software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎Manual Módulo Financeiro‎ > ‎Guias de Procedimentos‎ > ‎

Guia da Funcionalidade Ajuste de Principal


Introdução

Essa guia tem por objetivo orientar os usuários na utilização da funcionalidade Ajustar Títulos no processo "Títulos". Esta funcionalidade é utilizada para permitir que o principal do título seja alterado, respeitando a tolerância de ajuste de títulos configurada na base do cliente. 

Objetivo

Ajustar um título significa, alterar principal do título migrando o valor remanescente ajusta para o outro título do mesmo pedido. 
Exemplo:
Considerando um pedido com dois títulos, cada título no valor de 40,00 (quarenta reais). Dependendo da configuração de tolerância da margem do ajuste, os títulos podem ficar com valores diferentes. Caso esteja configurado 2,00 (dois reais) na tolerância, então os títulos do pedido mencionado podem ser ajustado para 38,00 (trinta e oito reais) e 42,00 (quarenta e dois reais). O sistema somente permite a alteração se as somas dos principais estiverem igual a soma do principal original.

Algumas ressalvas precisam ser consideradas para 

- Não é possível realizar ajuste de principal para títulos diferentes de DP e BO;
- Somente é permitido ajuste se o pedido tiver pelo menos dois títulos, pois a diferença do valor ajustado deve ser migrado sempre para o próximos títulos;
- Não é possível ajustar títulos baixados;
- Somente é permitido ajustar títulos de pedido novo com baixa automática e títulos de pedido de baixa. Ou seja, títulos de pedido pendente não é possível ajusta principal.

Se títulos e o pedido precisar ser editado, os ajustes realizados nos títulos serão preservados se a edição do pedido não mexer na parcela. Ou seja, os ajustes dos títulos serão preservados enquanto a edição do pedido não precisar refazer a condição de negociação.  

Fluxo Operacional

O usuário deverá selecionar o título que será ajustado no processo de títulos. Depois deste procedimento é necessário que siga o procedimento abaixo:

1.    Após selecionar o título a ser ajustado, o usuário deverá clicar no botão "Ajustar Títulos";

2.    O sistema deverá abrir um outro processo chamado "Ajuste nos Títulos de Baixa de Pedido", neste processo o sistema apresentará na única grade apresentada todos os títulos do pedido, incluindo os títulos baixados.

3.    O usuário deverá alterar o valor do principal do título na coluna Principal do registro que pretende alterar. Caso o campo esteja desabilitado para edição, o títulos se enquadrou em umas das regras que não permite edição, conforme destacado no tópico anterior. A medida que o principal é alterado, impacta diretamente no principal do outro título;

4.    Após realizar os ajustes necessários, a usuária deverá clicar no botão Gravar. O botão Reiniciar é utilizado quando se quer desistir da edição que está sendo executada. Já o botão Abortar é utilizado quando quer reiniciar a pesquisa.

Principais Relatórios

Títulos
Caminho: UNUM > Financeiro > Títulos
Objetivo : Analisar todos os valores de principal atual dos títulos