software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎Manual Módulo Financeiro‎ > ‎

07 Relatórios Gerenciais

Análise Gerencial

Conceituação Geral de Funcionamento

O relatório Análise Gerencial é uma ferramenta de exibição de relatório que demonstra títulos de pagamento e/ou recebimento liquidados num dado período, na qual sua exibição é configurada pelo usuário.

Por ser configurado, o usuário tem a flexibilidade de criar agrupamentos definindo o que o mesmo irá comportar em termos de filtragem de recursos ou classes de recursos. Aliado a isto, o usuário terá a possibilidade de realizar um comparativo do mesmo período com anos anteriores.

Os tópicos seguintes orientarão o cadastro e o uso do relatório de Análise Gerencial.

Cadastro Grupos de Receitas e Despesas

Este cadastro é utilizado para criação dos agrupamentos de recursos que serão exibidos no relatório Análise Gerencial. Ele está localizado em Financeiro/Cadastros/Aux Consultas Gerencias.

A tela inicial irá mostrar 2 grades. A grade superior informa a classe do cadastro e a grade inferior informa os agrupamentos que o usuário irá criar.

Para inserir um registro na grade inferior, o usuário deve clicar no botão Inserir (+) e informar os seguintes campos:

  • Código: informe a natureza deste agrupamento de forma sintética, esclarecendo seu objetivo na exibição do relatório Análise Gerencial. Exemplos: Despesa com Impostos, Despesas de Pessoal, Receitas Financeiras, etc;
  • Nome: informe a natureza deste agrupamento de forma analítica, esclarecendo seu objetivo na exibição do relatório Análise Gerencial;
  • Classe: selecione o tipo de classe a qual pertence o agrupamento que o usuário está criando: Grupos de Despesas, Grupos de Receitas. A seleção de uma classe ou outra irá condicionar o tipo do título que será filtrado na impressão do relatório Análise Gerencial. A classe Grupos de Despesas filtrará títulos a pagar e a classe Grupos de Receitas filtrará títulos a receber.


Após informar estes campos, o usuário deve confirmar a gravação. Em seguida, deve mudar a visão do respectivo registro, clicando-se o botão Mudar Visão existente na barra de ferramentas da grade Grupos de Receitas e Despesas.

Será exibida uma nova grade na qual o usuário irá informar quais recursos ou classes de recursos serão filtrados para o respectivo agrupamento. Para inserir registros desta filtragem, o usuário deve clicar no botão Inserir (+) da grade Itens. O usuário deverá informar o campo Recurso ou Classe de Recurso em cada linha, para filtragem do elemento de recurso que fará parte da filtragem de títulos do respectivo agrupamento.


Na ilustração acima, foi exemplificado o preenchimento de várias classes de recursos que fazem parte do agrupamento Mercadoria – Compras. O usuário tem liberdade de mesclar recursos ou classes de recursos na mesma configuração, tendo-se o cuidado de nunca informar, na mesma linha, Recurso e Classe de Recurso simultaneamente.

Relatório Análise Gerencial

Este relatório objetiva visualizar títulos baixados (integral ou parcialmente) dentro do período selecionado, para os locais de escrituração filtrados, agrupados segundo os recursos ou classes de recursos pré-definidos pelo usuário. Ele está localizado em Financeiro/Consultas Gerenciais.

Sua exibição depende da prévia configuração dos grupos de receitas e despesas, definidos pelo usuário no cadastro Grupos de Receitas e Despesas, estudado no tópico anterior.

A tela inicial solicita as seguintes informações para filtragem de títulos:

  • Locais de Escrituração: selecione 1 ou mais locais de escrituração para o qual deseja filtrar a exibição de títulos baixados. Este campo é obrigatório;
  • Grupos de Exibição: selecione 1 ou vários grupos de despesa ou receita para exibição do relatório. Cada grupo selecionado contém as filtragens de recursos ou classes de recursos que a exibição irá compor;
  • Forma de Apresentação: selecione uma das opções de período para exibição do relatório. O preenchimento deste parâmetro será complementado com o campo Indicador de Período;
  • Indicador de Período: selecione uma das opções disponíveis para efetuar a filtragem do período de exibição do relatório;
  • Ano de Referência: informe o ano para pesquisa dos títulos baixados;
  • Exibe Resumo: marque este parâmetro se desejar exibir um resumo dos agrupamentos do período selecionado com o mesmo período em exercícios anteriores. Este parâmetro é complementado com a indicação do campo Qtde anos anteriores para Resumo;
  • Qtde de Anos Anteriores para Resumo: informe a quantidade de anos retroativos que deseja comparar o período selecionado. Podem ser comparados até 5 exercícios financeiros.


Se o usuário solicitar a exibição do resumo e informar a quantidade de anos para comparar, o relatório exibirá as totalizações dos agrupamentos que o usuário pediu a exibição, sem realizar o detalhamento de chaves de títulos baixados dentro do período.