" deve ser utilizado pelo usuário caso deseje cancelar as alterações realizadas na grade "Movimentações de Disponíveis".



CONFIGURAÇÕES E MANUTENÇÕES

Temos uma classe onde ficam todos os processos referente a configurações e manutenções referente a área financeira, o usuário deve clicar na barra de menu principal, em <Ir Para> e em seguida, selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro – Configurações e Manutenções.

Iremos mencionar a seguir o objetivo de cada processo e em qual situação devem ser utilizados.


Conversão dos campos Banco e Agência para Lookups

Esse processo deve ser utilizado na base dos clientes que não utilizam os campos Banco, Agência e Tipo de Contas do cadastro de Entidades como lookups. O usuário será avisado se deve rodar esse processo após upgrade da licença finance, lembrando que basta rodar esse processo uma vez.

Para rodar o processo deve clicar na barra de menu principal, em <Ir Para> e em seguida, selecionar na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro – Configurações e Manutenções –Conversão dos campos Banco e Agência para Lookups.

Nesse caso o sistema vai exibir mensagem, alertando o usuário que o processo que será executado fará alteração diretamente no banco de dados, não podendo ser desfeito e solicita a confirmação do usuário para continuar o processo.

Depois que o usuário respondeu SIM, serão apresentados três grades ("Bancos", "Agências" e "Tipos de Contas"), com os registros que não foram localizados nas respectivas tabelas de 'Bancos', 'Agências Bancárias' e 'Tipos de Contas Bancárias'.

Na grade Bancos, são apresentados todos os cadastros de entidade que tem o campo Banco preenchido, para que o usuário altere o conteúdo do campo de número para um banco já cadastrado na classe Bancos, ou efetue o cadastro do banco caso o sistema não tenha em sua tabela auxiliar. Depois de alterar todos os registros o usuário deve clicar no botão "Ajustar Cadastro" localizado na grade. Será apresentada a mensagem “Cadastro Atualizado com sucesso”.

Na grade Agências temos as colunas Num. Banco(1) e Num. Agência(2) essas colunas são preenchidas com o conteúdo encontrado no cadastro de entidades, a coluna Banco(3) já sugeri o banco cadastrado na tabela auxiliar de acordo com a coluna Num. Banco(1).

Observe que deve ser preenchido a coluna Nome com o nome da agencia que está sendo cadastrada. Depois de preencher as colunas Bancos, Num Agência e Nome em todos os registros, o usuário deve selecioná-los e clicar no botão "Ajustar Cadastro", localizado na grade.

A grade Tipos de Contas apresenta a coluna Num.Tipo Conta com o conteúdo localizado no cadastro de entidades, são apresentados as colunas Banco e Agencia de acordo com o conteúdo existente no cadastro de entidades. Deve ser informado o tipo de conta correto na coluna Tipo Conta que tem lookup para a tabela auxiliar Tipos de Contas Bancárias.

Em seguida à análise e correção de todos os registros da grade, o usuário deve selecioná-los e clicar no botão "Ajustar Cadastro".

Quando corrigidos os registros apresentados nas três grades, o usuário deve clicar no botão "Converter", localizado na barra de processos ativos, onde será apresentada a mensagem “Conversão executada com sucesso”.

O usuário deve sair do sistema e entrar novamente para que possa visualizar as alterações nos campos Banco, Agencia e Tipo de Contas.



CONSULTA ANALISE DA ORIGEM DOS TITULOS

O sistema disponibiliza um relatório auxiliar ao relatório de Títulos, o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Títulos > Análise da Origem dos Títulos.

O usuário deve informar as variáveis que irão filtrar os títulos.

Observe que o usuário tem opção de filtrar o relatorio por Local de Escrituração, Datas de Emissão, Vencimento, Correção e Baixa, e Pessoa. 

Ao preencher as variáveis o usuário deve clicar no botão "Executar" e o sistema vai exibir os titulos encontrados, conforme filtro informado. 


Observe que a relatório apresenta os principais dados dos titulos , mas nós iremos nos aprofundar na explicação das colunas chave, Bx Parcial, Negociação e Disponivel.

A coluna chave possui um link com três opções de analise dos titulos: 'Analisar Baixa Parcial', Origem do Título' e 'Espelho do Pedido .

A opção Analisar Baixa Parcial só será acessível se na coluna Bx Parcial tiver uma "bolinha" sinalizando que aquele título teve baixas parciais. Caso o titulo tenha baixas parciais, será apresentado outro relatorio detalhando as baixas parciais que aconteceram.

Observe que o relatório apresentado diz o status do título que teve baixa parcial, os disponiveis e datas em que o título foi baixado parcialmente.

Para utilizar a segunda opção (Origem do Titulo), o usuário deve analisar a coluna Negociação que será preenchida com ORIG ou DEST. Essa opção de analise só deve ser utilizada para os titulos que estão com a coluna Negociação preenchida com DEST , pois isso sinaliza que esse titulo é resultado de uma negociação financeira.

Os títulos com coluna Negociação ORIG significa que foram os que originaram negociações financeiras.

Observe que os títulos que originaram negociações financeiras sempre apresentam na coluna Disponivel Movimentações Internas , pois quando o usuário faz um negociação financeira no sistema, automaticamente os titulos são baixados para disponivel Movimentações Internas e são criados novos títulos.

O espelho do pedido pode ser emitido para qualquer tipo de título, ele irá apresentar todas as informações do pedido e da baixa do pedido.
 
 

CONSULTA ANÁLISE DE CHEQUES DEVOLVIDOS

O sistema disponibiliza um relatório para auxiliar na analise dos cheques que foram devolvidos verso o que foi faturado, o usuário deve clicar selecionar na árvore de navegação principal do sistema a sequência Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Análise de Cheques Devolvidos.

O usuário deve informar as variáveis que irão filtrar os títulos de cheque.

Observe que os campos 'Classes de Pedidos', 'Classes do Locais de Escrituração', 'Intervalo de Data' e 'Analisar' são obrigatórios.

Ao preencher as variáveis o usuário deve clicar no botão "Executar" e o sistema vai exibir os cheques devolvidos encontrados, conforme filtro informado. 


Observe que a consulta apresenta a soma dos cheques devolvidos , recebidos , perdidos e pendentes, para que o usuario possa ver a relação dos cheques deve clicar nos valores que deseja analisar. As colunas de percentuais apresentadas são referente a coluna Cheques Devolvidos em relação a coluna correspondente. Exemplo: % Ch. Recebidos = Total de Ch.Devolvidos com relação da coluna Total Ch.Recebidos.

Caso o usuário deseje visualizar a relação dos cheques deve clicar nos valores que deseja visualizar, onde serã oapresentados os principais dados do cheque.

Observe que a consulta é agrupada pela Carteira do titulo e ultima alínea do título. A coluna Bco Origem irá apresentar em qual banco esse cheque foi devolvido da ultima vez.


CONSULTA COM LISTAGEM DE CHEQUES EMITIDOS

Essa consulta deve ser utilizada para listar os cheques que foram emitidos e cancelados o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Listagem de Cheques Emitidos.

O usuário pode informar o disponível onde foram emitidos os cheques de pagamentos e os cheques cancelados.

O usuário pode filtrar os cheques pelo disponivel, numero do cheque ou emissao inicial e final. Após informar as variaveis desejadas o usuario deve clicar no botão "Executar", localizado na barra de processos ativos.

Observe que a consulta está agrupada por disponivel e esta ordenada pelo numero do cheque. Os cheques que foram cancelados ficam com o valor zerado e historico é apresentado a mensagem “Cheque Cancelado + Observação informada”. 



CONSULTA COMPROVANTE DE NEGOCIACAO FINANCEIRA 



CONSULTA DE CHEQUES CANCELADOS 

Para visualizar os lançamentos de cheques cancelados o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Relatório de Cheques Cancelados. 

O usuário deve informar a conta corrente dos cheques cancelados que deseja listar e um intervalo de data de cancelamento.

Esse processo deve ser utilizado para listar os cheques que foram cancelados de acordo com o preenchimento das variaveis. Após o usuário preencher as variaveis, deve clicar no botão "Executar" para gerar o relatório.

Observe que o relatorio é ordenado pela data do cancelamento, e também apresenta as colunas Número do Cheques, e Observação com o motivo do cancelamento.



CONSULTA DE CHEQUES DEVOLVIDOS POR PERIODO

Para visualizar a listagem dos cheques que foram devolvidos, o usuário deve acessar, na barra de menu principal, a sequência Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Relatório de Cheques Devolvidos por Período.

O usuário pode informar o local de escrituração, número do cheque ou data de devolução inicial e final.

Quando o usuário preencher as variáveis, deve clicar no botão "Executar" para gerar o relatório.

Observe que o relatório é agrupado por local de escrituração, mês/ano e carteira de cobrança. São apresentados os principais dados do titulo de cheque, dados do cheque, banco origem, data de devolução e chave de devolução. A chave devolução será utilizada para cancelar a devolução de cheque no processo Cancela Devolução de Cheques.



CONSULTA DE TITULOS BAIXADOS PARCIALMENTE 

Para visualizar a listagem dos cheques que foram devolvidos o usuário deve navegar pela árvore principal do sistema, clicando em Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Relatório de Cheques Devolvidos por Período.

O usuário pode informar o local de escrituração, número do cheque ou data de devolução inicial e final.

 

CONSULTA SOLICITAÇÕES, APROVAÇÕES E BAIXAS DE TRANSFERÊNCIAS DE DISPONIVEIS

Essa consulta deve ser utilizada para listar informações referente a solicitações de transferências de disponíveis, o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Transferências de Disponíveis > Solicitações, aprovações e baixas de transferências de disponiveis.

O usuário deve informar as variáveis que irão filtrar as solicitações.

O usuário pode filtrar as solicitações utilizando os filtros de datas Emissão e Programação, a variavel Status tem tres opções Não Aprovadas , Aprovadas e Canceladas, a variavel situação se refere se a solicitação esta pendente ou baixada. O usuário pode escolher entre três opções de agrupamento a melhor forma de visualizar as informações solicitadas. A consulta pode ser agrupada pela Chave da Solicitação , Emissão / Situação / Chave da Solicitação ou Situação / Emissão.

Após informar as variáveis desejadas o usuário deve clicar no botão "Executar", localizado na barra de processos ativos.

O relatório apresenta todos as informações referente a solicitação de transferência de disponiveis, a coluna Valor Baixado apresenta o valor que já foi baixado. No caso das solicitações baixadas parcialmente o valor baixado não irá ser o mesmo da coluna Valor Solicitado.

A coluna Títulos Vinculados será preenchida com a chave da solicitação que tem titulos vinculados, a chave é um link para outro relatório onde será possivel visualizar os titulos vinculados.

Na consulta dos titulos vinculados o usuario poderá visualizar os principais dados dos titulos, inclusive a data de aprovação e aprovador dos titulos.



DEVOLUÇÃO DE CHEQUES

Para efetuar devolução de cheques o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Custódia de Cheques > Devolução de Cheques.

O processo de Devolução de cheques tem duas formas de devolução, através dos seguintes botões:
  • "Cheques Depositados": os cheques que foram cadastrados e depositados no sistema;
  • "Devolver Cheques Não Cadastrados": são os cheques que não tem registro, nem deposito no sistema. Nesta opção você terá que possuir os dados do cheque para informar no momento da devolução.


Cheques Depositados

O usuário deve informar as variáveis que irão filtrar os títulos de recebimento cujo os cheques ele deseja devolver. Esse processo deve ser utilizado para devolução de titulos que foram baixados.

Observe que o usuário pode selecionar os titulos de cheques, dentro de um determinado periodo de baixa, numero do cheque ou chave do titulo.

Ao preencher as variáveis o usuário deve clicar no botão "Cheques Depositados" e o sistema vai exibir os titulos de cheques encontrados, conforme filtro informado, para devolução. 

O usuário deve localizar na grade "Cheques Depositados" os cheques que deseja devolver e selecioná-los. Os dados do cheques podem ser visualizados na grad Dados do Cheques e os totais dos cheques selecionados na grade "Totais".

Após selecionar os cheques o usuário deve preencher os campos Carteira, Alinea, Data de Devolução da grade Auxiliar e clicar no botão "Altera Campos".

Nesse momento o sistema vai exibir na grade Cheques Depositados os títulos alterados. Para concluir o processo o usuário deve clicar no botão "Gravar Cheques Devolvidos", na barra de processos ativos.

Observe que na finalização do processo é apresentada uma consulta com os cheques que foram devolvidos.


Devolver Cheques Não Cadastrados

O usuário deve informar os dados dos cheques que foram devolvidos. Esse processo deve ser utilizado apenas para lançar o cheque devolvido uma vez, caso o cheque seja devolvido novamente deve ser utilizado o outro botão "Cheques Depositados". Esse processo é mais utilizado em cheques que foram devolvidos antes da implantação do Sistema UNUM.

Após inserir o resgistro o usuario deve preencher todos os campos obrigatórios, após o preenchimento dos campos devem ser confirmados a edição no botão Confirmar e clicar no botão "Gravar Novos Cheques", na barra de processos ativos.

Observe que na finalização do processo é apresentada uma consulta com os cheques que foram inseridos e devolvidos.



EDI BANCÁRIO

Para efetuar geração e recepção de arquivos EDI Bancário o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > EDI Bancário.


Geração do Arquivo

Para geração do arquivo, o usuário deve clicar em Ir Para > Financeiro > EDI Bancário > Remessa.  Nesse caso o sistema vai exibir campos , onde o usuário deve informar para qual tipo de serviço deseja gerar o arquivo e a conta corrente correspondente.

Informamos que a conta corrente informada deve ter sido previamente configurada com o tipo de serviço e número de convênio. Podem ser gerados arquivos para os seguintes tipos de serviços:
 

Servico de Cobrança

Ao selecionar o Serviço de Cobrança e clicar em "Continuar", o sistema vai exibir a grade para o usuário informar as variáveis de seleção dos titulos que deseja enviar, conforme pode ser visto a seguir.

Observe que o sistema já sugere os campos Carteira e Classe do Titulo na grade Variáveis. Devem ser obrigatoriamente informados os campos Identificação de Ocorrência e Primeira Instrução. O campo Identificação de Ocorrência é utilizado para identificar o motivo do arquivo gerado, o sistema sugere alguns tipos de identificação de ocorrência.

A primeira instrução deve ser utilizada quando os titulos de cobrança que estão sendo enviados tiverem protesto. A quantidade de dias para protesto deve ser informada no campo Complemento em Dias da Primeira Instrução. O usuário pode observar que o sistema tem varias sugestões de protesto.

Quando o usuário informar os filtros de pesquisa que deseja na grade Variáveis, deve clicar no botão "Buscar Pendência". Ele pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa estarão selecionados na grade Pesquisa.

Caso o usuário deseje não enviar alguns titulos devem desmarca-los. Depois de apresentados os titulos, são habilitados três botões:
  • Reinicia Pendência – São excluidos todos os titulos da grade Pesquisa, para que possa ser feita uma nova pesquisa.
  • Abortar – O sistema irá retornar para grade inicial de variaveis, antes de retornar é apresentada a seguinte mensagem “Isso fará com que os itens pesquisados sejam perdidos. Deseja realmente abortar a operação”, aguardando a confirmação do usuário.
  • Configurar Arquivo – Ao selecionar os titulos que deseja enviar via EDI, o usuário deve selecionar o botão "Configurar Arquivo", e será apresentada a grade Variáveis de Configuração de Arquivo. 

O usuário pode observar que a grade Variáveis de Configuração de Arquivo, tem o campo Localização do Arquivo, onde o usuário pode informar onde deseja gravar o arquivo que será gerado ao clicar no botão "Gerar Arquivo Remessa".

Depois de clicar nesse botão, será apresentada uma consulta com as linhas do arquivo gerado.
   

Servico de Custódia

Ao selecionar o Serviço de Custódia e clicar no botão "Continuar", o sistema vai exibir a grade para o usuário informar as variaveis de seleção dos titulos que deseja enviar.

Observe que o sistema já sugere os campos Carteira, Classe do Titulo e Identificação de Ocorrência na grade "Variáveis". Ao informar os filtros de pesquisa que deseja na grade Variáveis, o usuário deve clicar no botão "Buscar Pendência". Ele pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade "Pesquisa" selecionados. Os títulos que não devem ser enviados devem ser desmarcados.  

Observe que na grade "Variaveis" existe o botão "Reinicia Pesquisa", essa funcionalidade deve ser utilizada quando o usuário desejar excluir todos os titulos da grade "Pesquisa", a fim de fazer uma nova pesquisa.

Após apresentação dos titulos são habilitados dois botões:
  • Abortar  O sistema irá retornar para grade inicial de variáveis, antes de retornar é apresentada a seguinte mensagem “Isso fará com que os itens pesquisados sejam perdidos. Deseja realmente abortar a operação”,  aguardando a confirmação do usuário.

  • Configurar Arquivo  Quando o usuário selecionar os titulos que deseja enviar via EDI, deverá selecionar o botão "Configurar Arquivo", a fim de apresentar a grade "Variaveis de Configuração de Arquivo".

O usuário pode observar que a grade Variaveis de Configuração de Arquivo, tem o campo Localização do Arquivo, onde o usuário pode informar onde deseja gravar o arquivo que será gerado ao clicar no botão "Gerar Arquivo Remessa".

Clicando no botão "Gerar Arquivo Remessa", será apresentada uma consulta com as linhas do arquivo gerado.


Servico de Débito - Crédito

Ao selecionar o Serviço de Débito - Crédito e clicar no botão "Continuar", o sistema vai exibir a grade para o usuário informar as variaveis de seleção dos titulos que deseja enviar.

Observe que o sistema já sugere os campos Carteira e Identificação de Ocorrência na grade "Variáveis". O campo "Valor do Título" é obrigatório para efetuar a pesquisa.

Depois de informados os filtros de pesquisa na grade Variáveis", deve-se clicar no botão "Buscar Pendência". O usuário pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade "Pesquisa" selecionados, conforme pode ser visto a seguir. Caso o usuário deseje não enviar alguns títulos devem desmarcá-los.  

Observe que na grade "Variáveis" existe o botão "Reinicia Pesquisa", essa funcionalidade deve ser utilizada quando o usuario desejar excluir todos os titulos da grade "Pesquisa", para que possa ser feita uma nova pesquisa.

Após apresentação dos titulos são habilitados 2 botões:
  • Abortar – O sistema irá retornar para a grade inicial de variáveis, antes de retornar é apresentada a seguinte mensagem “Isso fará com que os itens pesquisados sejam perdidos. Deseja realmente abortar a operação?”, aguardando a confirmação do usuário.

  • Configurar Arquivo  Depois que o usuário selecionar os titulos que deseja enviar via EDI, deve selecionar o botão "Configurar Arquivo", a fim de apresentar a grade "Variáveis de Configuração de Arquivo".
O usuário pode observar que a grade "Variáveis de Configuração de Arquivo", tem o campo Localização do Arquivo onde o usuario pode informar onde deseja gravar o arquivo que será gerado ao clicar no botão "Gerar Arquivo Remessa". Deve ser informado no campo "Código de Finalidade Doc" a finalidade do pagamento. O usuário pode observar que o sistema tem várias sugestões de finalidades.

Caso o usuário deseja especificar a forma de lancamento deve preencher tambem o campo Forma de Lancamento com a forma do lancamento de pagamento, o sistema tem duas opções Crédito e Débito em Conta Corrente.

Após clicar no botão "Gerar Arquivo Remessa" será apresentada uma consulta com as linhas do arquivo gerado.


Serviço de Pagamento

Ao selecionar o Serviço de Pagamento e clicar no botão "Continuar", o sistema vai exibir a grade para o usuário informar as variáveis de seleção dos titulos que deseja enviar.

Observe que o sistema já sugere os campos Carteira, Classe do Titulos e Identificação de Ocorrência na grade "Variáveis".

Quando o usuário informar os filtros de pesquisa que deseja na grade "Variáveis", deve clicar no botão "Buscar Pendência". O usuário pode observar que os títulos que resultaram da pesquisa são apresentados na grade "Pesquisa", conforme pode ser visto a seguir. Caso o usuário deseje não enviar alguns títulos, deverá desmarcá-los. 

Observe que na grade "Variáveis" existe o botão "Reinicia Pesquisa". Essa funcionalidade deve ser utilizada quando o usuario desejar excluir todos os titulos da grade Pesquisa, para que possa ser feita uma nova pesquisa. 

Após apresentação dos titulos são habilitados dois botões "Abortar" e "Configurar Arquivo".
  • Abortar  O sistema irá retornar para grade inicial de variáveis, antes de retornar é apresentada a seguinte mensagem “Isso fará com que os itens pesquisados sejam perdidos. Deseja realmente abortar a operação”, aguardando a confirmação do usuário. 

  • Configurar Arquivo  Depois que o usuário selecionar os títulos que deseja enviar via EDI, deve selecionar o botão "Configurar Arquivo" onde será apresentada a grade "Variáveis de Configuração de Arquivo".
O usuário pode observar que a grade Variáveis de Configuração de Arquivo, tem-se o campo Localização do Arquivo, no qual o usuário pode informar onde deseja gravar o arquivo gerado quando se clica no botão "Gerar Arquivo Remessa". Deve ser preenchido o campo "Forma de Lancamento" do pagamento. O usuário pode observar que o sistema tem varias sugestões de finalidades.

Depois de clicar no botão "Gerar Arquivo Remessa, será apresentada uma consulta com as linhas do arquivo gerado. 


Retorno do Arquivo 

Para geração do arquivo o usuário deve clicar em Ir Para > Financeiro > EDI Bancário > Retorno. O usuário deve informar para qual tipo de serviço deseja gerar o arquivo e a conta corrente correspondente. 



LANCAMENTO DE CHEQUES CANCELADOS 

Para efetuar o lançamento de cheques cancelados o usuário deve clicar na barra de menu principal, em <Ir Para> e em seguida, selecionar, na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro – Custódia de Cheques – Lançamento de Cheques Cancelados. 

O usuário deve informar a conta corrente do cheque que será cancelado, os dados do cheques e o motivo do cancelamento. Esse processo deve ser utilizado para lancar cheques que foram extraviados ou rasurados para que possamos continuar com a sugestão de numeração de cheques correta e que o financeiro tenha a rastreabilidade do que aconteceu com todos os cheques do talonário. 

Observe que, para iniciar o lançamento, deve-se informar a "Conta Corrente Bancaria" na grade "Cabeçalho", depois em "Lança Cheques Cancelados" o usuário deve clicar em "Inserir", para informar a data do cancelamento, o número do cheque cancelado e no campo observação o motivo do cancelamento do cheque. 

Caso o usuário informe um numero de cheque que foi utilizado para efetuar algum pagamento ou já foi cancelado o sistema não irá permitir gravar o lançamento. 

Ao preencher os campos o usuario deve clicar em Confirmar, para gravar o lancamento do cheque, o sistema irá apresentar a mensagem “Lancamento Efetivado com sucesso.” 

O usuário pode visualizar os cheques que foram cancelados utilizando a Consulta de Cheques Cancelados. 



LANCAMENTO DETALHADO

Para efetuar criação de pedidos, o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Lançamento de Receita ou Despesa > Lançamento Detalhado. 

Esse processo deve ser utilizado para inclusão de pedidos de compra anterior ou posterior a chegada da nota de entrada e pesquisa de pedidos existentes. Iremos apresentar cada funcionalidade:

Abrir Pedidos

Nesse caso o usuário deve preencher as variáveis na grade Variáveis para Pesquisa e clicar no botão "Pesquisa".

Observe que quando o sistema identifica que o resultado da pesquisa são varios pedidos, apresentamos todos eles na grade "Resultado da Pesquisa", onde o usuário tem duas opções: abrir o pedido ou imprimir o espelho do pedido.

O usuário deve selecionar o pedido que deseja abrir e clicar no botão "Abre", para que o sistema apresente todos os dados do pedido conforme ele foi feito.

Caso o usuário queira apenas imprimir o espelho do pedido, deve também selecioná-lo e clicar no botão "Imprime", onde será apresentado o pedido abaixo.



Novo

No caso de pedidos cuja nota de entrada ainda não chegou no momento da inclusão destes, utilizar o botão "Novo".

Informe na grade Cabeçalho do Pedido ou Provisão as informações que a empresa julga necessário para posterior consulta. Lembrando que são obrigatórios os campos Pessoa, Local de Escrituração e Estabelecimento. Observe que a data do pedido vem preenchida com data corrente, podendo ser alterada pelo usuário.

É possível identificar o beneficiário da operação ao preencher o campo de mesmo nome no cabeçalho ou no item, de acordo com a configuração de campos do pedido.

Ao concluir a digitação dos dados iniciais do pedido, o usuário deve preencher os itens do pedido na grade Itens, para inserir os itens o usuário deve clicar no botão "Inserir". Observe que o sistema sugere a classificação Provisão de Despesas, alterando-a de acordo com o recurso digitado. Essa classe pode ser alterada pelo usuário.

Após preenchimento dos campos basicos do item o usuário deve clicar no botão "Calcular", localizada na barra de processos ativos. Após calcular o pedido, os títulos destes são apresentados na grade Títulos onde podem ser alterados apenas os campos Correção e Carteira.

Após certificar que o pedido está correto o usuario deve aprová-lo, clicando no botão "Aprova" na barra de processos ativos. Observe que os campos 'Aprovação' e 'Aprovador', localizados na grade "Cabeçalho do Pedido ou Provisão", são preenchidos com a 'Data da Aprovação' e a 'Pessoa' que aprovou o pedido, respectivamente.  Após o pedido aprovado caso o usuário deseje alterar algum dado deve  antes desaprovar o pedido clicando no botão "Desaprova".

O sistema disponibiliza a opção de imprimir o espelho do pedido, para utilizar o usuário deve clicar no botão "Imprime". Depois de aprovado o pedido, o usuário deve clicar no botão "Gravar", onde o sistema irá apresentará a mensagem “Deseja fechar o pedido ou provisão e voltar para tela inicial?” que deve ser respondida. 

Caso o usuário necessite ver como está sendo feito os lancamentos fiscais deve clicar no botão "Fiscal" , onde o sistema apresentará um relatório com as regras fiscais para o pedido em questão.


Caso o usuário tenha iniciado um pedido e necessite apagá-lo, ele deve clicar no botão "Apaga". Vale informar que, depois de aprovar o pedido, o botão ficará desabilitado.
 
Caso o pedido tenha sido baixado parcialmente e haja desistencia em receber o restante do pedido, deve ser utilizada o botão "Cancelar Saldo". Após cancelamento do saldo se o usuário verificar a necessidade de desfazer o cancelamento, deve utilizar o botão "Desfazer Cancelamento de Saldo" na barra de processos ativos. Não esquecer que nos dois casos é necessario clicar no botão "Gravar", na barra de processos ativos.

O usuário deve utilizar o botão "Volta" quando desejar retornar para tela inicial de variáveis.

Ao concluir o pedido, o usuário deve aguardar a chegada da nota de entrada e dar baixa neste pedido, utilizando outro processo chamado "Baixa de Pedido".


Novo com Baixa Automatica

O usuário deve utilizar o botão "Novo com Baixa Automática", se no momento da inclusão do pedido, este já estiver em poder a nota de entrada. 

Lembrando que a diferença entre os botões Novo e Novo com Baixa Automática é apenas o lançamento dos dados da nota de entrada que é feita na grade "Cabeçalho". Ao clicar em Novo com Baixa Automática, o usuário deve preencher obrigatoriamente os campos "Tipo" e "Número" na grade Cabeçalho.

Os demais botões tem o mesmo comportamento citado no item anterior de pedido Novo.



LANÇAMENTO RELÂMPAGO 

Para efetuar lançamento relâmpago o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para> e em seguida, selecionar, na árvore de navegação principal do sistema, a seqüência Financeiro – Lançamentos de Receitas ou Despesas – Lançamentos Relâmpago. 

Nesse caso o sistema vai exibir opções, onde o usuário deverá escolher entre abrir ou criar um lançamento relâmpago.

Esse processo deve ser utilizado para registro no sistema de receitas e despesas já baixadas.

Para criar um novo lançamento o usuário deve clicar no botão "Novo" e o sistema vai exibir a grade a seguir, para digitação da receita/despesa.

Após a digitação o usuário deve clicar no botão "Gravar" e o sistema vai exibir as chaves geradas referentes ao lançamento digitado. Estas chaves devem ser utilizadas para acessar o lançamento. 

É possível identificar o beneficiário da operação ao preencher o campo de mesmo nome no processo.

Para acessar um lançamento o usuário deve informar uma das três chaves geradas para o lançamento e clicar no botão "Abrir>. Essas chaves podem ser visualizadas em relatórios referente a títulos.

Ao abrir um lançamento o usuário tem a opção de alterar ou excluir esse lançamento. Para exclusão o usuário deve clicar no botão "Excluir".



NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA

Para efetuar negociação financeira o usuário deve seguir a sequência Ir Para > Financeiro > Negociação Financeira > Negociação Financeira. 

O usuário deverá escolher entre abrir uma negociação ou buscar pendência de títulos e/ou movimentações de disponíveis para criar uma negociação financeira. 

Esse processo deve ser utilizado para negociar titulos e/ou movimentações de disponiveis. O processo irá baixar os titulos selecionados, utilizar as movimentações de disponiveis selecionadas e criar novas parcelas de acordo com a condição da negociação escolhida. 

Para efetuar a busca dos titulos, o usuário deve informar as variáveis de pesquisa na grade "Variáveis da Busca de Pendencia de Titulos". Se grade não tiver nenhuma variável de pesquisa preenchida, não será feita pesquisa na tabela de título. O mesmo tratamento se aplica à grade de "Variáveis das Movimentações de Disponíveis". 

Na grade "Variáveis da Busca de Pendência de Títulos", o usuário pode observar que temos um botão chamado "Detalhe", utilizado para visualizar mais variáveis para pesquisa. 

Informando as variáveis de pesquisa, o usuario deve clicar no botão "Busca Pendências", para que o sistema possa apresentar o resultado da pesquisa. 

O sistema apresentará 6 grades com informações e dados diferentes, explicadas a seguir.

Na grade "Pedido de Negociação", devem ser informados os dados dos novos titulos que seram criados, qual será a pessoa que irá ser titular da operação, qual local de escrituração da operação, qual tipo da operação NE – Negociação Financeira , PC – Prestação de Contas e RE – Renegociação de Títulos, caso o numero não seja informado o sistema irá sugerir o seguinte número: Tipo + Chave de Criação da Negociação. A emissão da negociação pode ser editada permitindo que seja feita apenas uma simulação. Os campos aprovação e aprovador seram preenchidos automáticos no momento da aprovação da negociação financeira. 

São apresentados na grade "Títulos em Negociação" os principais dados dos títulos, com os campos Correção, Juro, Multa, Acréscimo e Desconto, alteráveis nesta grade. Depois de selecionar os títulos que deseja negociar, o usuário deve clicar no botão "Visualiza Selecionados", para que possa seguir à próxima grade. 

Na grade mencionada, temos também o botão "Atualiza correção c/Emissão", usado para alterar a data de correção dos títulos selecionados para a data de emissão da negociação, caso os títulos estejam com os campos Juro Perc Mês e Multa Perc Mês preenchidos será feito o calculo de juros e multa automático. 

Na grade movimentações de disponíveis em Negociação são apresentados os principais dados movimentações de disponíveis. Depois de selecionar as Movimentações de Disponíveis que deseja negociar o usuário deve clicar no botão "Visualiza Selecionados", para que possa seguir à próxima grade. 

Após seleção do que deseja negociar deve ser utilizado o botão 2.Calcula na barra de processos ativos, para que possa ser atualizada a grade Totais da Negociação. O próximo passo é clicar no botão "Busca Parcelas" na grade "Condições de Negociação Financeira do Pedido", a fim de sugerir as condições de acordo com o valor a ser negociado. 

Lembrando que as condições de negociação apresentadas na sugestão são de acordo com o cadastro feito na classe Condições para Negociação Financeira, localizado em Financeiro/Cadastros.

No momento que o usuário selecionar a condição de negociação, o sistema irá alterar a visão da grade "Condições de Negociação Financeira do Pedido" para formato ficha e apresentar uma nova grade chamada "Novas Parcelas".

Se a condição de negociação selecionada for Livre, isso significa que o usuário pode alterar qualquer informação das novas parcelas, percentual de juros, vencimento, valor corrigido. 

O % Juro a.m é apresentado de acordo com o percentual configurado na condição, o prazo médio é calculado de acordo com os vencimentos das novas parcelas. Caso o tipo do novo titulo seja Cheque os dados do cheque, Comp, Banco, Agencia, Conta e Cheque são obrigatórios. 

Após alteração nas novas parcelas o usuário deve clicar no botão 3.Aprovação, onde serão preenchidos os campos Aprovação e aprovador da grade Pedido Negociação, ao aprovar a negociação só podem ser feitas novas alterações caso a operação seja desaprovada. 

O próximo passo é Imprimir Documentos: o usuário deve clicar no botão 4.Imprime Documentos, barra de processo ativos, onde serão apresentadas 3 opções: Preview, Termo de Acordo e Cancelar. 

Após impressão do documento selecionado o sistema apresentará o botão 5. Grava Operações para que o usuário possa gravar a operação. Caso o usuário após aprovação deseje gravar a operação o sistema também apresentada a opção da impressão dos documentos. 

Após gravada a negociação o usuário pode abri-la para fazer qualquer alteração ou imprimir novamente algum documento, basta utilizar a botão 2. Abre Operação, localizada na tela inicial de variáveis.

O usuário pode pesquisar a negociação que deseja editar. A variável situação da Negociação tem as opções Pendentes (Negociações não aprovadas), Aprovados (Negociações já aprovadas) e Todos, e a variável emissão é referente a emissão da negociação financeira.

Após o preenchimento das variáveis o usuário deve clicar no botão "Busca Negociações" onde o sistema irá apresentar a grade "Seleção de Negociação" para que o usuário possa selecionar qual negociação deseja abrir. Só pode ser aberta uma negociação por vez.

Após o usuário selecionar a negociação que deseja abrir deve clicar no botão 3. Abrir Selecionada, onde o sistema irá apresentar as 6 grades preenchidas com os dados da negociação selecionada.

Ao abrir uma negociação, o sistema exibirá um botão chamado "Apaga Operação", utilizado caso o usuário deseje apagar a negociação financeira em aberto. Ao clicar nesse botão, o sistema perguntará ao usuário se ele “Deseja apagar a negociação Atual?”.

Caso a negociação que deseje apagar tenha algum titulo das novas parcelas baixados não será permitido apagar a operação. 



SOLICITAÇÕES, APROVAÇÕES E BAIXAS DE TRANSFERÊNCIAS DE DISPONÍVEIS

Existem inúmeras operações a serem realizadas no processo de Solicitações, Aprovações e Baixas de Transferências de Disponíveis, detalhadas a seguir.

Para efetuar operações com solicitações o usuário deve clicar na barra de menu principal, em Ir Para > Financeiro > Transferência de Disponíveis > Solicitações, Aprovações e Baixas de Transferências de Disponíveis. 

Será exibida então uma tela, na qual o usuário pode inserir uma nova solicitação, buscar pendências ou abrir uma solicitação. 

Esse processo deve ser utilizado para solicitar transferencia de disponiveis. 


Inserir uma nova solicitação

Para inserir uma nova solicitação, o usuário deve clicar em "Inserir" na grade "Solicitações", onde o sistema mudará a visão da solicitação para formato ficha. 

Os campos Classe e Solicitante são sugeridos pelo sistema , no campo solicitante fica gravado a Pessoa quem fez a solicitação. Após a digitação da solicitação o usuário deve clicar em "Confirmar" para confirmar a edição.

Ao certificar que a solicitação está correta, o usuário deve aprová-la, clicando no botão "Aprova" na grade "Solicitações". Observe que os campos 'Aprovação' e 'Aprovador', localizados na grade "Solicitações" são preenchidos com a 'Data da Aprovação' e a 'Pessoa' que aprovou a solicitação, respectivamente.

Depois de aprovar a solicitação, caso o usuário deseje alterar algum dado, ele deve antes desaprovar a solicitação, clicar no botão "Desaprova". Somente depois de editar as informações necessárias, o usuário deve clicar no botão "Gravar". 


Buscar Pendência de solicitações

Para efetuar pesquisa de solicitações pendentes o usuario deve clicar no botão "Busca Pend" na barra de processos ativos. O usuário pode informar na grade "Variáveis" os filtros necessários para buscar as solicitações.

Depois de preencher as variáveis, o usuário deve clicar no botão "Busca Pendência", para apresentar o resultado da pesquisa. O sistema também disponibiliza os botões "Nova Solicitação" e "Abrir", caso o usuário necessite criar ou abrir uma solicitação.


Abrir uma solicitação

Caso o usuário tenha a chave da solicitação e necessite abri-la deve clicar no botão "Abrir", localizado na barra de processo de ativos. O usuário deve informar a chave da solicitação e clicar no botão "Abrir Solicitação".


Cancelar e desfazer o cancelamento de uma solicitação

Para cancelar uma solicitação, o usuário deve selecioná-la e clicar no botão "Cancela", localizado na grade Solicitações. O sistema irá preencher os campos Cancelador e Cancelamento, localizados na grade "Solicitações" com a 'Data do Cancelamento' e a 'Pessoa' que cancelou a solicitação respectivamente. Depois de cancelar a solicitação, o usuário deve clicar no botão "Gravar".

Caso o usuário perceba que fez um cancelamento de uma solicitação equivocado, ele pode desfazê-lo, clicando no botão "Desfazer Cancel". O sistema irá então apagar o conteúdo dos campos 'Cancelador' e 'Cancelamento'. Em seguida, desfeito o cancelamento da solicitação, o usuário deve clicar no botão "Gravar".

O sistema permite que o usuário faça cancelamentos em bloco , basta o usuário buscar pendencia das solicitações que deseja cancelar seleciona-las e clicar nos botões "Cancela" e "Grava", respectivamente, localizados nas grades "Solictações". Essa funcionalidade tambem pode ser utilizada para desfazer cancelamentos em bloco, o usuario após selecionar as solicitações deve clicar nos botões "Desfazer Cancel" e "Grava", respectivamente, localizados nas grades "Solictações".


Baixar Solicitações

Para que o usuário possa efetuar a baixa da solicitação deve estar com solicitação em formato ficha e clicar no botão "Baixar", localizado na barra de processo de ativos. Nesse caso, o sistema vai exibir uma grade, onde serão inseridas duas movimentações de disponíveis na grade Movimentação de Disponíveis.

Observe que os campos Tipo, Número e Histórico podem ser editados. O sistema permite que seja feita baixas parciais de solicitações , basta o usuário informar um valor menor, nas movimentações de disponiveis, do que foi aprovado na solicitação.

Quando realizadas as alterações na grade "Movimentações de disponiveis", o usuário deve clicar no botão "Gravar", localizado na barra de processos ativos, para que a baixa seja válida.

Caso a solicitação esteja cancelada o sistema não permitirá que seja baixada.


Aprovação e Desaprovação em bloco

Para aprovar uma solicitação, o usuário deve selecioná-la e clicar no botão "Aprova", localizado na grade "Solicitações". O sistema irá preencher os campos 'Aprovador' e 'Aprovação', localizados na grade "Solicitações" com a 'Pessoa' que aprovou e a 'Data da Aprovação' da solicitação, respectivamente. Depois de aprovar a solicitação, o usuário deve clicar no botão "Gravar".

Caso o usuário necessite alterar alguma infromação em uma solicitação que já esteja aprovada, deve clicar no botão "Desaprova". O sistema irá apagar o conteúdo dos campos 'Aprovador' e 'Aprovação'. Depois de fazer a alteração desejada, o usuário pode gravar a solicitação não aprovada, utilizando o botão "Gravar", ou aprovar novamente a solicitação e gravar a alteração utilizando os botões "Aprova" e "Grava", respectivamente.

O sistema permite que o usuário faça aprovações em bloco , basta o usuário buscar pendencia das solicitações que deseja aprovar seleciona-las e clicar nos botões "Aprova" e "Grava", respectivamente, localizadas na grade "Solictações". Essa funcionalidade tambem pode ser utilizada para desaprovar em bloco, o usuario após selecionar as solicitações que deseja desaprovar deve clicar nos botões "Desaprova" e "Grava", respectivamente, localizados na grade "Solictações".


Excluir Solicitações

O usuário deve buscar pendência das solicitações que deseja excluir, selecioná-las na grade "Solicitações", clicar em "Excluir" e depois na botão "Grava", localizada na barra de processos ativos, para salvar as exclusões.

O sistema irá perguntar ao usuário se deseja realmente excluir as solicitações selecionadas.



TÍTULOS 

Para efetuar operações com títulos o usuário deve clicar na barra de menu principal e selecionar, na árvore de navegação principal do sistema, a sequência Ir Para > Financeiro > Títulos > Títulos. 

Nesse caso, o sistema vai exibir uma tela, onde o usuário deverá informar quais variáveis devem ser utilizadas na seleção da consulta que ele deseja visualizar. 

Observe que inicialmente o sistema vai exibir uma grade com um número reduzido de variáveis. 

Caso o usuário deseje visualizar mais possibilidades de acesso, deverá escolher a opção “Detalhadas” no campo Variáveis.

Qualquer que seja o filtro realizado para pesquisa, encontrando os títulos pesquisados.

A grade 'Títulos exibe todos os títulos resultado da pesquisa. Já a grade 'Dados Complementares' exibe o título selecionado na grade "Títulos" acima.

Observe que devem vir preenchidos, quando parametrizados anteriormente, o % de juros e multa ao mês. Nesse caso, o sistema calcula automaticamente, de acordo com a data de correção informada na grade Títulos.

A grade Totais apresenta o total dos títulos selecionados. Já a grade Campos a Alterar deve ser utilizada no caso de alteração em massa de títulos.

A grade "Impressora de Documentos" só será utilizada quando da impressão do cheque na baixa do título. E a grade Movimentação de Disponíveis é utilizada para baixa de títulos.


Alteração nos dados do Título

Na grade Títulos, só será permitida alteração dos campos:
  • Correção – Esse campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando o vencimento do título cai em dia não-útil. Nesse caso, é possível que o usuário altere a data de correção gerada pelo sistema;
  • Carteira – Local que tem a propriedade do título;
  • N Boleto – Em título de recebimento refere-se ao código de barra digitável do boleto e em título de pagamento refere-se ao numero do título do fornecedor;
  • N Numero – Utilizado somente em títulos de recebimento o número do boleto do título de recebimentos. 
  • Beneficiário  Este campo deverá ser preenchido, quando a pessoa do documento a ser pago for diferente da pessoa do título, permitindo informar a pessoa que irá receber o pagamento. Caso, deseje que o campo seja preenchido automaticamente, deve-se preencher o campo "Beneficiário Financeiro" do cadastro do "Fornecedores" com a pessoa que será o beneficiário dos pagamentos a serem realizados para determinado fornecedor.

Na grade Dados Complementares, não podem ser alterados os campos Emissão, Ch criação e Chave, que representam:
  • Emissão – a data de emissão do título, criada automaticamente pelo sistema, quando da sua geração;
  • Ch Criação – chave interna utilizada pelo sistema no momento de criação do pedido/baixa de pedido onde o título foi gerado; Essa é a chave utilizada para qualquer acesso a origem desse título;
  • Chave – Essa é a chave do próprio título criada automaticamente pelo sistema quando da geração do título através do pedido/baixa pedido.
A grade "Campos a Alterar" deve ser utilizada para as alterações em massa. Por exemplo: para alterar a carteira ou data correção de diversos títulos. Nesse caso, o usuário deverá selecionar os títulos e informar na grade "Campos a Alterar" a nova carteira e/ou correção e clicar no botão "Alterar campos".

Importante: Lembre-se que qualquer alteração só será realmente efetuada depois de clicar em "Gravar" na barra de processos ativos.

Na grid Movimentação de Disponíveis só é possível alterar dados se tiver sido realizada alguma baixa para os títulos apresentados.

 

Baixa Manual do Título

Para efetuar baixa manual de títulos o usuário deve selecionar os títulos que deseja baixar, na grade "Títulos" e clicar em "Inserir" na grade "Movimentação de Disponíveis". Observe que os campos 'Classe', 'Emissão', 'Valor' e 'Chave' já vêm preenchidos. 

Devem informados obrigatoriamente os campos Disponível e Tipo de documento e opcionalmente os campos Numero e Histórico.

Caso o pagamento seja efetuado em cheque, existe a possibilidade de este ser impresso pelo sistema.

No caso de baixa parcial, ao informar valor no disponível inferior ao valor total do título, o sistema considera que houve baixa parcial e preenche automaticamente, na grade totais o saldo atual do título, conforme pode ser visto na figura a seguir. Observe que, na grade 'Títulos', o titulo baixado parcialmente aparece sinalizado à direita do valor corrigido.

É importante ressaltar que o título continua pendente, só que desta vez, com o valor da diferença.


Imprimir cheques para pagamento do título

O sistema permite a impressão de cheques tanto de clientes quanto da empresa no momento da baixa do título. Ao inserir a baixa, na grade Movimentação de disponíveis, o usuário deve informar o numero do cheque que deseja imprimir, caso o controle de numeradores de cheques não esteja sendo utilizado.

Caso o controle de numeração de cheques esteja sendo utilizado o sistema não permite que informe o número, preenchendo o campo numero do cheque automaticamente ao clicar em "Imprimir cheque".

Antes de clicar no botão "Imprimir cheque" o usuário deve informar a impressora e o nominal do cheque na grade impressora de documentos.


Imprimir boletos e outros documentos

Para efetuar a impressão dos documentos boletos, recibos, duplicatas, borderô o usuário deve clicar no botão "Imprimir Documentos" na grade Títulos. Nesse momento o sistema vai exibir as opções de documentos que podem ser impressos.

No caso do boleto, para que esse possa ser impresso é necessária a parametrização antecipada deste. Verificar parametrização no item Cadastros/Numeradores. 

Ao exibir a tela de impressão do boleto é possível enviar por email os boletos através do botão "enviar email". Ao utilizar este botão deve ser feito o preenchimento do cadastro pessoas, com o campo "Email Boleto". Os boletos são impressos respeitando as normas do Bacen, incrementando a ele necessidades específicas de cada banco. Para saber quais bancos são contemplados na estrutura do ERP basta acessar a página de EDI Bancário.

Os documentos Recibos e Cópia de Cheques só podem ser impressos se os títulos estiverem baixados.

Será exibido o documento de duplicata, cujo layout segue o padrão do mercado.



Buscar pendências de novos Títulos

O sistema permite visualizar novas buscas de títulos adicionando-os aos exibidos anteriormente. Para isso o usuário deve clicar em "Buscar Pendências" e informar na grade Restrição da Busca as novas variáveis de pesquisa desejadas. O sistema vai exibir a grade de títulos acrescida dos novos títulos pesquisados.


Exibir créditos de clientes/fornecedores 

Para exibir créditos de clientes e fornecedores, possibilitando a compensação destes, o usuário deve selecionar os títulos desejados e clicar no botão "Sugerir Disponíveis" e o sistema vai exibir os créditos referentes às pessoas dos títulos selecionados.

Como pode ser observado, os créditos são apresentados na grade "Movimentações de Disponíveis". Para realizar a compensação deste, o usuário deve selecionar o registro que deseja compensar e clicar no botão "Inserir", nesse momento o sistema vai gerar uma nova linha com o saldo do título. É possível utilizar o crédito parcialmente. Neste caso o usuário deverá informar no campo Valor quanto será utilizado do crédito.


Alterar vencimentos e valores dos Títulos 

Lembramos que só é possível utilizar essa opção no caso de títulos com mais de uma parcela em aberto e que os tipos de documento sejam boleto ou duplicata, para permitir que seja lançado na parcela seguinte a diferença do valor alterado. 

Para alterar o vencimento é necessário que o parâmetro tolerância de dias “+” e “–” cadastrado na configuração do pedido, ou fixado na configuração da classe, pelo administrador do sistema, seja maior que zero. 

Da mesma forma, o <principal> só pode ser alterado dentro da margem configurada para diferença de valor da parcela. Caso o valor seja maior que a margem permitida o sistema vai exibir mensagem de erro.

Após fazer as alterações o usuário deve conferir o ajuste e clicar no botão "Gravar". Nesse momento o sistema vai retornar à grade de títulos. 


Conciliação Bancária 

Na grade Movimentações de Disponíveis no momento que está sendo feita a baixa do título pode, ser informada a data de conciliação bancária.

É importante apontar que o registro conciliado não pode ser modificado, exceto se a conciliação for desfeita no processo Conciliação de Disponíveis. 



TRANSFERÊNCIA DE DISPONIVEIS

Para efetuar operações com movimentações de disponíveis o usuário deve clicar na barra de menu principal e selecionar, na árvore de navegação principal do sistema, a sequência Ir Para > Financeiro > Transferência de Disponíveis > Transferência Simples. 

O usuário deverá iniciar a fazer a lançamento de transferência de disponíveis.

Esse processo deve ser utilizado para os diversos tipos de transferência de disponíveis. É importante ressaltar que deve ser efetuada uma transferência de cada vez. 

Para realizar uma transferência o usuário deve clicar em "Inserir" e informar os campos Disponível, Tipo e Valor obrigatoriamente. Os demais campos são opcionais, exceto os campos chave e classe que são preenchidos pelo sistema. 

O usuário deve marcar o campo E-lote quando necessitar agrupar as movimentações de disponível para posterior acesso. Ao marcar o campo E-lote o sistema cria a chave do lote, conforme pode ser visualizada no final do registro incluído. Observe que ele sugere na grade Lotes o número dos lotes existentes para o disponível informado. O usuário deve informar no campo lote o mesmo número de lote para as movimentações que ele deseja agrupar. 

Se a movimentação for de débito, o usuário deve informar o valor com sinal “-”. Lembrando que após confirmar gravação, o usuário deve clicar novamente em "Inserir" para o sistema gerar a movimentação de contra-partida. Nesse caso o usuário deve atualizar os campos <disponível> e <tipo de documento> exibidos. 

Informamos que para gravar a operação o usuário deve selecionar as movimentações de disponíveis e clicar no botão "Gravar", onde será apresentada uma mensagem de alerta para confirmar a gravação. Após a confirmação a operação será listada na consulta Extrato de Disponíveis.

Para consultar ou excluir uma transferência de disponíveis o usuário deve clicar no botão "Abrir" e informar a chave ou chave de criação da movimentação. 

Ao clicar em "Continuar" o sistema vai exibir as transferências solicitadas. Para excluir, o usuário deve marcar os registros desejados, clicar em "Excluir" e em seguida clicar em "Gravar" na barra de processos ativos.