software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎Manual Módulo Financeiro‎ > ‎Guias de Procedimentos‎ > ‎

Guia do Processo de Títulos


Introdução

Essa guia tem por objetivo orientar os usuários na utilização das principais funcionalidades e procedimentos do processo de títulos, a sequência em que é realizada a apresentação busca ser a mais didática e facilitadora possível para as operações possíveis da tela.

Objetivo

Neste guia, serão abordadas as funcionalidades do processo, como: alteração de carteira, busca de títulos, alteração de dados do título.

Pré-Requisto

Para geração das operações no processo de títulos é necessário que  existam títulos na base, podendo ser de contas a receber e contas a pagar.

Fluxo Operacional

Para acesso aos títulos no processo, é necessário que as variáveis estejam preenchidas da forma como o usuário pretende realizar a busca. Para isso, existem diversas variáveis, como: data de emissão, data correção, data movimentação.

No caso de data de movimentação, se utilizado na consulta, o sistema deve busca os títulos oriundos de entrada de faturamento(de saída ou de entrada) em determinado período, por exemplo.

Algumas variáveis estão inibidas por padrão, para que sejam apresentadas o usuário deve clicar no botão Detalha. O campo Emissão Inicial é um deles.

Qualquer que seja o filtro realizado para pesquisa, encontrando os títulos pesquisados, o sistema vai exibir a grade Títulos, que lista todos os títulos resultado da pesquisa. Já a grade Dados Complementares exibe os dados dos títulos selecionados na grade Títulos acima.

Observe que devem vir preenchidos, quando parametrizados anteriormente, o % de juros e multa ao mês. Nesse caso, o sistema calcula automaticamente, de acordo com a data de correção informada na grade Títulos.

A grade Totais apresenta o total dos títulos selecionados. Já a grade Campos a Alterar deve ser utilizada no caso de alteração em massa de títulos.

A grade "Impressora de Documentos" só será utilizada quando da impressão do cheque na baixa do título. E a grade Movimentação de Disponíveis é utilizada para baixa de títulos.

Alteração nos dados do Título

Na grade Títulos, só será permitida alteração dos campos:
Correção – Esse campo é preenchido automaticamente pelo sistema, quando o vencimento do título cai em dia não-útil. Nesse caso, é possível que o usuário altere a data de correção gerada pelo sistema;
Carteira – Local que tem a propriedade do título;
N Boleto – Em título de recebimento refere-se ao código de barra digitável do boleto e em título de pagamento refere-se ao numero do título do fornecedor;
N Numero – Utilizado somente em títulos de recebimento o número do boleto do título de recebimentos.
A grade Campos a Alterar deve ser utilizada para as alterações em massa. Por exemplo: para alterar a carteira ou data correção de diversos títulos. Nesse caso, o usuário deverá selecionar os títulos e informar na grade Campos a Alterar a nova carteira e/ou correção e clicar no botão Alterar campos.

Importante: Lembre-se que qualquer alteração só será realmente efetuada depois de clicar em "Gravar" na barra de processos ativos.

Na grid Movimentação de Disponíveis só é possível alterar dados se tiver sido realizada alguma baixa para os títulos apresentados.

Baixa Manual do Título

Para efetuar baixa manual de títulos o usuário deve selecionar os títulos que deseja baixar, na grade "Títulos" e clicar em "Inserir" na grade "Movimentação de Disponíveis". Observe que os campos 'Classe', 'Emissão', 'Valor' e 'Chave' já vêm preenchidos. 

Devem informados obrigatoriamente os campos Disponível e Tipo de documento e opcionalmente os campos Número e Histórico.

Caso o pagamento seja efetuado em cheque, existe a possibilidade de este ser impresso pelo sistema, conforme item c, a seguir.

No caso de baixa parcial, ao informar valor no disponível inferior ao valor total do título, o sistema considera que houve baixa parcial e preenche automaticamente, na grade totais o saldo atual do título. Observe que, na grade Títulos, o título baixado parcialmente aparece sinalizado à direita do valor corrigido.

É importante ressaltar que o título continua pendente, só que desta vez, com o valor da diferença.

Imprimir cheques para pagamento do título

O sistema permite a impressão de cheques tanto de clientes quanto da empresa no momento da baixa do título. Ao inserir a baixa, na grade Movimentação de disponíveis, o usuário deve informar o numero do cheque que deseja imprimir, caso o controle de numeradores de cheques não esteja sendo utilizado.

Caso o controle de numeração de cheques esteja sendo utilizado o sistema não permite que informe o número, preenchendo o campo numero do cheque automaticamente ao clicar em Imprimir cheque.

Antes de clicar no botão Imprimir cheque o usuário deve informar a impressora e o nominal do cheque na grade impressora de documentos.

Imprimir boletos e outros documentos

Para efetuar a impressão dos documentos boletos, recibos, duplicatas, borderô o usuário deve clicar no botão Imprimir Documentos na grade Títulos. Nesse momento o sistema vai exibir as opções de documentos que podem ser impressos.

No caso do boleto, para que esse possa ser impresso é necessária a parametrização antecipada deste.
 
Ao exibir a tela de impressão do boleto é possível enviar via email os boletos através do botão enviar email. Ao utilizar este botão deve ser feito o preenchimento do cadastro pessoas, com o campo "Email Boleto".

Os documentos Recibos e Cópia de Cheques só podem ser impressos se os títulos estiverem baixados.

A seguir, será exibido o documento de duplicata, cujo layout segue o padrão do mercado.

Buscar pendências de novos Títulos

O sistema permite visualizar novas buscas de títulos adicionando-os aos exibidos anteriormente. Para isso o usuário deve clicar em "Buscar Pendências" e informar na grade Restrição da Busca as novas variáveis de pesquisa desejadas. O sistema vai exibir a grade de títulos acrescida dos novos títulos pesquisados. 

Exibir créditos de clientes/fornecedores 

Para exibir créditos de clientes e fornecedores, possibilitando a compensação destes, o usuário deve selecionar os títulos desejados e clicar no botão Sugerir Disponíveis e o sistema vai exibir os créditos referentes às pessoas dos títulos selecionados. 

Como pode ser observado, os créditos são apresentados na grade Movimentações de Disponíveis. Para realizar a compensação deste, o usuário deve selecionar o registro que deseja compensar e clicar no botão Inserir, nesse momento o sistema vai gerar uma nova linha com o saldo do título. É possível utilizar o crédito parcialmente. Neste caso o usuário deverá informar no campo Valor quanto será utilizado do crédito. 

Alterar vencimentos e valores dos Títulos 

Lembramos que só é possível utilizar essa opção no caso de títulos com mais de uma parcela em aberto e que os tipos de documento sejam boleto ou duplicata, para permitir que seja lançado na parcela seguinte a diferença do valor alterado. 

Para alterar o vencimento é necessário que o parâmetro tolerância de dias “+” e “–” cadastrado na configuração do pedido, ou fixado na configuração da classe, pelo administrador do sistema, seja maior que zero. 

Da mesma forma, o <principal> só pode ser alterado dentro da margem configurada para diferença de valor da parcela. Caso o valor seja maior que a margem permitida o sistema vai exibir mensagem de erro. Veja no exemplo abaixo o valor de ajuste do principal. 

Após fazer as alterações o usuário deve conferir o ajuste e clicar no botão "Gravar". Nesse momento o sistema vai retornar à grade de títulos. 

Conciliação Bancária 

Na grade Movimentações de Disponíveis no momento que está sendo feita a baixa do título pode, ser informada a data de conciliação bancária. 

É importante apontar que o registro conciliado não pode ser modificado, exceto se a conciliação for desfeita no processo Conciliação de Disponíveis. 

Principais Relatórios

Relatório de Títulos
Caminho: UNUM > Financeiro > Títulos
Objetivo : A consulta tem por finalidade apresentar títulos das mais diversas maneiras e situações. As informações a nível de variáveis mais importantes estão em três campos Situação, Modalidade e Origem..